quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Arinos-MG, a terra do amigo Leandro

Arinos, interior de Minas Gerais é a terra natal do nosso amigo Leandro, frequentador do Bar do Ceará. As fotos abaixo mostram um pouco do lugar, que é muito bonito. Quem quiser dar uma esticada até lá, não vai se arrepender: saindo de Brasília são 333 Km, pelo trajeto mais curto indicado pelo DNIT. Nesse percurso se passa pela BR-251. Essa viagem pode ser realizada em torno de 4 horas. Mas para que o passeio tenha um final feliz, respeite as placas de sinalização fixadas ao longo da rodovia. Principalmente, não ultrapasse a velocidade média permitida. E não esqueça da Lei Seca.

Pequeno histórico

O arraial denominado Barra da Vaca, primeiro nome do atual município de Arinos, tem sua origem em uma fazenda da região. Situado a margem esquerda do rio Urucuia, afluente do São Francisco, possuia o antigo arraial, no início do século, uma escola, uma capela, uma pequena casa comercial e um estaleiro, destinado a fabricação de embarcações a vela que representavam o elo do intercâmbio comercial entre Barra da Vaca e os municípios de São Romeo, São Francisco, Pirapora e Januária.

A sede do antigo distrito de Marinhos foi transferida para o Arraial de Barra da Vaca em 7 de setembro de 1923, quando recebeu a atual denominação, em homenagem ao escritor e político Afonso Arinos de Melo Franco.

Em dezembro de 1962, Arinos foi elevado à categoria de município. A Reserva Biológica Sagarana, regulamentada pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais ( IEF ), constitui o principal patrimônio natural do município.
Bonita paisagem em Arinos.
A natureza é exuberante em Arinos.
Vista aérea parcial da cidade de Arinos.
Fonte na praça principal de Arinos.
Barragem construida para o lazer em Arinos.

Lembranças do Bar do Ceará

Bené e Déo, dois grandes amigos.
Gilbertinho (de costas) batendo papo com um amigo.
Antônio "Cearazão", um dos proprietários do Bar do Ceará e o popular "Maranhãozinho".