sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Fotos do dia

João (de costas), Carlinhos (de preto), Laércio (de óculos) e Robertinho com a camisa do Vasco, comentam a passagem de "Papai Noel" : "hunnnnn".

O casal Risoé e Débora está sempre presente em nossas festas.

Bem bolado

Comida de buteco

Camarão à Moda Baiana

Ingredientes

1 kg de camarões
sal
pimenta
limão
cheiro verde ao seu gosto
1 kg de tomates (sem pele e sem sementes)
2 colheres de sopa de óleo de soja
2 ou 3 colheres de sopa de azeite de dendê
leite de coco

Modo de preparo

- Limpe os camarões, retirando as cascas e as tripas, e lavando-os a seguir.
- Tempere com sal, pimenta, suco de limão e cheiros-verdes.
- Leve ao fogo uma panela com um pouco de óleo.
- Quando o o óleo estiver quente, coloque os camarões e deixe dourar bem, junte os tomates formando um molho bem consistente.
- Acrescente o leite de coco, e deixe no fogo com panela bem tapada, por mais 10 minutos.
- Por fim, junte o azeite de dendê.
- Pimenta a gosto.

É bom saber

Há mais chances de ser acertado por um raio do que ganhar na mega-sena

O número de raios no País no ano passado também foi maior que em 2007, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, superando os 60 milhões, e a chance de ser atingido por um raio no Brasil foi de 1 em 2,5 milhões. Em São Paulo a chance foi de 1 em 2 milhões, possibilidade bem maior do que a de acertar a loteria com um palpite simples (1 em 50 milhões), segundo o Elat. De acordo com o órgão, é previsto para 2009 que o número de raios se mantenha nos níveis de 2008. Quatro mortes já ocorreram na Bahia.

Levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), registrou um aumento no número de mortos por raios no País em 2008 em comparação ao ano anterior. Foram computadas 75 vítimas fatais em 2008 contra 47 casos em 2007. De acordo com o Elat, o total de mortos no ano passado é o maior da década.

A maior incidência dos casos aconteceu entre homens adultos, com uma incidência de 76%, principalmente entre os que trabalhavam na zona rural, onde foram atingidos cerca de 30% do total das vítimas dos raios no Brasil. Cerca de 61% dos casos ocorreram no verão, seguido da primavera com 23%. Ainda, 83% dos casos ocorreram ao ar livre. Destes, a maioria, 63%, ocorreu na zona rural, outros 22% na zona urbana, 10% em rodovias e 5% no litoral.

Por regiões, o Sudeste teve a maior porcentagem (39%), seguido pelo Nordeste (32%), pelo Sul (15%), pelo Centro-Oeste (9%) e pela região Norte (5%). São Paulo foi o Estado onde foram registrados o maior número de casos, chegando a 20 em 2008, seguido por Ceará (7), Minas Gerais e Alagoas (6) e Rio Grande do Sul (5).

Quanto às circunstâncias mais comuns, os trabalhadores agropecuários no campo foram os mais atingidos (19%), seguidos pelos que estavam próximo de meios de transporte, mas não dentro, tais como motos (17%). Depois, estão os que estavam dentro de casa (17%) e os que estavam próximo a casas, mas não dentro (12%).

Segundo o levantamento, duas situações merecem destaque. Ocorreram os primeiros casos no País de pessoas que morreram falando ao celular dentro de casa com o aparelho ligado na rede elétrica (4%) e foi registrado um pequeno número, relativamente, de casos de pessoas jogando futebol (5%).

Bar também é cultura

ACABANDO COM ALGUNS MITOS SOBRE A CERVEJA!

1. A CERVEJA MATA?
Sim. Sobretudo se a pessoa for atingida por uma caixa de cerveja com garrafas cheias. Anos atrás, um rapaz, ao passar pela rua, foi atingido por uma caixa de cerveja que caiu de um caminhão levando-o a morte instantânea. Além disso, casos de infarto do miocárdio em idosos teriam sido associados as propagandas de cervejas com modelos boazudas.

2. O USO CONTINUO DO ALCOOL PODE LEVAR AO USO DE DROGAS MAIS PESADAS?
Não. O álcool é a mais pesada das drogas: uma garrafa de cerveja pesa cerca de 900 gramas.

3. CERVEJA CAUSA DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA?
Não. 89,7% dos psicólogos e psicanalistas entrevistados preferem uísque.

4. MULHERES GRÁVIDAS PODEM BEBER SEM RISCO?
Sim. Está provado que nas blitz a polícia nunca pede o teste do bafômetro pras gestantes. E se elas tiverem que fazer o teste de andar em linha reta, sempre podem atribuir o desequilíbrio ao peso da barriga.

5. CERVEJA PODE DIMINUIR OS REFLEXOS DOS MOTORISTAS?
Não. Uma experiência foi feita com mais de 500 motoristas: foi dada uma caixa de cerveja para cada um beber e, em seguida, foram colocados um por um diante do espelho. Em nenhum dos casos, os reflexos foram alterados.

6. A BEBIDA ENVELHECE?
Sim. A bebida envelhece muito rápido. Para se ter uma idéia, se você deixar uma garrafa ou lata de cerveja aberta ela perderá o seu sabor em aproximadamente quinze minutos.

7. A CERVEJA ATRAPALHA NO RENDIMENTO ESCOLAR?
Não, pelo contrário. Alguns donos de faculdade estão aumentando suas rendas
com a venda de cerveja nas cantinas e bares na esquina.

8. O QUE FAZ COM QUE A BEBIDA CHEGUE AOS ADOLESCENTES?
Inúmeras pesquisas vinham sendo feitas por laboratórios de renome e todas
indicam, em primeiríssimo lugar, o garçom.

9. CERVEJA ENGORDA?
Não. Quem engorda é você.

10. A CERVEJA CAUSA DIMINUIÇÃO DA MEMÓRIA?
Que eu me lembre, não

A "gatinha" do dia


Destaque esportivo

Fla quer saber se fornecedor ajudou Corinthians a contratar Ronaldo

Em notificação, clube pede explicação sobre a postura da Nike na negociação do atacante com o clube paulista

Eduardo Peixoto Rio de Janeiro

O Flamengo ainda não digeriu a escolha de Ronaldo pelo Corinthians. E agora resolveu arguir o fornecedor de material esportivo das duas equipes sobre uma possível interferência na decisão do atacante. Em documento redigido pelo presidente Marcio Braga, o time carioca questiona se a Nike participou da negociação de alguma forma. Há uma forte desconfiança no Rubro-Negro de que o patrocinador instruiu o atleta a assinar com o Corinthians.

Fla e a empresa americana estão em pé-de-guerra desde o início de 2008 e travam batalha na Justiça porque o clube considera que diversas cláusulas do contrato foram quebradas. Depois de se recuperar na Gávea por quase dois meses, Ronaldo abandonou o tratamento e acertou com o Corinthians.

Confira a íntegra da notificação do Flamengo

“Prezados senhores, como é de seu conhecimento, o Sport Club Corinthians Paulista, clube também patrocinado por vossas senhorias, contratou o jogador Ronaldo Luís Nazário de Lima, que até poucas semanas atrás recuperava sua forma física e técnica em nossas instalações e manifestava explícito interesse em jogar pelo Flamengo. Assim, diante de sua notificação em que vossas senhorias anunciam o interesse na prorrogação do nosso vínculo contratual, serve a presente para requisitar que vossas senhorias declarem, formalmente e sob as penas da Lei, se a Nike interferiu de algum modo na contratação do referido jogador pelo Sport Club Corinthians Paulista. Em caso positivo, em que bases negociais?
Marcio Braga”

Marcio Braga quer saber se a Nike orientou Ronaldo a aceitar a proposta do Corinthians