segunda-feira, 4 de março de 2013

Candangão 2013

"Jacaré" se garante com o regulamento

Por Thiago Marcolini/CDE

Brasiliense e Gama entraram em campo para decidir quem seria o adversário do Brasília na final da Taça JK. A partida marcou o clássico número 49 entre as duas equipes, que já haviam se enfrentado no primeiro turno e empataram por 1 X 1, no "Bezerrão". O "Jacaré" jogava com o regulamento a seu favor, um empate bastava. Já o alviverde candango precisava da vitória para se classificar.

O clima tenso tomava conta da partida antes mesmo de a bola rolar. Os técnicos Vitor Hugo e Márcio Fernandes sabiam que uma derrota poderia custar caro. Talvez por esse motivo, os times começaram o confronto bastante cautelosos. Os chutões eram frequentes e o futebol, digno do maior clássico do Distrito Federal, estava longe de ser o mesmo de anos atrás.

O jogo era igual, com leve superioridade do Brasiliense. A primeira boa chance apenas aos 15 minutos, quando Washington quase aproveitou cruzamento rasteiro da direita. Com um futebol discreto, o Gama mal levava perigo ao gol de Welder, chegando apenas em bolas paradas.

A melhor oportunidade do alviverde foi na cabeçada de Da Silva, para fora, aos 35. Por sua vez, o "Jacaré" assustou com chute cruzado de Serginho. O time ainda teve um gol de Fabio Braz anulado pelo árbitro Almir Camargo. Segundo ele, o zagueiro cometeu falta na jogada.

Na volta para a segunda etapa, esperava-se que a partida melhorasse. No entanto, não foi isso que aconteceu. A exemplo do primeiro tempo, os chutões e as duras faltas tomavam conta do duelo. Mesmo assim, o árbitro não aplicou nenhum cartão amarelo. Jogadas para isso não faltaram.

O Gama até melhorou, chegava mais vezes ao ataque e tinha mais posse de bola, mas sofria com o setor de criação, pois as investidas eram sempre sem objetividade. A melhor chance do alviverde foi na cobrança de falta de Luiz Carlos, aos 27 minutos. O camisa 10 mandou um foguete e obrigou Welder a fazer linda defesa.

Pelo lado do Brasiliense, a chance mais clara de gol do segundo tempo, e de toda a partida, ficou por conta de Bocão. O lateral disparou pela direita e fuzilou, Andre Luiz fez milagre. No rebote, o mesmo Bocão chutou de novo, mas dessa vez Sabino tirou em cima da linha.

Em um jogo tecnicamente fraco para um clássico, o resultado não poderia ser outro. Ao final dos 90 minutos, no "Serejão", Brasiliense 0 X 0 Gama.

“Nossa equipe teve algumas oportunidades, se tivesse um merecedor da vitória seria o Gama. Não nos entregamos em momento algum, mas infelizmente o futebol é assim”, disse o camisa 3 gamense, Da Silva.

“Vamos concentrar e trabalhar para encarar o Brasília. Nós tínhamos a vantagem, o time atacou desde o primeiro minuto, infelizmente não fizemos, mas o empate era favorável a nós e graças a Deus nos classificamos”, afirmou o camisa 7 do "Jacaré", Luiz Augusto.

No próximo sábado (9), Brasília e Brasiliense começam a decidir quem será o campeão da Taça JK e garantirá vaga na decisão do Candangão 2013. A primeira partida ocorre às 18 horas no estádio "Serejão", em Taguatinga.

Brasiliense F.C.: Welder - Bocão - Fábio Braz - Luan e Jefferson - Júlio Bastos - Baiano - Elivelto (Rafael Ipuã) e Luís Augusto (Everton) - Rafael Tiuí (Serginho) e Washington. Técnico: Márcio Fernandes

S.E. Gama: André Luiz - Amaral - Da Silva - Alex e Kabrine - Fágner (Gilmar Uerê) - Bruno Sabino (Léo) - Sávio e Luiz Carlos - Laionel e Moisés (Leto). Técnico: Vítor Hugo

Público: 4.829 pagantes. Renda: R$ 28.265,00. Árbitro: Almir Camargo, auxiliado por Daniel Henrique e Ciro Chaban. Reserva: Vanderlei Soares

Depois de 90 minutos sofríveis e de um péssimo gramado, "Jacaré" empata com o Gama e está na final da Taça JK. (Foto: Franco Rithele)