sábado, 20 de fevereiro de 2010

Aniversariante

Estará aniversariando amanhã, 21 o amigo Antônio Vale Martins, o popular "Cearazão", um dos proprietários do Bar do Ceará. A ele os parabéns de toda a turma e votos de muitas felicidades junto aos familiares. E ficamos todos no aguardo daquele churrascão nota 10.

Gente nossa

O homenageado desta semana é o amigo Valdir Soares de Melo, um dos "gurus" do Bar do Ceará. Pernambucano de Gravatá, nasceu no dia 27 de fevereiro de 1953, mas ainda pequeno foi com os familiares para Recife.

Começou a trabalhar no Banco Regional de Brasilia (BRB), na capital pernambucana. Em 1993 transferiu residência para Brasilia, onde continou a carreira bancaria dentro do estabelecimento oficial do Governo do Distrito Federal.

Valdir é casado com dona Claudicéia, de cuja união nasceram os filhos Aurélio e Leandro. Torcedor do Náutico, acompanha pelos meios de comunicação a trajetória de seu clube. É também um carnavalesco de quatro costados, como é de se esperar de um pernambucano que cultiva os bons costumes de sua terra.

Neste Carnaval, como faz todos os anos, Valdir e a esposa estiveram participando dos desfiles do já tradicional bloco carnavalesco "Galinho de Brasilia". Na segunda-feira , estaremos publicando no blog as fotos do evento.

Destaque esportivo

Atlético-MG x Cruzeiro: clássico da paz, da revanche, das flanelinhas e do mistério

Rivais entram em campo neste sábado, no Mineirão, para fazer um confronto recheado de atrações. Mais de 30 mil ingressos já foram vendidos

Marcelo Machado
Belo Horizonte

Cruzeirenses preparam provocação ao rival Clássico da paz, da revanche, das flanelinhas e do mistério. Atlético-MG e Cruzeiro fazem um jogo recheado de nuances, neste sábado, às 17h, no Mineirão, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro.

Mais de 30 mil ingressos foram vendidos até a noite de sexta-feira. A carga total é de 62.300 bilhetes. A venda, que se encerraria às 12h, vai se estender até o horário do jogo.

Excepcionalmente, Atlético e Cruzeiro vão subir ao gramado do Mineirão juntos pelo túnel central, por sugestão da Federação Mineira. O objetivo é passar a mensagem de clássico da paz para os torcedores rivais.

Para os atleticanos, é o clássico da revanche, já que o time alvinegro tem uma escrita a quebrar. Não vence o Cruzeiro há sete jogos pelo Estadual. Foram cinco derrotas e dois empates desde 2007, ano da última vitória.

Parte dos torcedores cruzeirenses tratam o jogo como o clássico das flanelinhas. Muitos celestes prometem levar flanelas laranjas para provocar o Atlético, por ter “guardado” para o Cruzeiro a vaga na Libertadores de 2010.

Provocações à parte, o fato é que o clássico está cercado de mistério. Tanto Adilson Batista quanto Vanderlei Luxemburgo escondem o jogo e guardam a sete chaves a escalação da equipe e o sistema tático para o confronto.

"Você vai criar a estratégia em função daquilo que o adversário vai fazer. Sempre trabalhei dessa forma. Você tem de dar a importância devida ao clássico, a esses detalhes. Onde é que vai jogar, quem vai jogar, se vai estrear alguém, se não vai, acompanhar toda a linha de raciocínio do adversário", afirmou o comandante atleticano, mostrando que está atento a toda e qualquer pista deixada pelo técnico oponente.

Luxemburgo, em princípio, mostrou sua equipe durante a semana, deixando no ar, em tese, apenas a dúvida entre Obina e Renan Oliveira, mas Adilson Batista não está comprando o cenário e acredita que o técnico atleticano pode tentar alguma surpresa.

"Mostrou o time, mas pode entrar diferente. Eu conheço o Vanderlei, já trabalhei contra ele várias vezes. Então, pode entrar um pouquinho diferente, pode ter treinado antes. Eu espero alguma mudança. O Vanderlei é um treinador experiente, competente e a gente tem de ter atenção", reforçou o técnico cruzeirense.

Esquemas

O fato é que os celestes se prepararam ao longo da semana para enfrentar o 4-3-3 ou o 4-4-2 atleticano.

"A gente trabalhou no meio da semana com as duas possibilidades, com dois e três atacantes. Não podemos escolher de maneira nenhuma. A equipe que vier nos enfrentar, nós vamos fazer o melhor para jogar bem e vencer – disse o volante Henrique.
".

E os atleticanos, independentemente da escalação do Cruzeiro, projetam uma vitória para quebrar a escrita e decolar de vez na temporada. "Está na hora de o Atlético mostrar sua cara, de os adversários nos respeitarem. Nada melhor do que vencer um clássico", avisou o atacante Diego Tardelli.

Atlético: Carini, Coelho, Werley, Jairo Campos e Leandro; Jonílson, Correa e Ricardinho; Muriqui, Diego Tardelli e Obina. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Thiago Heleno (Cláudio Caçapa), Leonardo Silva e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Henrique, Elicarlos e Gilberto; Thiago Ribeiro e Kléber. Técnico: Adilson Batista.
Estádio: Mineirão.
Data: 20/02/2010.
Horário: 17:00.
Árbitro: Renato Cardoso da Conceição. Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Jair Albano Félix.
Transmissão: O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 16h40m (de Brasília).