sexta-feira, 3 de maio de 2013

Candangão 2013

Primeiro jogo da decisão da Taça Mané Garrincha ficou no empate

Por Clébio Júnior, do Clube do Esporte DF

Um sol escaldante recepcionou os dois contendores que entraram no gramado do estádio "Abadião", ontem, ferado do Dia do Trabalho. Ceilândia e Brasiliense se enfrentaram pela partida de ida da decisão da "Taça Mané Garrincha", returno do Campeonato Brasiliense de 2013.

O jogo começou com os dois times até fazendo uma boa movimentação e se estudando para saber por onde poderiam avançar. Por conta disso, a bola demorou a dar trabalho aos arqueiros. Só aos 14 minutos que veio a primeira oportunidade, por parte do Brasiliense, quando Peninha chutou forte passando rente ao ângulo de Edinho, assustando a torcida local. Dois minutos depois Baiano cobrou falta rasteira e Edinho encaixou com segurança.

O Ceilândia só conseguiu levar perigo aos 29 minutos, quando Dimba cabeceou para defesa de Welder. O Brasiliense respondeu quando Washington mandou cabeçada forte e certeira após cobrança de falta – Edinho defendeu e a zaga isolou pra afastar o perigo.

Por boa parte do primeiro tempo, o jogo foi marcado pela quantidade de faltas violentas. Prova disso é que no intervalo já haviam sido distribuídos três cartões amarelos. Antes de a etapa acabar, ainda deu tempo de Rosembrick cobrar falta perigosa, que tirou tinta da trave amarela.

Na etapa final, os dois times voltaram mais abertos e com mais gana de abrir o placar, inclusive com o Ceilândia melhor. A primeira tentativa mais perigosa veio dos pés de Dimba, que mandou um balaço da entrada da área e obrigou Welder a se esticar para espalmar e evitar o gol. Poucos minutos depois Rosembrick tentou novamente e Welder agarrou de maneira segura.

Na primeira substituição, o técnico Adelson de Almeida teve que sacar o atacante Dimba, que saiu machucado, e optou por colocar o volante Gustavo, recuando o time. A decisão acabou por chamar o "Jacaré" para o campo de ataque, com Rodrigo Tiuí acertando uma cabeçada pra baixo. Edinho desceu e impediu o gol efetuando um milagre.

E foi aos 23 minutos que o Brasiliense acabou por abrir o marcador. Após confusão na meia-lua, a bola acabou sobrando para Rodrigo Tiuí, que chutou no canto direito sem dar chance para Edinho alcançar. Festa da torcida amarela.

Este placar ainda poderia ter sido ampliado, pois Washington recebeu cruzamento de Lucas, dominou no peito e chutou em cima de Edinho, indo depois para fora.

Mesmo estando atrás no marcador, o Ceilândia não se abateu e buscou equilibrar as ações para buscar o empate, principalmente após a entrada de Elvis. Acabou sendo premiado pela insistência quando, aos 34, em cobrança de escanteio, Welder não pegou e deixou que a bola sobrasse para Clécio cabecear no cantinho direito, morrendo mansa na rede amarela. Era o empate do "Gato Preto".

Antes de chegar o fim do jogo ainda houve uma última tentativa alvinegra com Alisson Pupu invadindo a área, se desvencilhando da marcação e chutando para Welder encaixar.

A igualdade no placar assegurou ao Brasiliense manter pelo menos a vantagem do empate para o jogo de volta, sábado no "Serejão". Ao Ceilândia, resta ir atrás da vitória para levantar a taça do returno. Quem der a volta olímpica ao final dos próximos 90 minutos, que estão marcados para sábado (04), terá a honra de participar da inauguração do novo "Estádio Nacional Mané Garrincha", no próximo dia 18.

Ceilândia: Edinho - Dudu - Badhuga - André Nunes e Marcelo Costa - Cleber (Elvis) - Didão - Clécio e Rosembrick (Pupu) - Dimba (Gustavo) e Cássius. Técnico: Adelson de Almeida

Brasiliense: Welder - Crispim (Bocão) - Luan - Fábio Braz e Jefferson - Baiano - Júlio Bastos - Peninha (Everton) e Lucas - Rodrigo Tiuí (Giso) e Washington. Técnico: Márcio Fernandes.
Público: 1.110 pagantes
Renda: R$ 10.200,00
Árbitro: Vanderlei Soares, auxiliado por Ciro Chaban e Daniel Henrique. Reservas: Rafael Diniz e Marrubson Melo
Cartões amarelos: André Nunes, Didão e Elvis (Ceilândia) e Baiano, Peninha, Júlio Bastos e Rodrigo Tiuí (Brasiliense)

Brasiliense e Ceilândia empataram em 1 X 1 e "Jacaré" tem a vantagem do resultado igual no segundo jogo da decisão (Foto: Cláudio Reis/Site Oficial do Brasiliense F.C.)