segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Às 10 melhores cidades para se viver no Brasil

Para fazer o ranking de Índice de Desenvolvimento Humano, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento leva em consideração três itens: expectativa de vida ao nascer, PIB (Produto Interno Bruto) per capita e anos médios de estudo.

São Caetano do Sul, São Paulo (1° lugar). Com 15,3 km² e cerca de 148 mil habitantes, cidade do Grande ABC também ocupa o primeiro lugar no ranking de longevidade ( 78,2 anos). O município de 134 anos ostenta o 33º maior PIB brasileiro, superando o de capitais como Natal (RN), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Florianópolis (SC). (Foto: Divulgação)

Águas de São Pedro, São Paulo (2° lugar). Segundo menor município brasileiro em extensão territorial, com apenas apenas 3,64 km², é repleto de parques e áreas livres. Além disso, é a única Estância do país construída de acordo com um projeto anterior e com a finalidade específica de ser um local de cura e lazer, garantias da qualidade de vida de seus habitantes e turistas. (Foto: Divulgação)

Niterói, Rio de Janeiro (3° lugar). Apelidada de "Cidade Sorriso", Niterói conta com uma população estimada de 487.327 habitantes , sendo a sexta mais populosa do Rio. O município de 129,375 km² também foi classificado pela Fundação Getúlio Vargas como o que possui a população mais rica do Brasil, por ter 30,7% dela inserida na classe A. (Foto: Getty Images)

Florianópolis, Santa Catarina (4° lugar). Conhecida também como ‘"ha da magia", a capital do estado tem 42 praias, o que atrai diversos turistas, principalmente argentinos. A Ilha de Santa Catarina tem uma forma alongada no sentido norte/sul, com uma dimensão aproximada de 50 km por 10 km e tem aproximadamente 421 mil habitantes. (Foto: Getty Images)

Santos, São Paulo (5° lugar). A cidade de 271 km² fica a apenas 70 quilômetros da capital paulista. É conhecida pelo mar de águas calmas e infraestrutura de metrópole. Abriga o maior porto da América Latina e sua população é estimada em 418 mil habitantes. (Foto: Getty Images)

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul (6° lugar). Situada no alto da Serra Gaúcha, figura entre as dez maiores economias do Rio Grande do Sul. A cidade conhecida como capital da uva e do vinho tem cerca de 107.341 habitantes e área territorial de 382,5 km². (Foto: Divulgação)

Balneário Camboriú, Santa Catarina (7° lugar). Com apenas 50 km ², a cidade recebe quase dois milhões de visitantes por ano, tendo o turismo como principal atividade econômica. Cerca de 108 mil pessoas vivem no local. Destaca-se como um dos municípios com maior densidade de prédios do Brasil. (Foto: Balneário Camboriú)

Joaçaba, Santa Catarina (8° lugar) - Pólo econômico e político do meio-oeste catarinense, a cidade de 234 km² é famosa por realizar um dos melhores carnavais de rua da região sul. O município possui aproximadamente 27 mil habitantes e as temperaturas no verão podem ultrapassar os 35°C, sendo que no inverno os termômetros chegam a marcar alguns graus abaixo de zero. (Foto: Divulgação)

Porto Alegre, Rio Grande do Sul (9° lugar) – Capital do estado, com área de 476,3 km², está entre as cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão e meio de árvores, 582 praças, reserva biológica, nove parques urbanos e a maior concentração de pássaros do país. Localiza-se no centro do Mercosul, posição privilegiada em relação a outras cidades brasileiras. Sua população ultrapassa 1,4 milhões de habitantes. (Foto: Divulgação)

Fernando de Noronha, Pernambuco (10° lugar). Arquipélago de 17 km² distante 545 quilômetros da costa pernambucana abriga uma população de apenas 3.500 habitantes. É formado por 21 ilhas, tendo uma principal - a maior de todas também chamada "Fernando de Noronha" -, como única ilha habitada. As demais estão contidas na área do Parque Nacional Marinho, só podendo ser visitadas com licença oficial do Ibama. O turismo é desenvolvido de forma sustentável. (Foto: Divulgação)