quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A "gatinha" do dia

Lambari de Itu

E não tem cheiro!

Papel reciclado feito com cocô de elefante

O título não é pegadinha. O site The Great Elephant Poo Poo Paper Company vende bloquinhos e cadernos feitos com cocô de elefante! O elefante é vegetariano. As plantas que ele come são ricas em fibras.

No Brasil, usamos alternativas como fibra de coco ou de bananeira para criar papéis reciclados. Os donos do site foram mais criativos…

O elefante não digere toda a fibra que come. Assim, eles recolhem o cocô de elefantes em parques de conservação da Ásia. Usam técnica manual para extrair as fibras do cocô e fabricar o papel.

Depois de pronto, vendem o produto para a Ásia, América do Norte, Europa e Japão. Os idealizadores afirmam que essa é uma maneira de, inclusive, preservar os mamíferos em questão. E gerar empregos.

Prolongando a vida útil do seu celular

Por Igor Pankiewicz

Pode não parecer, mas alguns cuidados bem básicos com o seu aparelho farão com que ele funcione por muito mais tempo! Confira as dicas!
Por mais que nós lutemos contra o fato, praticamente todos os celulares um dia terão um encontro letal com a quina de algum piso, com as águas das cataratas de um banheiro e com outros males que assombram os pobres aparelhos. Mas, enquanto este dia fatídico não chega, é vital que todos nós tomemos cuidados simples, mas que podem prolongar — e muito — a vida do aparelho.

O calor

Como já abordamos em outro artigo sobre a vida com celulares, a exposição do aparelho ao calor em excesso tem consequências muitas vezes graves não só para ele, mas também para o dono. A primeira delas é o descarregamento acelerado da bateria. Já a segunda, e muito mais perigosa, é a explosão do dispositivo causada pelo excesso de calor no interior da bateria.

E se o simples aquecimento já pode causar tudo isso, imagine largá-lo sob o sol! Além do aumento de temperatura, teríamos também uma exposição direta do aparelho aos raios UV. Acredite, não é só nossa pele que sai prejudicada. As carcaças dos celulares podem — de acordo com o material de fabricação — sofrer reações que vão de ressecamento (tornando-as muito mais quebradiças em caso de pressão ou de impacto) até a perda de cor.

Já pensou seu celular todo manchado, com partes que parecem ter sido lixadas ou pintadas de forma indevida?

Águas e o ar

Outra ameaça ao seu aparelho telefônico é a umidade excessiva. Ela também penetra até o interior do seu aparelho — seja por meio dos alto-falantes ou das bordas — e nos piores casos pode se condensar, permanecendo em contato direto com os componentes. Além da óbvia oxidação que ocorrerá nas peças afetadas, há também o risco de curto circuito.

Este curto também possui sua série de consequências, indo desde o mau funcionamento do teclado e da tela até a inutilização da bateria, portanto fique de olho e nada de carregar seu celular para o banho (ainda mais aqueles longos e quentes de inverno, que enchem o ambiente de vapor).

A mesma ideia se aplica à maresia: a mesma corrosão que ocorre em carros ao longo do tempo se aplica de forma mais rápida ao celular. Se for para a praia, certifique-se de que seu aparelho estará longe da umidade.

A implacável sujeira

Você possui o hábito de comer (principalmente todos aqueles alimentos gordurosos e melados) e depois não lavar as mãos? Então corrija-o imediatamente, pois além de ser anti-higiênico ele certamente prejudicará seu aparelho, que verá em questão de semanas uma camada de sujeira se acumulando.

Se esta mesma camada permanecesse somente sobre a parte externa até não haveria tanto problema, mas acontece que muitas vezes a sujeira percorre seu caminho até conectores e circuitos internos, podendo causar curtos, mau contato e o mais irritante: teclas presas que ou não funcionam ou agem como se estivessem pressionadas o tempo todo, carregando sua tela de números que não são desejados.

Mas o pior caso é o líquido, que atinge praticamente todos os componentes internos e, ainda por cima (caso seu celular sobreviva a uma ligação direta entre todas as suas partes) tem o mesmo efeito de cola nas teclas, caso a bebida possua açúcar e outros elementos.

E como fazer para limpar?

Como nós já abordamos no artigo da operação de resgate para o seu aparelho, produtos abrasivos e companhia nunca são boas opções para a limpeza, mas em caso de sujeira pesada SEMPRE remova a sua bateria e experimente umedecer levemente um pano ou a ponta de um bastonete de algodão em álcool isopropílico.

Em geral, utilize apenas um pano no máximo levemente umedecido com água, de preferência de um tipo que não solte fiapos, passando outro seco em seguida. Para a limpeza de bordas e entradas (como é o caso de conectores e até mesmo de teclas em aparelhos como o V3 da Motorola), recorra a uma escova com cerdas macias para não criar riscos na superfície.

Musa do Cruzeiro E.C.

A piada do dia

No Consultório do Pediatra

A mulher leva o bebê ao consultório do Pediatra. Depois da apresentação, o médico começa a examinar o bebê e vê que seu peso está abaixo do normal. Pergunta: "O bebê bebe leite materno ou de mamadeira?

"Leite materno", diz a senhora.

"Então, por favor, mostre-me seus seios."

A mulher obedece e o médico toca, apalpa, aperta ambos os seios; gira os dedos nos mamilos; primeiro suavemente, depois com mais força, coloca as mãos em baixo e os levanta; uma vez, duas vezes; três vezes, num exame detalhado. Sacode a cabeça para ambos os lados e diz: "Pode colocar a blusa."

Depois da senhora estar novamente composta, o médico diz: "É claro que o bebê tem peso a menos!!! A Sra. não tem leite!!!!"

"Eu sei, doutor. Eu sou a avó. Mas adorei ter vindo!!!!!"

Pura estupidez

Segurança do seu computador

Como escolher uma boa senha em sete passos

Por Flávio Amaral

Durante os últimos dias correram várias notícias no site Techcrunch sobre a invasão de contas pessoais de funcionários do site Twitter e por consequência, de alguns servidores da empresa. E o mais incrível é que a senha de acesso aos servidores da empresa era nada mais nada menos que " password" (senha em inglês).

O impressionante é que aconteceu justamente com um dos ícones da Internet e que cuidados básicos de escolha de senhas não foram seguidos. Isso mostra, mais uma vez, que não adianta gastar dinheiro com programas e equipamento de segurança se as pessoas sempre serão o elo mais fraco (e fácil de quebrar) da corrente. Muitas das informações para realizar o ataque foram coletadas fazendo buscas por dados pessoais dos empregados do Twitter na Internet.

Como o ataque foi baseado puramente em coleta de informações pessoais para descobrir senhas, este artigo contém dicas para escolher uma boa senha. Isso é muito importante para complementar a segurança oferecida por firewalls e antivírus instalados nas máquinas. Pois eles não protegem contra senhas fracas.

1. Essa dica é nova e está em primeiro lugar por ser, talvez, a mais importante de todas: não coloque todas as informações da sua vida na Internet.

Para lembrar das inúmeras senhas que temos, muita gente usa coisas da vida para fazer analogia e não esquecê-las. E como as pessoas gostam de colocar tudo lá, fica fácil construir um perfil completo delas para tentar descobrir senhas.

Ninguém colocaria fotos da família, viagens feitas, restaurantes que frequenta e o que está fazendo em outdoors espalhados pela cidade. Fazer isso na Internet não é nem um pouco diferente. Portanto, quanto menos munição fornecer aos bandidos, melhor.

2. Para senhas puramente numéricas não use datas de aniversário, casamento, nascimento de filhos, etc. No lugar disso, escolha uma data que tenha relevância somente para você como mês de entrada na faculdade ou de viagens. Mas tente não usar nada que tenha sido exposto na dica 1.

3. Para senhas com letras e números fica mais fácil criar uma boa senha se usarmos a criatividade. Nunca use somente palavras encontradas em dicionários, pois existem programas especializados em quebrá-las. No lugar, opte por uma frase qualquer de um filme, livro ou citação que você goste. Vamos usar a frase seguinte como exemplo: Ninguém descobre esta senha.

Se pegarmos as primeiras letras de cada palavra teremos ndes. Deixe alguma delas em letras maíusculas, acrescente dois números quaisquer e se tiver boa memória para caracteres não alfanuméricos (@#$%&*:) use-os também. A senha resultante pode ficar assim: NDes84!$. Muito difícil de ser descoberta e não terá nada a ver com você.

4. Não use a mesma senha em todos os lugares, isso vale para senhas numéricas e não numéricas. Foi essa uma das razões que permitiram a invasão das contas dos funcionários do Twitter.

5. Se você acessar suas contas em Lanhouses ou lugares públicos, troque sua senha assim que chegar em casa ou na empresa. Nada garante que os computadores de lá são seguros.

6. Troque suas senhas regularmente, pelo menos uma vez a cada dois meses ou mensalmente.

7. Revise as perguntas de recuperação de senhas que você possui nas suas contas. Coloque coisas não muito óbvias e que não estejam na dica 1. Se preferir, a resposta pode ser algo diferente como colocar como o seu filme preferido, o modelo do seu carro, ou o seu time. Não seja previsível.

Destaque esportivo

Brasil pega as dominicanas para garantir a vaga nas semifinais da Copa América

Com basquete frágil, adversário de hoje perdeu por 66 pontos de diferença na estreia em Cuiabá. SporTV mostra o jogo ao vivo às 20h30m

GLOBOESPORTE.COM

Cuiabá

Mal começou a campanha da seleção feminina na Copa América, em Cuiabá, e a partida desta noite já vale vaga nas semifinais da competição. Se vencer a República Dominicana às 20h30m (de Brasília), no ginásio Aecim Tocantins, a equipe do técnico Paulo Bassul assegura a classificação antecipada e dá mais um passo rumo ao Mundial da República Tcheca.

A julgar pelo que aconteceu ontem, a missão não será muito difícil: as dominicanas perderam na estreia para o Canadá por 66 pontos de diferença.

O SporTV transmite a partida ao vivo. Ontem, o Brasil passou fácil pela seleção de Porto Rico (78 x 34), mas ainda assim está em segundo lugar no grupo A.

O líder é o Canadá, que protagonizou o massacre por 103 a 37 sobre a República Dominicana. Apesar da fragilidade das rivais desta quinta, a armadora Helen mantém o discurso cauteloso. "Temos que nos precaver contra as dominicanas, uma vez que elas arriscam mesmo e jogam com muito ímpeto", afirmou a veterana.

A rodada de hoje se completa com outros três jogos. Na abertura do dia, às 16h, as canadenses enfrentam Porto Rico. Em seguida, às 18h15, é a vez de Argentina x Chile. O Brasil joga às 20h30m, e a rodada se encerra com Cuba x Venezuela, às 22h45m.

As duas primeiras colocadas de cada grupo se classificam para as semifinais. As seleções finalistas garantem suas vagas no Mundial da República Tcheca, em 2010, e o último passaporte fica com quem ganhar a medalha de bronze. Ao contrário do masculino, no feminino não há convites da Fiba para as seleções que não se classificam nos torneios continentais.

O Brasil de Kelly (9) e Karen (6) está a uma vitória das semifinais no torneio em Cuiabá