sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

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Guerra ao fumo

Os males do cigarro

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) começou ontem a medir os níveis de monóxido de carbono oriundos da fumaça de cigarro em bares e restaurantes da Asa Sul. O trabalho faz parte do Estudo de Monoximetria Ambiental, patrocinado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que será feito também nas cidades de São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

Além de avaliar a qualidade do ar dos estabelecimentos, a pesquisa vai examinar a concentração da substância no corpo dos trabalhadores dos locais visitados.A coleta de dados começou na noite de ontem, na 403 Sul. Os técnicos da secretaria visitarão 50 estabelecimentos, nas noites de quinta-feira a sábado, e pretendem avaliar 250 trabalhadores.

Durante a pesquisa, serão usados dois aparelhos para verificar os níveis de monóxido de carbono nos ambientes fechados e abertos, bem como nos funcionários. A auditora de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde Mônica Mulser Parada explicou que o objetivo do estudo é avaliar o nível de contaminação por poluição tabagista e os riscos da exposição ao tabaco.

Mônica detalhou que a fumaça do cigarro contém 4.700 substâncias tóxicas e, dessas, 80 causam câncer. “O monóxido de carbono diminuiu o nível de oxigenação no sangue porque é uma substância que se agrega às hemácias e pode levar até 48 horas para voltar ao normal. Além disso, os fumantes aspiram apenas 15% da fumaça produzida e os outros 85% se misturam ao ar.

Esse é dos maiores fatores de poluição ambiental urbana”, completou.CuidadosO garçom Roberto Carvalho, 31 anos, é fumante, mas se sente incomodado por aspirar a fumaça do cigarro dos clientes do bar em que trabalha.

Carvalho, que há 13 anos tem a mesma profissão, acredita que a pesquisa da Secretaria de Saúde é positiva e pode trazer benefícios para a categoria e à população. Segundo ele, seria necessária a proibição de se fumar em bares e restaurantes, mesmo em espaços abertos. “Tenho o cuidado de não fumar perto do meu filho e da minha esposa”.

No bar, os fumantes sempre conseguem os melhores lugares e acabam incomodando quem não gosta de cigarros”, completou. A estudante Natália Esteves Tabajara, 24 anos, é fumante e se sente vítima de preconceito por fumar em bares e restaurantes.

Segundo Natália, ela toma o cuidado de se sentar em lugares abertos e o mais próximo da rua para que a fumaça não incomode outras pessoas ou até quem a acompanha. “Acho que todo estabelecimento deveria ter uma área especial reservada para fumantes. Dessa forma, os problemas seriam muito menores”, disse.

O estudante Felipe Vilela, 22 anos, também acredita que os fumantes deveriam ter uma área reservada. “Não sou fumante, mas quem fuma é discriminado.”

Proibição

A Lei Federal nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, prevê a proibição do fumo em recintos fechados. Antes, a lei brasileira permitia o fumo desde que houvesse ambientes específicos. Algumas leis estaduais já haviam proibido o fumódromo. Desde que foi publicada, a restrição vale para todo o território nacional.

Roberto Carvalho, garçom, diz que não fuma perto do filho e da mulher. (Texto e Foto: "Correio Braziliense")

Agressões de marketing

Três dicas para defesa

Um editor de notícias da CBS nos brinda com essas preciosasdicas sobre como lidar com as agressões de marketing que nos bombardeiamtodos os dias.

1) Um método que realmente funciona: Ao receber uma chamada detelemarketing oferecendo qualquer coisa, diga apenas: "Por favor, aguarde um momento..." Diga isso, deixe o fone sobre a mesa e vá cuidar de outrastarefas (ao invés de simplesmente desligar o telefone de imediato).

Isso vai fazer com que cada chamada de telemarketing que fizerem tenha uma duração muito longa, arruinando as metas do marqueteiro que lhe ligou. Periodicamente verifique se o marqueteiro ainda está na linha e reponha o fone no gancho somente após ter certeza de que ele desistiu e desligou.

Isso dá uma lição de alto custo para esses intrusos. Se difundirmos esse método ajudaremos a eliminar ofertas indesejadas por telefone.

2) Alguma vez você já atendeu ao telefone, e parecia não haver ninguém do outro lado? Esta é uma técnica de telemarketing onde um sistema computadorizado faz a ligação e registra a hora em que a pessoa atendeu.

Esta técnica é utilizada por marqueteiros para determinar a melhor hora do dia em que uma pessoa real deverá ligar, evitando assim que o "precioso" tempo de ligação deles venha a ser desperdiçado, caso você não esteja em casa.

Neste caso, ao receber este tipo de ligação, não desligue. Ao invés disso, pressione o botão "#" no seu telefone seis ou sete vezes seguidas, em rápida sucessão. Isso normalmente confunde o computador que discou seu número, fazendo registrar que seu número é inválido, e eliminando seu número do banco de dados. Ah, que pena, eles não têm mais seu número para ligar de novo...

3) Propaganda inserida em suas contas recebidas pelo correio: Todos os meses recebemos propaganda indesejada inserida em nossas contas de telefone, luz, água, cartões de crédito, e outros.

Muitas vezes essas propagandas vêm com um envelope de resposta comercial, que "não precisa selar; o selo será pago por..." Insira nesses envelopes pré-pagos a propaganda recebida e coloque de volta no correio, COLOCANDO A PRÓPRIA COMPANHIA COMODESTINATÁRIO.

Caso queira preservar sua privacidade, remova qualquer coisa que possa identificá-lo antes de inserir no envelope. Isso funciona excepcionalmente bem para ofertas de cartões, empréstimos, e outros itens "pré-aprovados".

Não jogue fora essesenvelopes pré-pagos. Devolva-os com as propagandas recebidas. Faça essas companhias pagarem duas vezes pela propaganda enviada. Aproveite para inserir anúncios da pizzaria local, de lavanderias, supermercados, ou qualquer outro item inoportuno que esteja à mão..

Algumas pessoas já estão praticando isso e devolvendo esse lixo de volta a essas companhias. Mas, veja bem, temos que dar nosso recado.Precisamos ter números expressivos de pessoas aplicando essas técnicas eficazes de protesto.