quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Às belezas de Monteiro (PB)




Nas ruas largas e arborizadas do centro de Monteiro, é possível admirar muitos dos antigos casarões que um dia pertenceram a quem fundou e ajudou a construir a cidade. A harmonia de cores e formas é cuidadosamente  preservada por remanescentes dessas tradicionais famílias – e o visitante agradece.

Na música, Monteiro é imbatível. Flávio José, Magníficos, Djinha de Monteiro, Forró Gente Boa, Totonho e Zabé da Loca, entre outros, são talentos nascidos na cidade e aclamados no Brasil. A tradição vem de longe, como mostra a centenária Banda Filarmônica Sebastião de Oliveira Brito, que, além de manter uma Escola de Música (responsável pela formação de vários dos atuais titulares da banda), participa ativamente dos eventos do município e desenvolve o projeto Pra Ver a Banda Passar, com apresentações intercaladas na Praça João Pessoa e nos bairros da cidade, todas as quintas-feiras.

A religiosidade do povo monteirense também encanta os turistas. Na devoção a Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade, as missas, procissões e novenas realizadas na semana do dia 15 de setembro transformam a festa em mais um evento marcante do calendário turístico municipal. Construída entre as décadas de 1920 e 1930, com belas pinturas, imagens e arquitetura, a Matriz de Nossa Senhora das Dores é um orgulho para o monteirense.

O turismo rural é outra forte tendência. Riquezas naturais já começaram a ser exploradas, como a Pedra do Peru. Diante da beleza rústica do lugar, o visitante se sente abençoado. No cenário de caatinga, céu azul e esculturas naturais, aventura rima com paz. É uma paisagem que encanta e instiga – e, o melhor: que conta com infra-estrutura apropriada e eventualmente realiza excursões com prática de rapel. Outro ponto prestes a ser explorado na zona rural monteirense é a Serra do Jabitacá, onde nasce o Rio Paraíba.

O clima e a tranqüilidade de Monteiro proporcionam aos habitantes e visitantes um ambiente agradável e pitoresco de cidade do interior. (Fonte: www.monteiropb.wordpress.com/turismo/) Monteiro, na Paraíba é a terra do nosso amigo Chicão da Vasp, assíduo frequentador do Bar do Ceará.


Linda casa na zona rural da cidade de Monteiro, no sítio "Pau Ferro", que mostra a fachada antiga das fazendas da época e que contém vestígios de passagens dos cangaceiros, como olheiros de mira e buracos na parede para se colocar o cano das espingardas. 

A casa não tem moradores, e se encontra em situação de abandono.
Quando passava pela estrada daquele, fiquei local, fiquei encantado em ver aquela casa antiga e que  chama atenção, um belo e esquecido patrimônio. (Foto: José Lucas Martins)

 Portal na entrada Norte, pela BR410 (Foto: Sharing)

Prefeitura Municipal de Monteiro. (Foto: www.congoverdade.blogspot.com)

Bonita vista de Monteiro à noite. (Foto: www.expressopb.com)

Pousada dos Poemas. (Foto: Sharing)


 Avenida principal da cidade. (Fotos: Espaço Turismo)

 Centro de Monteiro. (Foto: Panorâmio)

Praça Poeta Pinto do Monteiro. (Fotos: Sharing)

Matas e serras próximas a Monteiro. (Foto: Sharing)

Rua de Monteiro. (Foto: www.geolocations.ws)

Artistas locais no sitio Bom Jesus. (Foto: Luizberto)



Conjunto de fotos do casario de Monteiro. (Fotos: Sharing)

Loja Maçônica. (Foto:Sharing)

Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores. (Foto: Sharing)

A Pedra do Peru, atração turística (Foto: www.geodiversidadepb.blogspot.com)

 A Pedra do Peru é um dos principais pontos turísticosdos pontos turísticos de Monteiro. Tem esse nome devido a sua forma de bico. O local conta com infra-estrutura para turistas e visitantes, restaurante, e locais para prátca de esportes de aventura, entre caminhada, escalada e rapel. Um ótimo local para reunir a família, os amigos e curtir a paisagem com vista panorâmica para toda a cidade e região. (Foto: www.monteiropb.wordpress.com/turismo/)

 A Missa do Vaqueiro. (Foto: Sharing)

Tocadora de pifano, Zabé da Loca (Foto: Augusto Pessoa)

Atração turística natural de Monteiro. (Foto:Espaço Turismo)

Prédio antigo. (Foto: )

Vista aérea do centro de Monteiro. (Foto: Monteiro em Foco)

Colégio Virgem de Lourdes. (Foto: Sharing)

Praça Presidente João Pessoa. (Foto: Sharing)