quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bar do Ceará chega aos 25 anos

A data quase passou despercebida. No dia 1 de abril o “Bar do Ceará” (Bar Central) completou 25 anos de fundação. O estabelecimento comercial, nos moldes atuais, começou a funcionar em 1 de abril de 1986, por iniciativa de Antônio Vale Ponte, tio dos atuais proprietários, que veio do Rio de Janeiro para residir em Sobradinho.

Seu desejo era abrir um bar, mas não tinha experiência no ramo. Por isso procurou o sobrinho Valderi, com quem fez uma sociedade. Então foi comprado o antigo “Bar do Reco”, pela quantia de Cr$ 20 mil.

Mas a sociedade não durou muito tempo. Cerca de oito meses depois, Antônio resolveu voltar para o Rio de Janeiro e vendeu sua parte por Cr$ 30 mil, a outro sobrinho, Valmir, irmão de Valderi.

Dessa feita a parceria foi para valer, durou três ou quatro anos. Como Valmir estava de casamento marcado e adquirira um outro bar na Quadra 6, a sociedade foi mais uma vez desfeita. E como se tratava de um negócio de família, quem entrou de sócio foi Vildemar, o irmão mais moço de Valderi, que se mantém firme no bar até hoje.

O nome verdadeiro é “Bar Central”. Mas a sabedoria dos seus freqüentadores mudou para “Bar do Ceará”, em razão dos irmãos proprietários serem cearenses. Hoje o bar é lugar de encontro de pessoas de todas as partes do Brasil. O ambiente é acolhedor e pode-se discutir futebol, política e qualquer outro assunto, dentro do maior respeito às opiniões divergentes. E também assistir pela TV os grandes jogos de futebol.

São comuns as festas de confraternização. E motivos não faltam: aniversário de alguém, vitória do time do coração, datas marcantes como Natal e Ano Novo. É assim o nosso bar aniversariante. Um bom lugar para um bate-papo quente e agradável, acompanhado de uma cerveja gelada.

Nessa trajetória de 25 anos, muitos foram os amigos que partiram para o outro plano espiritual. Deixaram saudade, não foram esquecidos. Todos eles fazem parte da história do nosso bar.

Democraticamente, tem torcedor para qualquer time.
A sempre bem vinda presença feminina.
Tem sempre um motivo para festa.
O bar permite até que gremista e colorado tirem foto juntos.
Muita animação.
O show não pode parar.
Talentosos cantores.
Música ao vivo.
Churrasco é o que não falta.
Um lugar para fazer novas amizades.
O bar continua sendo um lugar agradável.

Até time de futebol o bar já teve.
Vildemar veio depois.
Valderi, esta no bar desde o início.
Antônio Vale Ponte, tio dos atuais proprietários foi o idealizador do bar.