segunda-feira, 28 de maio de 2012

Kaká do Sobradinho é o craque do "Candangão 2012"

Durante a entrega do troféu Mané Garrincha, realizado na noite desta sexta-feira (25) em Brasília, o Clube do Esporte DF divulgou o resultado da terceira edição do troféu Craque do Candangão.

Como realizado nos outros anos, a crônica esportiva brasiliense escolheu a seleção do campeonato e, durante duas semanas, os 11 jogadores vão para a enquete promovida pelo site e, pela opinião dos internautas, é escolhido o melhor jogador do torneio local.

Nas duas últimas edições, jogadores que vestiam a camisa do Gama levaram o trofeu. No primeiro ano, Ferrugem foi o vencedor. No ano passado, Fábio Silva levou o caneco. Desta vez, a hegemonia foi quebrada. Quem venceu foi o lateral Kaká, do Sobradinho.

"A gente não conseguiu ficar nas finais, mas agradeço a todos que votaram em mim", vibrou Kaká ao receber o troféu das mãos do editor-chefe do Clube do Esporte DF, o jornalista Rener Lopes.

"Agradecemos a todos que votaram pelo site e esperamos repetir, pelo quarto ano, a votação do melhor jogador do campeonato. Consideramos um estímulo aos atletas esta votação e, como sempre, mais uma forma de divulgar o esporte em Brasília", afirmou o jornalista.

Premiação

Dentro do troféu Mané Garrincha, o Clube do Esporte DF foi agraciado pela primeira vez com a homenagem. Estiveram no evento para receber a condecoração, além do editor-chefe Rener Lopes, os repórteres Lucas Magalhães e Rodrigo Nunes.

De novo na final

Por Clube do Esporte DF

O Uniceub/Brasília é o primeiro finalista da temporada 2011/2012 do NBB. Neste domingo, o time da capital federal foi à São Paulo para o quinto e decisivo confronto da semifinal contra o Pinheiros. A vitória, por 81 a 68, garantiu a classificação dos candangos para a quarta decisão consecutiva do NBB.

Com 20 pontos e oito assistências, o armador Nezinho foi o destaque do time visitante. Alex, com 15 pontos, seis rebotes e seis assistências também foi fundamental para a vitória dos brasilienses. Do outro lado o cestinha foi o ala/armador Paulinho Boracini, que novamente foi titular substituindo o lesionado Shamell e anotou 16 pontos.

O jogo

Preciso nas bolas de 3 pontos, Brasília iniciou a partida na frente e logo abriu vantagem. Com três arremessos de longe de Nezinho e outro três de Alírio, os brasilienses converteram seis das sete tentativas do perímetro e abriram 15 pontos de vantagem no primeiro quarto, 30 a 15.

Mais duas bolas de 3 pontos marcaram o início do segundo período. De um lado Alex marcou para Brasília e do outro Olivinha respondeu na mesma moeda para o Pinheiros. Os donos da casa iniciaram uma reação e a 6:11 do intervalo Paulinho Boracini anotou também de três e fez a diferença cair para nove, obrigando o técnico José Vidal a pedir tempo.

A parada surtiu efeito e diferença aumentou para 12 pontos. Mas logo os mandantes retomaram as forças e fecharam o segundo período com uma corrida de oito pontos consecutivos. No intervalo, a diferença era de apenas quatro, 40 a 36.

No retorno para o segundo tempo, Giovannoni mostrou porque foi eleito MVP na última temporada. O ala/pivô anotou os primeiros nove pontos dos brasilienses no terceiro quarto, mantendo os visitantes na frente. Apesar da desvantagem, os pinheirenses conseguiram se manter próximos no placar e com um arremesso de Marquinhos a diferença ficou em nove, 57 a 48.

Mas apesar dos esforços dos donos da casa, os Brasília continuou melhor no último quarto. Com uma jogada de cesta e falta de Lucas Tischer, a vantagem chegou a 14 pontos na metade do último quarto. O pivô foi decisivo no quarto período, quando somou dez pontos e pegou três rebotes. O Pinheiros ainda tentou nova reação utilizando as bolas de 3 como arma, mas não deu certo. O adversário seguiu pontuando no ataque e segurou a boa vantagem até o final.

“A noite de sexta-feira foi muito difícil, especialmente para mim. Não consegui dormir aquele dia. Mas viemos para São Paulo para buscar essa vitória. Para a gente era como se estivesse tudo 0 a 0. Como a final vai ser em jogo único, viemos para fazer uma outra decisão em um jogo”, comentou o ala/pivô Guilherme Giovannoni.

A derrota no quarto jogo também foi lembrada por Arthur, que ressaltou o empenho da equipe em se recuperar para buscar a classificação mesmo longe de casa.

“Fizemos a autoanálise daquele jogo. E fomos mal tanto na defesa como no ataque. Não merecíamos vencer. E hoje sabíamos que tudo tinha que ser melhor”, disse o camisa 4.

Do outro lado, a frustração pela desclassificação. Apesar do fim do sonho de chegar a decisão, Olivinha ressaltou o bom trabalho feito pelo time do Pinheiros em toda a temporada.

“Brasília começou muito bem, e nós estávamos desconcentrados. Depois tivemos que jogar atrás o tempo todo, o que é muito difícil contra uma equipe como a deles. Mas temos que levar o que tivemos de bom. Repetimos a campanha da temporada passada e infelizmente não conseguimos chegar à final, que era um sonho. Mas todos estão de parabéns”, declarou o ala/pivô.

A decisão acontece no próximo sábado (02.06), às 10 horas, no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes/SP.

São José vence e pega o Brasília na final do NBB

Dentro do ginásio Lineu de Moura lotado, equipe paulista bate o Flamengo por 106 a 90 e vai à final pela primeira vez

Murilo foi o cestinha da partida, com 32 pontos (Foto: Antonio Basílio/PMSJC)

LANCEPRESS!

Pela primeira vez em sua história, o São José está na final do Novo Basquete Brasil (NBB). Comandada por um Murilo inspirado, a equipe joseense venceu o Flamengo por 106 a 90 e levou ao delírio a torcida que lotou o ginásio Lineu de Moura.

A equipe paulista está invicta em seu ginásio desde o dia 3 de dezembro de 2011, quando perdeu para o próprio Flamengo.

"A gente vem lutando ao longo do campeonato e alcançado os objetivos. Um era ficar em primeiro, o outro passar por Franca, e hoje mais uma vez fizemos o dever de casa", disse Murilo, cestinha da partida com 32 pontos, ao Sportv.

Dono da melhor campanha da fase de classificação, o São José chega com boas credenciais à sua primeira final de NBB. O time conta com Fúlvio, líder em assistências na liga (8,21), e Murilo, maior reboteiro da competição com 9,91 rebotes de média. O pivô ainda briga ponto a ponto com Marcelinho, do Flamengo, para ser o cestinha da competição.

Agora, o time treinado por Régis Marrelli pegará na final do NBB o bicampeão Brasília, em jogo único, que será realizado em Mogi das Cruzes, no próximo sábado, dia 02 de junho, às 09h30.