quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Brócolis pode proteger pulmão de fumantes, diz estudo

Um estudo conduzido nos Estados Unidos sugere que o brócolis pode ajudar a reduzir os danos causados nos pulmões de pacientes que sofrem de uma séria doença pulmonar geralmente associada ao fumo.

A equipe, da John Hopkins School of Medicine, em Maryland, acredita que um composto produzido pelo brócolis, o sulforafano, aumenta a atividade da proteína NRF2 - conhecida por ser um potente antioxidante e componente de defesa dos pulmões contra inflamações.

Segundo o estudo essa ação protegeria as células dos danos causados pela doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), normalmente causada pelo fumo e que engloba um conjunto de problemas pulmonares, entre eles a bronquite crônica e o enfisema. Essa proteína aciona vários mecanismos que removem toxinas e poluentes que podem danificar as células pulmonares. "Aumentar a atividade do NRF2 pode levar à tratamentos úteis que previnem a evolução da DPOC", disse Shyam Biswal, que coordenou a pesquisa.

O estudo foi publicado em uma das últimas edições da revista científica "American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine". Para chegar aos resultados, os pesquisadores examinaram amostras de tecido dos pulmões de fumantes infectados e não-infectados pela DPOC para determinar os níveis de NRF2 nos dois grupos.

Quando comparados com fumantes que não sofriam da doença crônica, os pacientes de DPOC em estágio avançado demonstraram níveis muito menores da proteína. Por isso, os pesquisadores acreditam que tratamentos direcionados a aumentar os níveis de NRF2 podem atenuar os efeitos do estresse oxidativo provocado pela DPOC nos pulmões. Segundo o estudo, o sulforafano é capaz de restaurar os níveis reduzidos do NRF2 nas células expostas à fumaça do cigarro.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que o mesmo composto encontrado no brócolis era capaz de reverter os danos causados pela diabetes aos vasos sangüíneos do coração. "Pesquisas futuras devem ser direcionadas ao NRF2 como uma nova estratégia para aumentar a proteção antioxidante nos pulmões e testar sua habilidade em melhorar a função pulmonar de pacientes com DPOC", disse Biswal.

Um porta-voz da Fundação Britânica dos Pulmões afirmou que o estudo é importante para mostrar o desequilíbrio entre oxidantes e antioxidantes nos pulmões. "Sabemos que o brócolis contém compostos naturais, mas por enquanto os estudos foram feitos apenas em laboratórios e são necessárias mais pesquisas para descobrir se pode produzir os mesmos efeitos em humanos", disse.

A doença pulmonar obstrutiva crônica foi considerada a quinta mais letal do Brasil, segundo dados recolhidos pelo Projeto Platino, que investigou a incidência da doença no Brasil em 2003. Segundo os dados, a DPOC provoca cerca de 270 mil hospitalizações anualmente, e é causa crescente de morte no país.

Comida de buteco

Mocotó tradicional

Ingredientes

3 kg de mocotó de boi
100g de cebola picada
200g de tomate pelado
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
80g de cebolinha verde picada
2 colheres de sopa de caldo de galinha
1 colher de sopa de colorau
4 litros de água
100g de bacon
1/2 colher de sopa de alho
4 folhas de louro
1 kg de feijão branco óleo
1/2 maço de coentro
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

- Corte o mocotó em pedaços, junte todos os temperos em uma panela bem quente e com óleo, coloque a água e deixe por 1h30.
- Depois de cozido, retire os ossos e reserve a metade.
- Bata uma das metades no liqüidificador até virar creme e reserve a outra.
- Misture as duas partes e acrescente e acrescente o feijão branco cozido em água.

Nossa gente!

Mestre Laércio (de vermelho) e o amigo Bené.
Mais um de nossos afinados cantores.

Tudo volta ao seu lugar

Caros amigos.

O nosso blog "Amigos do Bar do Ceará" ficou vários dias sem atualização. Como operador da página, peço desculpas a todos, mas a falha foi involuntária. Tive um sério problema de saúde, uma trombose na panturrilha da perna esquerda e fui obrigado a permanecer de terça-feira da semana passada, até segunda-feira desta, internado no Hospital Regional de Sobradinho. Graças a Deus estou bem e em casa, e o blog volta a normalidade a partir de hoje.

Quero aproveitar para registrar aqui algumas coisas:

1) - O corpo clínico e os funcionários do hospital merecem nota 10. Todos eles, sem exceção fazem um esforço enorme para superação das dificuldades que enfrentam no dia-a-dia, entre as quais o atendimento a um público que aumenta de maneira incontrolável.

2) - Sobradinho é a principal porta de entrada para quem vem do Nordeste do país e da maioria das cidades do chamado "Entorno". O nosso hospital, projetado para atender um público alvo bem menor, vê-se obrigado hoje a estender seus braços para toda uma clientela que vem de fora e aqui procura cura para seus males. E o hospital tem que dar atendimento a ela, por todas as razões. E nem poderia ser diferente.

3) - Por isso, e por muito mais o GDF tem por obrigação mudar esse quadro de quase abandono em que se encontra a saúde por aqui. Sei que foram retiradas as horas extras dos médicos, o que pode trazer sérias conseqüências, pelo desestímulo ao esforço que esses profissionais fazem, enfrentando condições adversas como a seguida falta de medicamentos essenciais e trabalho em instalações físicas muitas vezes inadequadas, caso do Hospital de Sobradinho.

4) - O Pronto Socorro do nosso hospital é uma espécie de sucursal do horror. Pessoas idosas, doentes e enfraquecidas pela doença são obrigadas a ficar dias e dias sentadas em um banco de madeira, pois não existem leitos suficientes para todos. E pasmem, tem um único banheiro para atender dezenas de pessoas, o que é algo inaceitável.

5) - E o que dizer do atendimento de exames que os médicos solicitam aos seus pacientes? A maioria deles agora é feita no Hospital de Base , no Plano Piloto. E com muita sorte em uma semana são entregues. Eu, por exemplo, preciso fazer um exame chamado "Ecodoppler", para diagnosticar a trombose. O pedido foi encaminhado no mesmo dia em que dei entrada no hospital. Já dei alta e até agora, nada. Se o caso fosse de morte, já estaria até enterrado.

6 ) - Outra coisa. Fui encaminhado para uma consulta e acompanhamento do tratamento com um médico da especialidade "Vascular". Não há vagas, só a partir de janeiro do ano que vem. Então, o remédio é partir para o atendimento particular. E quem não tem condições para isso, como fica?

7) - Não bastassem todos esses problemas, ainda aparecem os metidos a engraçadinhos. Alguém colocou palitos de fósforos no miolo da fechadura da porta principal que dá acesso ao Raio X. Por isso, durante vários dias todos os pacientes que precisavam tirar radiografias, foram obrigados a passar pelo Pronto Socorro, o que aumentou ainda mais a confusão com o movimento de funcionários empurrando fileiras de macas.

8) - Isso que escrevi não tem o sentido de criticar por criticar. A intenção é que de alguma maneira estas palavras cheguem ao conhecimento das autoridades do GDF, e que estas façam alguma coisa para melhorar a saúde deste nosso povo tão sofrido.

9) - Essas más condições a que me refiro, dizem respeito apenas ao Pronto Socorro. Os demais setores do Hospital foram recentemente reformados e atendem todas as necessidades. Sei também, que toda a rede hospitalar pública do Distrito Federal passa pelos mesmos problemas. Não é exclusividade do nosso Hospital de Sobradinho, que apesar do relatado acima ainda é considerado o melhor entre todos das chamadas cidades satélites.

Nilo Dias - Operador do blog

Paceientes com sorte, ainda conseguem deitar em macas colocadas nos corredores do hospital.

Outras pessoas que estiveram hospitalizadas

Nesses dias que passei hospitalizado encontrei algumas pessoas conhecidas por lá. A nossa amiga e frequentadora do Bar do Ceará, a Maria do Ferrinho passou por delicada intervenção cirúrgica e quando eu pensava que ela já estivesse bem e em casa, acabo de ser informado que amanhã será operada de novo. Uma das filhas da dona Rita (amiga da Maria e do Ferrinho), sentiu-se mal e teve de passar uma noite em observação no Pronto Socorro. O mesmo aconteceu com uma das filhas da amiga Nina, comerciante da Feira Modelo.

Maria do Ferrinho será mais uma vez paciente de interevenção cirúrgica. O blog do Bar do Ceará deseja a ela uma total recuperação e um breve retorno ao convivio dos amigos.