sexta-feira, 19 de abril de 2013

Copa do Brasil 2013

Flagrantes fotográficos do jogo Sobradinho X Botafogo

Fotos: Franco Rithele, do Clube do Esporte-DF








Fotos: Guilherme Macedo, do Clube do Esporte-DF




Copa do Brasil 2013

Põe na conta do Donizete

Postado por: Clébio Junior do Clube do Esporte-DF

Goleiro Donizete foi o grande responsável pelo empate do leão da serra contra o Botafogo – Foto: Franco Rithele

Sobradinho e Botafogo são clubes que tem muitas coisas em comum, principalmente as cores e o fato de os dois clubes já terem firmado uma parceria no passado. Talvez isto explique o ar de quase irmandade que pairou o confronto entre as duas equipes válido pela primeira fase da Copa do Brasil 2013.

Para o Leão da Serra, simbolizava o retorno a uma competição nacional após 27 anos. A última vez havia sido na longínqua e conturbada Copa Brasil 1986, que o clube disputou por ter sido o campeão candango do ano anterior e na qual chegou a avançar até a segunda fase do torneio.

Um grande público, como é de praxe em jogos deste porte em Brasília, compareceu para prestigiar o espetáculo. Os torcedores do Glorioso eram a maioria esmagadora e viviam a expectativa de ver Seedorf e cia. atuando pela primeira vez diante de seus olhos.

A bola rolou e o jogo se mostrou em seu desenrolar como um misto de sonolência com lampejos de belas jogadas e criatividade, principalmente pelos passes de Seedorf e pelas tentativas de abrir o marcador por parte de Rafael Marques. Ao Sobradinho restou a princípio o papel de coadjuvante na festa da torcida botafoguense, mas podemos dizer que o Alvinegro Serrano vendeu caro sua figuração pois, apesar da nítida dificuldade de criação de jogadas resultando consequentemente numa atuação apagada do atacante Laécio, conseguiu segurar o ímpeto do adversário mesmo tendo no papel um elenco tecnicamente mais inferior.

As principais jogadas de perigo no primeiro tempo foram botafoguenses e vieram dos pés de Fellype Gabriel, que chutou forte e de primeira sobre o gol de Donizete aos sete minutos, e de Rafael Marques, que recebeu a bola na entrada da área e invadiu ficando de cara pro gol aos 26 – só não concluiu porque Cauê alcançou o atacante e atrapalhou sua jogada.

Na etapa complementar um outro nome iria ofuscar as estrelas do time carioca: o goleiro leonino Donizete. A blitz botafoguense se tornou mais intensa e seus companheiros de defesa se seguraram como pôde para manter o placar zerado, já que era nítida a falta de vontade ofensiva por parte do Sobradinho.

O time local se fechou de um jeito que o ataque do adversário até conseguia finalizar, mas sem precisão e sem eficiência. Quem se sobressaía nas tentativas de gol era o atacante Vitinho. Numa das oportunidades o jovem jogador pegou sobra na grande área e arriscou, a bola desviou na zaga e saiu mansinha pelo lado esquerdo de Donizete.

Se o Botafogo não conseguia concluir com precisão o zagueiro Cauê, do Sobradinho, resolveu dar uma força: desviou a bola sem querer contra a própria meta e quase marcou contra. O gol só não aconteceu porque Donizete o evitou com uma jogada típica de líbero de vôlei.

O Leão da Serra só conseguiu ir ao ataque nos acréscimos. Laécio recebeu a bola dentro da área e, livre de marcação, mandou para o fundo das redes. A alegria do gol durou pouco, pois o juiz havia marcado impedimento do atacante.

“Eles quase não chegaram no ataque. Agora é pensar no carioca pois só enfrentaremos o Sobradinho na próxima quinta, onde vamos com a mesma intenção de jogar para frente”, disse o volante Marcelo Mattos.

“Fomos cautelosos demais, temos que atacar um pouco mais. O lado positivo foi que não tomamos gol, mas vamos buscar o resultado lá no Rio de Janeiro”, disse o lateral Zé Carlos.

Com o placar zerado o Sobradinho volta a enfrentar o Botafogo na próxima quinta no estádio Raulino de Oliveira. O time candango se classifica com qualquer empate com gols, já em caso de novo 0 a 0 a decisão sairá nos pênaltis.

COPA DO BRASIL – PRIMEIRA FASE – JOGO DE IDA

17/04/2013 – 19:30 – Estádio Walmir Campello Bezerra – Gama/DF
Sobradinho 0 X 0 Botafogo
Sobradinho: Donizeti - Ronaldo - Cauê - Alysson e Zé Carlos - Ramon - Túlio (Jean) - Ítalo (Juninho) e Mário Lúcio (Filipe Cirne) - Edinho e Laécio. Técnico: João Carlos Cavalo
Botafogo: Jefferson - Edilson - Bolívar - Dória e Júlio César (Gilberto) - Marcelo Mattos - Jadson (Bruno Mendes) - Lodeiro (Vitinho) e Seedorf - Fellype Gabriel e Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira
Público: 13.042 pagantes
Renda: R$ 615.330,00
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO), auxiliado por Edilson Frasao Pereira e Francisco Casimiro de Souza (TO). Reserva: Vanderlei Soares de Macedo (DF). Assessor: Raimundo Lopo (DF)
Cartões amarelos: Cauê (Sobradinho) e Dória e Bolívar (Botafogo).
Cartão vermelho:: Juninho (Sobradinho)

O goleiro Donizete, do Sobradinho, foi o grande nome do jogo. (Foto: Franco Rithele, do Clube do esporte-DF)n