quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sobradinho anuncia Branco como técnico e parceria com Uniceub

Por Guilherme Carvalho - Especial para o Clube do Esporte DF

Quem passou desavisado pelo Uniceub, no início da tarde desta terça-feira (04), nem desconfiou que o futebol de Brasília recebia o reforço de um campeão mundial. Em entrevista coletiva para aproximadamente 100 pessoas, o Sobradinho Esporte Clube anunciou Branco, ex-lateral da seleção brasileira, como técnico para 2013. O ex-jogador do Fluminense chegou bem humorado para a entrevista e recebeu várias mensagens de apoio.

A coletiva durou duas horas e serviu também para firmar a parceria entre o time de Sobradinho e o Uniceub. A parceria, segundo João Herculino, diretor da instituição, pretende seguir o caminho traçado pelo vitorioso time de basquete de Brasília, além de dar fim à crise do futebol brasiliense. “A forma como Brasília abraçou o time de basquete foi uma coisa fantástica. Com o mesmo empenho que abraçamos o basquete daqui, abraçaremos o futebol do Sobradinho”, explicou.

Os cursos da área de saúde que tenham alguma ligação com o futebol (nutrição, educação física, psicologia) serão colocados a disposição do time candango. João Herculino se mostrou satisfeito com a sociedade, o que não o impediu de chamar Branco de Carlos Leal, até ser corrigido por Branco, que se chama Cláudio Ibraim Vaz Leal.

Ricardo Vale, presidente do Sobradinho, classificou a vinda do tetra campeão como um momento histórico para o clube e mostrou confiança de que a contratação será importante, não só para o crescimento do clube, mas para o futebol de Brasília. Além do presidente, dirigentes e parte da torcida organizada “Garra”, estavam presentes na apresentação do reforço.

O momento do esporte na capital federal pesou para que Branco aceitasse o novo emprego. "Eu gosto de desafios. Tinha propostas de times brasileiros, mas a posição deles na tabela era, com todo respeito, muito ruim. Tinha também uma proposta do mundo árabe, mas preferi vir para cá porque acredito que o futebol de Brasília passa por um momento propício para crescer", ressaltou.

Apesar disso, Branco frisou que não será uma responsabilidade só dele. "Ninguém faz nada sozinho. Eu não sou milagreiro, que vou chegar e tudo vai melhorar. Nós vamos trabalhar em conjunto. O time, a torcida, a mídia, todos. Brasília, pelo que representa, pelo poder aquisitivo, merece um futebol mais forte", disse.

Sobre o time que pretende montar para a próxima temporada, o técnico do Leão da Serra já definiu o perfil das contratações. "Não quero jogador que venha pra Brasília para passear. Quero jogador que venha disposto a dar o melhor", cravou.

Segundo o técnico, o estado físico dos jogadores será determinante para a escalação. "Os primeiros cinco dias de trabalho, no ano que vem, serão só de exames. Quem tiver bem entra. Quem chegar aqui maior do que eu, pode ser qualquer um, vai demorar para brigar por vaga no time”, contou.

Perguntado sobre como ele avalia a estrutura do clube em conjunto com a faculdade, Branco mostrou otimismo. “Antes de acertar, vim aqui e vi o que era oferecido e gostei. Um dos clubes que eu fiz mais sucesso foi o Genova, da Itália. Joguei três anos lá, e fomos vice campões da Europa. A estrutura de lá era pior do que a estrutura que eu tenho aqui no Sobradinho”, finalizou.

Branco trabalhou como técnico do Figueirense até maio de 2012 e foi campeão mundial com a seleção em 1994, marcando o gol de falta que classificou o Brasil para semifinal da competição. Já o Sobradinho não ganha um título regional desde 1986. O início do Candangão 2013 será no dia 19 de janeiro.

Foto: Agência NebTV

Liga Sul-Americana de Basquete

Uma terça-feira para se esquecer

Por Rener Lopes  - Clube do Esporte DF

Marcação cerrada fez com que o Regatas Corrientes abrisse 30 pontos de diferença para o time candango. No final do jogo, vitória confirmada da equipe argentina

O Uniceub/Brasilia não se encontrou em quadra, atuou de maneira ruim e perdeu a primeira partida das finais da Liga Sul-Americana de basquete para o Regatas Corrientes por 74 a 61, na noite desta terça-feira (04).

O cestinha da partida foi Meyinsse, do Regatas, com 22 pontos. Pelo lado do Uniceub/Brasilia, quem se destacou foi Nezinho, que fez 16 pontos.

A equipe candanga volta a quadra nesta quarta-feira (05), às 21h10, quando encara o Flamengo necessitando da vitória para ainda tentar conseguir o título da competição. Já o Regatas Corrientes recebe o Peñarol, que perdeu para o Flamengo por 79 a 78, no jogo de fundo, às 23h20.

Foto: Marcelo Figueras/Fiba Américas.