terça-feira, 22 de maio de 2012

Tudo igual entre Brasilia X Pinheiros na NBB

O Pinheiros/SKY conseguiu o empate na semifinal do NBB ao superar, neste domingo (20), o Uniceub/BRB/Brasília, e igualou o placar da série em 1 X 1. Na frente desde os primeiros minutos, os paulistas não perderam a liderança em nenhum momento e fecharam a partida com vitória por 81 X 65.

O armador Figueroa foi o cestinha do Pinheiros, com 20 pontos, deixando a quadra com 100% de aproveitamento nas tentativas. Quem também se destacou foi o ala/pivô Olivinha, com 18 pontos e sete rebotes. Do outro lado, o ala/pivô Guilherme Giovannoni foi o principal anotador, com 20 pontos.

Empurrado pela torcida que compareceu em bom número ao Ginásio Henrique Villaboim, o Pinheiros começou melhor na partida e rapidamente abriu 7 a 0 sobre o rival. Com uma defesa forte e forçando muitos erros do ataque brasiliense, os donos da casa se mantiveram o tempo todo na frente. Quando o placar apontava 13 a 4, o técnico do Brasília José Carlos Vidal pediu tempo, tentando frear a arrancada paulista.

Mas nem mesmo a parada esfriou o ânimo dos mandantes, que fecharam o primeiro período com 13 pontos de vantagem, 26 X 13.

A diferença chegou a alcançar 21 pontos no início do segundo quarto, quando Figueroa acertou duas bolas consecutivas de 3 pontos restando 6:18 para o intervalo. Novo pedido de tempo dos brasilienses, que desta vez voltaram para quadra com outra postura. Comandados por Giovannoni, autor de dez pontos no período, os candangos iniciaram a reação e a diferença caiu para 11, 41 a 30.

A recuperação brasiliense parecia que ia continuar quando Tischer cravou e fez os primeiros dois pontos do segundo tempo, mas ai apareceu Olivinha, que com um arremesso de 3 pontos e uma jogada de cesta e falta, anotou seis tentos consecutivos para esfriar a reação adversária.

A partir daí, a diferença passou a girar sempre em torno dos 15 pontos. De um lado o Brasília buscava seus pontos, principalmente com o armador Nezinho, e do outro o o Pinheiros respondia com Figueroa, calibrado nos arremessos de longa distância.

E assim seguiu até o final de partida. Apesar dos esforços dos visitantes, os donos da casa souberam administrar a boa vantagem, evitando a aproximação do rival.

“O Mortari [técnico] pediu para a gente repetir o que fizemos no primeiro jogo, quando jogamos os primeiros 35 minutos muito bem. Então entramos muito concentrados e imprimimos um ritmo forte do início ao fim. Conseguimos executar uma defesa muito boa também, por isso sofremos só 65 pontos, mesmo contra uma equipe forte como a de Brasília”, analisou o ala/pivô Olivinha, do Pinheiros.

As duas equipes voltama se enfrentar nesta terça-feira (22), novamente em São Paulo, pelo jogo 3 da série. “Quando marcamos mal, também atacamos mal, porque você fica com aquela obrigação de pontuar no ataque. Jogamos ‘na subida’ hoje o jogo inteiro, ficamos atrás o tempo todo e não deu para buscar. Temos que ver o vídeo, analisar o que deu errado e corrigir para o próximo jogo”, comentou o ala/armador Alex, do Brasília.

Time do Uniceub/BRB/ Brasília não foi bem.

Candangão 2012

Ceilândia é o campeão do DF

Sérgio Porto

Derrota de 1 X 0, não foi suficiente para tirar a taça do Ceilândia

Na tarde deste sábado, no Estádio Abadião, na cidade de Ceilândia-DF, o time do Ceilândia, comandado por Adelson de Almeida recebeu a equipe do Luziânia-GO, na partida final do Candangão 2012. O Ceilândia havia vencido o primeiro jogo por 1 X 0 e tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais. E, mesmo sendo derrotado por 1 X 0, com gol de Chefe aos 44 minutos para o Luziânia, o Ceilândia sagrou-se bicampeão candango.

A partida começou disputada, com o Luziânia partindo para o ataque, pois o técnico João Carlos Cavalo entrou com três atacantes. O Ceilândia então passou por perigos no primeiro tempo, tanto que Chefe abriu o placar. No segundo tempo, o Ceilândia equilibrou a partida, tendo chances para empatar, com os experientes Dimba e Cássius. Mas o jogo encerrou no placar do primeiro tempo, 1 X 0 Luziânia.

Apesar da derrota, a festa do time do Ceilândia começou quando do apito final do árbitro Almir Camargo. A invasão da torcida e dos dirigentes e jogadores foi muito grande. O meia Allan Delon que não tinha atuado no primeiro jogo, destacou no microfone de Rádio Fibra, a importância do título. "Mais uma vez sou campeão candango e a segunda só com a camisa do Ceilândia. É muito bom levantarmos o caneco de novo. Agora é comemorar o título".

Já Dimba, artilheiro do clube campeão com 11 gols, se emocionou no discurso. "Estou muito feliz, pois com 38 anos sou campeão mais uma vez. Foi meu último título pelo futebol. Parabéns a esta cidade que me acolheu e o time onde comecei a atuar. Vamos esperar a série D que já começa no domingo que vem", disse.

O presidente de honra do clube, Aridelson de Almeida, já pensa no futuro. "Faremos uma reunião de diretoria para definirmos nossa participação na série D. Já adianto que faremos um investimento de R$ 1 milhão de reais na reforma do Estádio Abadião, melhorando arquibancadas, gramado e sistema de iluminação".

O título candango de 2012 ficou em Brasília. O Ceilândia campeão e o Luziânia-GO, vice-campeã, representam Brasília na Copa do Brasil de 2013. O Ceilândia será o representante candango na série D de 2012. O time brasiliense estréia no dia 27 de maio, em Aparecida de Goiânia, diante do Aparecidense-GO. (Fonte:site Futebol do Interior).

Ceilândia chegou ao título com merecimento.