domingo, 3 de março de 2013

Candangão 2013

O primeiro finalista é colorado

Por Clébio Junior, do Clube do Esporte-DF

E temos o primeiro finalista da Taça JK, primeiro turno do "Candangão 2013". Por ter tido a melhor campanha da primeira fase, o Brasília era apontado como favorito à vitória. Não venceu, mas assegurou a vaga revertendo um placar adverso diante de um ousado Sobradinho.

Ousado porque iniciou o jogo pressionando o adversário. Tanto que marcou logo cedo num lance deveras esquisito: Laécio rolou para Edicarlos, que meteu uma bomba na trave esquerda de Marcão, aos nove minutos do primeiro tempo. A bola podia simplesmente ter se perdido depois disso, mas o arqueiro colorado fez o favor de dar uma manchete no rebote e colocar pra dentro, bizarrice que abriu o marcador para o "Leão da Serra".

O Brasília até chegou a esboçar uma reação – Vitinha chutou uma bola que passou rente ao gol. Mas, aos 25, Mário Lúcio fez um cruzamento cirúrgico que Láecio cabeceou certeiro. Marcão não alcançou e viu o time alvinegro ampliar para 2 X 0. Com isso o atacante do Sobradinho marcou seu sétimo gol na competição e disparou na artilharia.

Após isso, foi só pressão do time do Brasília. No entanto, seu ataque encontrava imensa dificuldade para ultrapassar a defesa do Sobradinho, de modo que o resto da etapa inicial, se limitou às tentativas de chutes de fora da área de Giba e Luquinhas.

No intervalo "Gauchinho" fez a substituição que decidiu o jogo: tirou o apagado Kaká e promoveu a entrada de Paulinho. Mas antes de qualquer coisa, o "Colorado" marcou um gol relâmpago com cruzamento de Bruno Paraíba e com Giba vencendo a marcação para diminuir o placar de cabeça. O relógio marcava 24 segundos da segunda etapa.

O time de João Carlos Cavalo acusou o cansaço e permitiu que o adversário dominasse de vez o jogo, de modo que aos 37, a dupla Giba-Paulinho decidiu a partida: o primeiro fez o pivô para Paulinho, que meteu uma bomba rasteira no canto direito de Donizete. Era o gol do empate e da classificação.

Assim como contra o Luziânia, o técnico "Gauchinho" teve que contar com a dupla autora dos gols para reverter um placar adverso, mostrando que o "Colorado" está bem servido de peças e que vem com tudo em busca da conquista do primeiro turno.

Já para João Carlos Cavalo, é hora de se voltar para a "Taça Mané Garrinch"a com seu elenco que demonstra uma atitude bem mais forte do que a do início do campeonato, sendo que agora tem grandes chances nesta nova tentativa de conquistar a vaga na final. O adversário da final sairá do confronto entre Brasiliense e Gama, marcado para hoje, às 18h30.

Brasília: Marcão - Bruno Paraíba - Danilo - Felipe e Breno - Pedro Ayub - Marciel (Daniel) - Luquinhas e Vitinha (Valdeir) - Kaká (Paulinho) e Giba . Técnico: Gauchinho

Sobradinho: Donizetti - Patrick - Cauê - Fabão e Zé Carlos (Anderson) - Ramon - Túlio - Hildo e Mário Lúcio (Ítalo Fernandes) - Edicarlos (Mozar) e Laécio. Técnico: João Carlos Cavalo

Público: 1.005 pagantes. Renda: R$ 5.710,00. Árbitro: Sávio Sampaio, auxiliado por Marrubson Melo e Luciano Benevides. Reserva: Rafael Diniz. Cartões amarelos:  Felipe e Luquinhas (Brasilia) e Patrick, Ramon, Túlio, Hildo, Mário Lúcio e Mozar (Sobradinho)

Paulinho e Giba foram responsáveis por dar a classificação ao Brasília. Adversário sai do confronto entre Brasiliense e Gama. (Foto: Guilherme Macedo/Agência Clube do Esporte DF)