sábado, 23 de janeiro de 2010

Gente da gente

Com satisfação começamos hoje uma nova coluna em nosso blog: "GENTE DA GENTE", que será publicada todos os sábados. E para abrir com chave de ouro, nada melhor do que conhecermos a vida do mais idoso frequentador do BAR DO CEARÁ, o querido Amigo LUIZ GONZAGA DO AMARAL.

Nasceu no dia 29 de março de 1925, em Recife, Pernambuco. Mas é matogrossense de coração, porque foi para lá com apenas 2 anos de idade. Seu pai, o português Eduardo Correia, engenheiro-agrônomo e sua mãe, a pernambucana dona Maria Amélia Borba Amaral, do lar se mudaram para Corumbá, na época pertencente ao estado de Mato Grosso. Com a divisão do Estado, passou a integrar o Mato Grosso do Sul.

E foi em meio a natureza exuberante do Pantanal que o seu Luiz, como nós o chamamos, se criou. Em 1938, depois de ter se especializado em Radiologia, foi morar no Rio de Janeiro, onde ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

E graças a isso teve a oportunidade de conhecer o mundo. Se aposentou na década de 80, quando transferiu residência para Brasília. Acostumado ao trabalho, foi contratado pelo Hospital das Forças Armadas do Distrito Federal, ao início de 2003.

É casado com dona Elenir Costa Amaral, de cuja união nasceram dois filhos: o médico Paulo César Costa Amaral, que reside no Rio de Janeiro e a pedagoga Sandra Fátima Amaral da Cunha, casada com o também pedagogo Célio da Cunha, que reside no Lago Nortee, em Brasília. (Nilo Dias)

Minha companhia na praia

Destaque esportivo (2)

Andrade terá quase a força máxima no esburacado campo do Engenhão

Eduardo Peixoto e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro

A principal atração do jogo entre Flamengo e Bangu, neste sábado, às 17h, no Engenhão, sem dúvida é a estreia de Adriano e Vagner Love no Carioca. O palco para a badalada dupla de ataque é que talvez não seja o ideal, já que o gramado do estádio não está nas melhores condições.

Mas o que importa é que a torcida rubro-negra poderá ver de perto suas principais esperanças de gol em 2010. Mesmo sem ter a certeza de que a dupla será bem municiada. Afinal, Andrade confirmou que Petkovic ficará como opção no banco de reservas e Vinícius Pacheco será o titular.

Em compensação, o treinador não terá um time tão desfigurado em campo. Se nas duas primeiras rodadas ele teve apenas quatro titulares à disposição, contra o Bangu será bem diferente. São apenas dois reservas em campo neste sábado: o próprio Vinícius Pacheco e Everton Silva, que jogará improvisado na lateral esquerda já que Juan cumpre suspensão.

Na zaga, volta a dupla titular com Ronaldo Angelim e Álvaro, que cumpriu suspensão pela expulsão contra o Duque de Caxias. E o lateral-direito Leonardo Moura estreia no Carioca após a cirurgia no nariz para a retirada de um tumor.

Com a equipe quase toda nas mãos, Andrade só quer controlar a ansiedade do time, da torcida e a dele mesmo. "A ansiedade é por parte de todos. Tem Adriano, Love, Léo Moura voltando. O time se encorpa um pouco mais, mas o grupo que vinha jogando me deixou satisfeito", disse o treinador, que não teve dúvidas em escalar Love e Adriano pela primeira vez.

O Imperador mostrou que está recuperado da queimadura no pé esquerdo. Esta semana, fez alguns treinos usando chuteiras. E o principal reforço do Flamengo para 2010 foi regularizado. Love chega com sede de gols no clube de seu coração. "É a estreia mais aguardada da minha vida", disse o atacante, que enfrentará o time do bairro onde foi criado.

Ele cresceu em Bangu e chegou a atuar nas categorias de base do time. "É uma coincidência grande", comentou Love. O Bangu, por sua vez, terá muito trabalho pela frente. Não bastasse o fato de enfrentar a dupla Love e Adriano, o técnico Marcelo Buarque tem outra preocupação: apagar a má impressão deixada nas primeiras rodadas.

Seu time perdeu por 3 X 0 os dois primeiros jogos do Carioca, contra o Boavista e o Fluminense. Mas ele garante que nada disso será capaz de abalar seus jogadores contra o Flamengo. "O Bangu não vai se intimidar com o Flamengo dentro de campo. É claro que temos que tomar cuidado, pois eles têm um time muito qualificado, mantiveram a base do time campeão brasileiro e trouxeram ótimos reforços, como o Vagner Love, por exemplo. O Bangu vai dar tudo de si e nós também temos tudo para fazer um bom jogo", disse Buarque.

BANGU: Marcos Leandro, Uillian Souza, Carlos Renan, Abílio e Bruno Santos; Marcão, André Oliveira, Digão e Tiano; Somália e Pipico. `´ec nico: Marcelo Buarque.
FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, Álvaro, Ronaldo Angelim e Everton Silva; Toró, Fernando, Kleberson e Vinícius Pacheco; Adriano e Vagner Love. Técnico: Andrade.
Estádio: Engenhão.
Data: 23/01/2010.
Horário: 17h
Árbitro: Wagner dos Santos Rosa.
Auxiliares: Silbert Faria Sisquim e Wendel de Paiva Gouvea.

Com Love e Adriano, Fla encara o Bangu.

Destaque esportivo (1)

Líder isolado, Portuguesa tenta se manter 100% no Estadual e encara o Bragantino

Três jogos abrem a rodada do Paulista, neste sábado. Além de Braga x Lusa, a Ponte Preta encara o Monte Azul, e o São Paulo pega o Rio Claro

GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Único time com 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista após dois jogos, a Portuguesa – com seis pontos – volta a campo neste sábado para tentar se manter na ponta da tabela e aproveitar ao máximo os tropeços de alguns dos favoritos ao título neste início de temporada.

O rival da Lusa será o Bragantino – primeira vítima do Corinthians de Roberto Carlos e Ronaldo – no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, às 19h30m (de Brasília), pela terceira rodada.

Com apenas um gol sofrido na competição, o time da capital aposta na sua força defensiva para conseguir mais um resultado positivo. "Nós trabalhamos duro para fazer a nossa parte e deixar o pessoal do ataque mais tranquilo para resolver o jogo. A equipe mudou muito pouco do ano passado e o entrosamento facilita as coisas", avaliou o zagueiro Preto Costa, em entrevista ao site oficial da Portuguesa.

Para a partida, o técnico Vagner Benazzi deverá promover a reestreia do voltante Marcos Paulo, na vaga de Henrique. Thiago Gomes, Athirson e Rafael Silva – entregues ao departamento médico – desfalcam.

No Braga, que segue sem o atacante Léo Jaime, contundido, o meia Adãozinho pode estrear. Mais cedo, às 17h, Ponte Preta e Monte Azul, em busca de suas primeiras vitórias no Estadual, abrem a rodada, no Moisés Lucarelli, às 17h. Fechando o dia e tentando se recuperar de um início de ano conturbado dentro de campo, o São Paulo – com apenas um ponto somado - recebe o Rio Claro, no Morumbi, também às 19h30m.

Sete jogos no domingo

Outras sete partidas completam a rodada, no domingo. Pela manhã, às 11h, Santo André e Paulista dão início às atividades do dia, no Bruno José Daniel. Em casa, o Ramalhão tenta vencer a primeira, após dois empates consecutivos, mas terá pela frente uma equipe embalada pelo triunfo em casa na quarta.

No Anacleto Campanella, o São Caetano recebe o Sertãozinho, às 17h. Para se manter na briga pelas primeiras posições, a equipe do ABC Paulista, que soma quatro pontos, vai a campo com força máxima. "Quero um time tranquilo, que movimente a bola e chegue ao gol com objetividade ", disse o técnico Antônio Carlos Zago, ao site oficial do Azulão.

No mesmo horário, o Corinthians encara o Oeste, em Araraquara, enquanto o Palmeiras recebe o Ituano, de Juninho Paulista, no Palestra Itália. A rodada se encerra com três confrontos às 19h30m.

Após atrapalharem os planos de tricolores e alviverdes, respectivamente, na quarta-feira, Mirassol e Baruri se enfrentam no José Maria de Campos Maia. Enquanto isso, o Botafogo-SP tenta vencer mais uma fora de casa, diante do Rio Branco.

Longe de sua torcida, o Santos, do técnico Dorival Júnior, vai ao estádio Papa João Paulo II pegar o Mogi Mirim.

Terceira rodada
Sábado, 23 de janeiro
17h - Ponte Preta x Monte Azul
19h30m - São Paulo x Rio Claro
19h30m - Bragantino x Portuguesa
Domingo, 24 de janeiro
11h - Santo André x Paulista
17h - Oeste x Corinthians
17h - Palmeiras x Ituano
17h - São Caetano x Sertãozinho
19h30m - Mogi Mirim x Santos
19h30m - Mirassol x Barueri
19h30m - Rio Branco x Botafogo
Regularizado, o volante Marcos Paulo deve fazer sua reestreia pela Portuguesa neste sábado