sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Conheça Planaltina-DF


Fotos: Divulgação de Planaltina-DF

Histórico

A partir da primeira metade do século XVIII, teve início a exploração das minas de ouro e esmeralda e o povoamento do interior de Goiás pelos bandeirantes. Desde então essa região passou a ser freqüentada como ponto de passagem da estrada real, utilizada para o escoamento de ouro e arrecadação de dízimos territoriais à coroa.

Os documentos existentes não indicam a data exata da fundação de Planaltina, embora acredita-se que seja 1790.

Segundo a tradição oral, o primeiro nome do povoado foi "Mestre D'armas", devido ao fato de que na região se instalara um ferreiro, perito na arte de concertar e manejar armas que recebeu o título de "Mestre", expressão que passou a identificar o local.

Atribui-se, entretanto, a fundação do núcleo em que se originou Planaltina a José Gomes Rabelo, fazendeiro que se transferiu da então capital da Província de Goiás para a Lagoa Bonita, estendendo posteriormente suas posses até à morada do "Mestre D'armas". 

Construíram uma capela de taipa, em pagamento de voto feito a São Sebastião, para se livrarem de uma epidemia que os atacava na época. Dona Marta Carlos Alarcão encomendou de Portugal, uma imagem do santo, trabalhada em madeira, para ser colocada na capela, sendo mais tarde substituída por outra maior, ao ampliarem a construção. A atual Igreja de São Sebastião conserva até hoje as mesmas características da sua criação.

O território onde se situava "Mestre D'armas" pertenceu, de início, à Vila de Santa Luzia, hoje Luziânia, tendo-se transferido para o julgado de couros (Formosa) em 20 de junho de 1837. Sucessivas anexações e desanexações ocorreram, a partir de então, provocadas por manifestações da população local, levando o povoado a pertencer, de acordo com as preferências do poder dominante, ora a Vila de Santa Luzia, ora a Vila de Formosa.

Em 19 de agosto de 1859 pela Lei nº 03 da Assembléia Provincial de Goiás, criou-se o distrito de "Mestre D'armas", que nos termos da Lei ficou pertencendo ao município de Formosa. Esta mais tarde passou a ser a data oficial da fundação da Cidade de Planaltina, nos termos do disposto no artigo 2º do Decreto "N" nº 571, de 19 de janeiro de 1967.

Em 19 de março de 1891, o "Arraial de São Sebastião de Mestre D'armas" é elevado à categoria de vila por decreto do presidente da província, Antônio de Faria Albernaz, desmembrando-se de Formosa.

Em 1892 instalou-se a vila, após a doação de casas para estabelecimento da intendência, cadeia pública e escolas. Neste mesmo ano, aconteceu um fato que ligou definitivamente a história de Planaltina à de Brasília. Trata-se da vinda da Comissão Cruls que realizou os primeiros estudos para implantação da futura Capital Federal no Planalto Central. 

A Comissão era composta por astrônomos, médicos, farmacêuticos, geólogos, botânicos, etc. Como resultado de seu trabalho, foi demarcada a região do quadrilátero de 14.400 Km² onde se construiria a nova Capital, bem como se produziu um relatório detalhando o levantamento geral da região. Só mais tarde estes estudos foram retomados.

Em 1910 a vila de "Mestre D'armas" teve seu nome alterado, desta vez para Altamir devido à beleza do local visto do alto, pois Planaltina fica situada numa encosta de agradável vista panorâmica.

A partir de 1917, a vila passou por uma transformação com o surgimento de indústrias e charqueadas, empresas de curtume, fábricas de calçado, usina hidrelétrica e a estrada de rodagem ligando Planaltina a Ipameri. Neste mesmo ano em 14 de julho pela lei nº 451, passou a denominar-se Planaltina.

No dia 7 de setembro de 1922, com uma caravana composta de 40 pessoas, foi assentada a Pedra Fundamental no Morro do Centenário, na Serra da Independência, situada a 9 Km da cidade de Planaltina.

Entrada Norte da cidade.

Paróquia de São Sebastião.

Igreja de São Sebastião.

Interior da Igreja de São Sebastião.

Colégio Técnico de Brasília.

Praça dos Namorados.

Fórum.

Praça Salviano Guimarães.

As ruas são bem arborizadas.

Praça São Sebastião.

Antiga Prefeitura.

Avenida Erasmo de Castro.


Estádio Adonir Guimarães.

Bonita vista do Setor Tradicional.

A cidade tem muito verde.

Museu Histórico.

Morro da Capelinha.

Construção moderna.

Praça infantil.

Prédio antigo, precisando ser restaurado.

Casarão Hotel.

Rua de bairro.

Rua bem cuidada.

Casa restaurada.

Prédio do Ministério Público.

Entrada do Parque de Exposição.

Casa antiga que necessita de restauração.


Entrada do "Vale do Amanhecer", um dos principais bairros da cidade.

Entrada do templo principal do "Vale do Amanhecer".

Imagem de Cristo, em uma das ruas do "Vale do Amanhecer".

Um dos símbolos do "Vale do Amanhecer".

Vista do "Vale do Amanhecer".

Vista aérea do "Vale do Amanhecer".