sábado, 10 de janeiro de 2009

Fotos do dia

Esse time joga mais que a Seleção do Dunga. Em pé: João, Carlinhos, Bento, Orlandinho, André, Chiquinho e Robertinho. Sentado, o mestre Laércio. Sobre a mesa, os apetrechos do jogo.

O amigo Ferrinho e uma jovem frequentadora do bar.

A "gatinha" do dia

Bar também é cultura

10 mitos médicos que muita gente ainda acredita

Por Redação Yahoo! Brasil

O 'British Medical Journal' trouxe uma matéria assinada por dois médicos americanos, Rachel Vreeman e Aaron Carroll, sobre os chamados "mitos médicos". O objetivo é buscar a verdade científica. Um dos exemplos é que comer à noite engorda mais: não é verdade, as calorias que consumimos vão engordar independente da hora em que as ingerimos. Eis outros exemplos, tirados do 'British Medical Journal':

1. Açúcar causa hiperatividade em crianças:
Independentemente do que os pais possam acreditar, o açúcar não pode ser responsabilizado pela perda de controle deles sobre os filhos", afirmaram os médicos Rachel Vreeman e Aaron Carroll , explicando que nenhum estudo, até hoje, mostrou algum papel do açúcar nos distúrbios comportamentais.

2. Há mais suicídios nos feriados:
"Feriados podem fazer surgir o pior de nós", comentaram Vreeman e Carroll, mas isso não é o suficiente para fazer ninguém se matar, mesmo nos meses de muito frio, quando ninguém sai de casa. Ao contrário: pesquisas assinalam que há mais suicídios nos meses onde se faz mais calor.

3. Manter a cabeça desprotegida faz o corpo perder calor:
Todo mundo adere ao uso do gorro ou do chapéu quando começa a esfriar a temperatura. No entanto, estudos mostram que o corpo não perde calor só porque a cabeça está eventualmente desprotegida. "Qualquer parte descoberta do corpo perde calor" de maneira proporcional, afirmam os médicos. "Assim, se estiver frio lá fora, deve-se proteger o corpo. Se você quiser manter sua cabeça coberta, é problema seu."

4. Comer à noite engorda mais:
Diz a lenda que, para evitar ganho de peso, é preciso comer menos à noite. Mas isso não faz diferença. "As pessoas ganham peso porque consomem mais calorias do que queimam", argumentam os médicos.

5. É possível curar ressaca:
"A ressaca é causada pelo consumo excessivo de álcool. Assim, o modo mais efetivo de evitar a ressaca é consumir álcool com moderação, ou nem consumi-lo." Resultado: não há nada no campo da medicina que faça a ressaca desaparecer, a não ser esperar o efeito do álcool passar ou esperar que ele seja todo eliminado.

6. Deve-se beber ao menos oito copos de água por dia:
"Estudos sugerem que é possível atender à necessidade de líquidos por meio de uma típica dieta de consumo de sucos, leite e mesmo café", afirmam os médicos. "Em contrapartida, beber água demais pode ser perigoso - pode até matar."

7. Usamos apenas 10% do nosso cérebro:
"Nenhuma área do cérebro fica completamente silenciosa ou inativa." Pesquisas comprovam que as pessoas usam muito mais do que 10% da capacidade cerebral, segundo os médicos. Este é um mito antigo, "propagado por múltiplas fontes que defendem o poder da auto-ajuda e do desenvolvimento de habilidades latentes".

8. Depois de morrermos, cabelo e unhas continuam a crescer:

Imagine que mórbido seria se isto fosse verdade. O antropólogo forense William Maples garante que a ideia é um mito, mas admite uma base biológica para ele. Como o perito e muitos dermatologistas explicam, a desidratação do corpo pode provocar um recuo da pele, criando a aparência de que cabelo e unhas estão mais compridos.

9. Ler com pouca luz pode prejudicar os olhos:
Mais um mito que não corresponde à realidade. De fato, ler num ambiente com pouca luz, submete a visão a um esforço maior, faz secar a córnea e causa desconforto ocular. Mas os efeitos não são permanentes e nem a função nem a estrutura dos olhos são afetados por esta atitude.

10. Raspar o pêlo faz com que ele cresça mais rápido, mais grosso e mais escuro:
A terminação do cabelo (e do pêlo) raspado não tem a mesma suavidade do não-raspado, podendo criar a ilusão de que é mais grosso e se o novo cabelo que cresceu parece mais escuro, isto pode dever-se ao fato de não ter estado ainda exposto ao sol e aos químicos existentes no meio ambiente. O estudo mais antigo a negar a ligação entre cortar cabelo e o ritmo do seu crescimento é de 1928.


Não tem jeito, ressaca não tem cura. Está comprovado. O negócio é não misturar e colocar alguma coisa sólida no estômago.

Você lembra?

Com todo o respeito

Destaque esportivo

ESTADUAIS 2009: Enfim, a bola rola!

Em Pernambuco, Ceará e Espírito Santo, as competições começam neste sábado. Confira como serão as 27 disputas por todo o Brasil

Cláudio Rabha Rio de Janeiro

O Brasil vai finalmente matar as saudades dos profissionais da bola. Os juniores aqueceram a temporada 2009 com a primeira fase da Copa São Paulo, mas este fim de semana começam a rolar por todo o Brasil os Campeonatos Estaduais, uns enxutos, outros inchados, mas cada um com sua fórmula, simples ou complicada. Ao todo, são 27 competições diferentes, com mais de 200 clubes em atividade apenas contando as Primeiras Divisões.

Confira os Estaduais que começam neste sábado:

Pernambuco 2009 deve ser o mais emocionante dos últimos anos

Sport busca o tetra, e arquirrivais tentam acabar com a hegemonia do Leão

O Campeonato Pernambucano começa neste sábado, dia 10 de janeiro, e promete ser um dos mais emocionantes dos últimos anos. A competição chega à sua 95ª edição e traz uma série de atrativos para a temporada de 2009. O maior exemplo é a busca do Sport pelo tetracampeonato.

O Leão, atual campeão da Copa do Brasil e com uma vaga garantida na Libertadores da América, vem de três títulos consecutivos, e os principais rivais (Náutico e Santa Cruz) tentam acabar com a hegemonia do time no estado. O campeonato também trará uma novidade: A equipe da Acadêmica Vitória participará da Série A de Pernambuco pela primeira vez em sua história e já fará sua estreia contra o atual tricampeão na Ilha do Retiro.

O primeiro turno do Campeonato Pernambucano é denominado Taça Revolução Constitucionalista de 1817, e o segundo, Taça Confederação do Equador.

PRIMEIRA RODADA

SÁBADO (10/01)
15h30m - Sport x Vitória - Ilha do Retiro

DOMINGO (11/01)
17h - Náutico x Cabense - Aflitos
17h - Serrano x Porto - Nildo Pereira
17h - Central x Salgueiro - Luiz José de Lacerda
17h - Ypiranga x Petrolina - Otávio Limeira Alves
17h - Sete de Setembro x Santa Cruz - Gigante do Agreste

Cearense 2009: Ceará quer impedir o tricampeonato do Fortaleza

Vozão quer acabar com a festa dos últimos anos do Tricolor de Aço

Em 2008, o Campeonato Estadual foi movimentado pelos confrontos entre Icasa e Fortaleza. O Verdão do Cariri foi o grande Campeão do primeiro turno - em uma final contra o Tricolor de Aço. O Fortaleza ganhou o segundo turno e os dois clubes voltaram a se encontrar na grande final, vencida pelo Tricolão, que se sagrou bicampeão estadual.

Em 2007, o time de Juazeiro do Norte também foi vice do time da capital. O Ceará decepcionou a sua torcida em 2007 e 2008. Neste ano, se depender destes três clubes, fortes emoções estarão garantidas. O Fortaleza deposita a sua confiança no experiente meia-atacante Rodrigo Mendes, que já jogou no Flamengo e Grêmio entre outros clubes.

O Campeonato Cearense de 2009 será disputado em dois turnos: primeiro e segundo e uma fase final. O primeiro turno será disputado em três fases: Na primeira fase do primeiro turno, os clubes jogarão em confrontos diretos, somente em sistema de “ida”, classificando-se para as semifinais os quatro primeiros colocados.

Na segunda fase do segundo turno, denominada de fase semifinal, os confrontos serão por cruzamento olímpico (4º x 1º e 3º x 2º) em dois jogos no sistema de "ida e volta", que indicarão os finalistas do turno.

A terceira fase do segundo turno, será disputada em duas partidas entre os vencedores das partidas da fase semifinal, onde o Campeão receberá a "Taça Cidade de Fortaleza" e estará automaticamente classificado para a disputa da fase final do Campeonato.

Na fase final, os dois clubes vencedores dos turnos decidirão o Campeonato Cearense de 2009 em duas partidas sendo declarado campeão o clube que obtiver o maior número de pontos ganhos ao final dos dois jogos desta fase. Os clubes vencedores de cada turno serão os representantes do Estado do Ceará na Copa do Brasil 2009.

PRIMEIRA RODADA

SÁBADO (10/01)

16h30m - Ferroviário x Horizonte - Elzir Cabral

DOMINGO (11/01)

17h30m - Fortaleza x Itapipoca - Alcides Santos
17h30m - Ceará x Quixadá - Domingão
17h30m - Icasa x Boa Viagem - Romeirão
17h30m - Guarany x Maranguape - Junco

Capixaba 2009 promete ser marcado pelo equilíbrio entre a maioria dos times

Rio Branco e Desportiva Capixaba querem voltar a dominar o estadual, mas o Serra, o atual campeão, promete dificultar essa tarefa

Sem o mesmo prestígio dos principais campeonatos estaduais do país, o Campeonato Capixaba de 2009, o Capixabão, tenta se destacar pelo equilíbrio. Nas últimas quatro edições, oito times diferentes chegaram à final. Somente o Serra, conseguiu ser campeão duas vezes nos últimos cinco anos.

A rodada inaugural do Capixabão acontece neste sábado, 10, e já no domingo conta com o maior clássico do estado, o duelo entre o Rio Branco e a Desportiva Capixaba, segundo maior campeã do estado, com 16 conquistas. Depois de lutar contra o rebaixamento na edição passada, o time da capital promete traçar novos objetivos para 2009.

A primeira divisão do Campeonato Capixaba conta com dez times que se enfrentam todos contra todos em dois turnos (ida e volta). Os 4 primeiros colocados se classificam para a segunda fase, semifinal, em cruzamento olímpico simples.

Os confrontos dessa fase serão em dois jogos, onde a soma dos resultados definirá o dono da vaga na final. Em caso de empate, se classifica o time de melhor campanha na primeira fase. O mesmo critério vale para a final. Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a divisão inferior em 2010. O campeão, além de levar o Troféu Manoel Ferreira de forma definitiva, garantirá a vaga para a Copa do Brasil de 2010.

PRIMEIRA RODADA

SÁBADO (10/01)

16h - Serra x Rio Bananal - Estiva
17h - Colatinense x Grêmio Laranjeiras - Justiniano Silva
18h - Linhares x São Mateus - Sernamby

DOMINGO (11/01)

16h - Rio Branco x Desportiva - Salvador Costa
17h - Vilavelhense x Jaguaré - Conilon