segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Brasileirão da Série C

Complicou a situação para o Brasiliense

Por Rener Lopes

Jones marca dois e dá a vitória ao Macaé. Resultado deixou o Brasiliense perto da zona do rebaixamento e longe do G-4

O Brasiliense recebeu o Macaé na tarde deste sábado (29) em Brasília e se deu mal. O jacaré perdeu por 3 a 1 para o alvianil carioca e se complicou na Série C nacional.

O primeiro zero do placar saiu aos 27 minutos do primeiro tempo. Zambi vira da esquerda para direita e toca para Norton. Ele se livra da marcação, invade a grande área e chuta cruzado, sem chances de defesa para o goleiro Guto, abrindo o marcador.

O jacaré se recuperou e conseguiu empatar o jogo. Rafael Ipuã avança pela direita e vira pra esquerda. Jorge Henrique, sem marcação, vê Elivelto chegar pelo meio e cruza de esquerda, na medida para Elivelto cabecear e colocar na rede, aos seis minutos do segundo tempo.

O jogo pegou fogo, mas foi o Macaé que voltou à frente no marcador. Aos 24, Edson recebe pela esquerda e cruza na grande área. A zaga falha e Jones apenas desvia pro gol, pois o goleiro Guto já estava vencido. Era o segundo do alvianil carioca.

Com 33 minutos, veio o tiro de misericórdia. Norton recebe bola antes da linha de meio campo e dá um lançamento sensacional da direita pra esquerda para Zambi. Ele avança na grande área e rola para Jones. O goleiro Guto sai da meta e o atacante carioca só tem o trabalho de finalizar pras redes, marcando o terceiro do Macaé.

Com o resultado, o Macaé assume a liderança provisória do Grupo B, com 25 pontos. O Brasiliense segue em sétimo, com 17 pontos. Na próxima rodada, o Brasiliense viaja até Chapecó/SC para encarar a Chapecoense no próximo sábado (06.10), às 16h. Já o Macaé recebe, nos mesmos dia e horário, o Madureira/RJ.

Brasiliense perde em casa, a oportunidade de avançar na tabela. (Foto: Fancisco Stuckert)

Segundona Candanga

Unaí/MG e Brasília estão de volta à primeirona

Por Rener Lopes

Aconteceu neste domingo (30), a última rodada da Série B do Campeonato Brasiliense. Cinco times estavam na batalha pelas tão sonhadas duas vagas para a primeira divisão do ano que vem.

Dois jogos eram decisivos para tal situação: Unaí/MG e Paranoá, no estádio Urbano Adjuto e Brasília e Bandeirante, no estádio Serejão. As outras duas partidas da rodada já haviam acontecido: no dia 19, o Santa Maria venceu o Planaltina por 2 a 0 e, no dia 26, o Guará foi derrotado pelo Cruzeiro por 3 a 0.

Uma chuva de gols marcou a classificação do colorado - DENTRO DE CAMPO - para a primeira divisão do Campeonato Brasiliense. A festa começou aos seis minutos do primeiro tempo com Felipe, que abriu o placar para o Brasília.

Quatro minutos depois, Johnes marcou o segundo do colorado. Na reta final da primeira etapa, Bruno balançou as redes aos 43 minutos. Na volta do intervalo, Lucas, aos 17, marcou o quarto e já começou a arrancar os gritos de "é campeão" do Brasília.

Ainda deu tempo de Jean anotar o quinto aos 20 e o sexto aos 24, e Bonniek marcar o último gol do jogo aos 34 minutos. Com o resultado, o Brasília fechou o campeonato em segundo lugar e carimbou a vaga para a Série A candanga.

A segunda vaga estava sendo decidida no estádio Urbano Adjuto. O Paranoá voltaria à primeira divisão somente em caso de vitória. Um empate daria o carimbo para o periquito mineiro.

O time da casa saiu na frente aos 48 minutos do primeiro tempo, com o gol de penalti marcado por Hugo. Aos dez da segunda etapa, Binha ampliou o marcador para o Unaí. Com o resultado favorável do Brasília, a emoção tomou conta dos torcedores que estavam acompanhando o jogo.

A arbitragem deu quatro minutos de acréscimo. Ainda deu tempo de Abimael marcar o gol de honra do Paranoá aos 47 minutos. No entanto, um minuto depois, o árbitro Ademário Neves pediu a bola e a festa começou em terras mineiras. O Unaí/MG ficou com o título e com a vaga para a primeira divisão do Distrito Federal.

As duas equipes substituirão Dom Pedro e Formosa Esporte, rebaixadas após o bagunçado Campeonato Brasiliense de 2012.