domingo, 19 de agosto de 2012

Brasileirão da Série C

"Jacaré" começa a sair do atoleiro

Por Sérgio Porto - Esporte DF

Na tarde deste sábado (18), no estádio Serejão, em Taguatinga, o Brasiliense recebeu a equipe do Caxias pela oitava rodada da série C. O time candango precisava dos três pontos para começar a sair do atoleiro da lanterna e tentar deixar a zona de rebaixamento. O Caxias fez tudo para se manter na liderança, mas não deu certo.

O Brasiliense abriu 2 X 0 com gols de Rafael Ipuã e Jandson e permitiu que o Caxias diminuísse através do gol de Adriano. Com a vitória, o time candango deixou a lanterna do grupo B, mas permanece na zona de rebaixamento, em nono lugar, com oito pontos ganhos. O Caxias se mantém na liderança provisória, pois caso o Madureira empate ou vença a Chapecoense, ultrapassa o time gaúcho.

O grande momento do evento acabou sendo fora das quatro linhas. A diretoria do Caxias, como seu treinador Mauro Ovelha partiu para cima do árbitro tocantinense Jânio Pires Gonçalves, reclamando da arbitragem. O técnico do Brasiliense, Ney da Matta, acabou se envolvendo no episódio e os dois técnicos discutiram bastante, quase indo às vias de fato.

Ney da Matta explicou a situação: “O treinador deles vem reclamar que o árbitro deu somente seis minutos de acréscimo, que nos beneficiou. O que é isto? A maioria das faltas dadas foi contra o Brasiliense, e a partida terminou aos 51 minutos. A arbitragem não foi boa nem para eles e nem para nós. Agora, que não venham querer ganhar no grito aqui em nossa casa”, ressaltou.

O Brasiliense bastante modificado partiu para o ataque em busca do primeiro gol. Até os 10 minutos, o time candango estava com domínio das ações. Foi quando o Caxias então começou a ir mais para o ataque. O time caxiense buscava em jogadas rápidas chegar ao gol do goleiro Welder.

Entretanto, aos 25 minutos, em cruzamento da esquerda de Elivelto, o recém contratado Rafael Ipuã cabeceou e colocou a bola no fundo da rede do goleiro Paulo Sérgio, do Caxias, abrindo o placar para o Brasiliense. Apesar do gol, os jogadores do Caxias reclamaram de que teria acontecido uma falta de ataque.

Rafael Ipuã acabou deixando o time, além da batida na trave, como também, por sentir-se mal e estar desidratado. O time candango ainda teve uma segunda chance na primeira etapa, com Elivelto que entrou livre pela esquerda e chutou em cima do goleiro do Caxias. O time candango perdeu o atacante Hugo, com uma lesão muscular.

No segundo tempo, logo a um minuto de jogo, uma grande jogada individual de Ferrugem, ele passou por três adversários e deu o gol de presente à Jandson, que fez o segundo tento amarelo na partida.

Ferrugem, que está no Brasiliense a três anos, estava no banco de reservas e entrou no lugar de Rafael Ipuã. “Estou aqui no clube e tenho de respeitar o treinador. Não me encaixei no esquema de jogo dele, mas estou à disposição. Tive a chance de ajudar a equipe e isso é o que importa. Enfim vencemos e agora é pensar no Vila Nova”, disse o ponderado Ferrugem.

O Caxias partiu para cima do Brasiliense. Logo aos oito, depois de cobrança de falta, a bola foi na trave. Em seguida, Ewerton tentou, mas a zaga salvou. Na terceira tentativa, depois de um rebote na trave de Welder, do Brasiliense, Adriano pegou o rebote e fez o gol caxiense.

O time do Sul continuou martelando em busca do gol de empate. O Brasiliense fazia o possível e o impossível para tirar a bola de sua área. O time candango teve pelo menos mais uma chance de ampliar o placar. Já o Caxias acertou mais uma vez a trave do "Jacaré", em chute de Diogo Roque, mas a partida terminou mesmo com a vitória da equipe candanga.

“Estamos com outro espírito de luta, de garra. Este é o novo Brasiliense, com jogadores com vontade”, disse o capitão do time candango, Andrade.

Já pelo lado do Caxias, a reclamação por conta da arbitragem tocantinense era enorme: “Fomos prejudicados bastante e acabamos não conseguindo um melhor resultado. Fica difícil assim, com todos os problemas contra nós”, encerrou atacante caxiense Adriano.

Na próxima rodada, o Brasiliense estará em Goiânia, enfrentando o Vila Nova/GO. O Caxias receberá o Duque de Caxias, no estádio Centenário, em Caxias do Sul.

Nenhum comentário: