domingo, 23 de novembro de 2008

Outra festa de primeira (7)










Sem dúvida, um bonito álbum para o Maranhãozinho guardar como recordação.

Sobradinho, a nossa cidade

A origem do nome da cidade, Sobradinho, tem duas versões: a primeira tem como referência o final do século XVIII, época que o Reino Português instalou, naquelas paragens, um posto de contagem para controlar a passagem dos carregamentos de ouro e receber o pagamento do quinto (imposto pago pelo Brasil durante o período da mineração).

Para funcionamento do posto foi construída uma casa de dois andares, um sobrado. A Segunda versão diz que o primeiro ocupante das terras, Antônio Gomes Rabelo, ao acampar na região, na primeira metade do século XIX, construiu um cruzeiro para servir como marco das terras. Num dos braços desse cruzeiro, um joão-de-barro construiu duas casinhas, uma sobre a outra, que lembravam um sobradinho.

Este sobradinho teria dado origem ao nome do córrego que passava próximo à morada e em conseqüência, deu nome à fazenda. O nome da cidade teve inspiração nas terras que lhe deram origem, a Fazenda Sobradinho.

Vista aérea de Sobradinho, a melhor cidade do DF.

Nossa cidade é muito bonita.
Sobradinho, mesmo com seus 300 mil habitantes dá idéia de uma cidade interiorana. É gostoso morar aqui.

A cidade está crescendo em ritmo acelerado.

Fique sabendo

A origem da expressão "pagar o pato"

Todo mundo já ouviu a expressão "pagar o pato". E entende o seu significado: quem paga o pato arca com as conseqüências de ações e atitudes de outras pessoas. Mas de onde vem essa expressão popular?

Ela pode ter se originado em uma história do século XV. Um camponês passou em frente à casa de uma mulher casada, com um pato na mão. A mulher ficou interessada em ter o pato, e propôs ao camponês pagá-lo com favores sexuais. Mas o homem queria prolongar o ato, enquanto a mulher achava que já tinham feito sexo o suficiente para o que julgava valer o animal.

Os dois começaram a discutir e, em meio ao debate, chegou o marido da mulher, e quis saber porque eles discutiam. A mulher então explicou que a desavença era em função do dinheiro que faltava para chegar ao valor desejado pelo camponês. O marido deu o dinheiro. E, literalmente, pagou o pato.

A outra versão diz que, numa brincadeira antiga, um pato era amarrado a um poste. Os participantes deviam correr até o poste e cortar as amarras que prendiam o animal de um só golpe. Quem não conseguisse deveria pagar o pato.