domingo, 6 de maio de 2012

Candangão 2012

Sobradinho cai de quatro

Por Márcio Rocha/CDE

O futebol proporcionou um episódio que na selva seria quase imposível de acontecer: no duelo dos felinos, um gato atropelar um leão. O cenário foi no estádio Augustinho Lima, que com um grande público viu o Ceilândia levantar a Taça Mané Garrincha ao vencer o Sobradinho por 4 X 1. Com a conquista do segundo turno, o time comandado por Adelson de Almeida garantiu vaga na grande final contra o Luziânia.

Os gols do Ceilândia foram marcados por Dimba, Luís Fernando e dois de Cassius, enquanto Edicarlos marcou o único tento do Sobradinho. Garantido na Copa do Brasil de 2013, o Ceilândia agora briga com o azulino pelo título candango e também pela vaga na Série D do campeonato brasileiro.

Público: 2.455 pagantes

Renda: R$ 8.275,00

Árbitro: Ademário Neves, auxiliado por José Reinaldo e José Sabino.

Novo Basquete Brasil

UniCeub se impõe à pressão fora de casa e bate o Bauru por 80 x 76

ian.ferraz@jornaldebrasilia.com.br

Adversário motivado e descansado, ginásio cheio e uma torcida empolgada. Todos esses fatores poderiam ter atrapalhado o UniCeub/BRB no primeiro jogo das quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB), ontem, contra o Bauru. Entretanto, o atual bicampeão do torneio fez uma boa e convincente partida, vencendo por 80 x 76, no interior paulista. Os times voltam a se enfrentar na próxima segunda-feira, desta vez em Brasília, no Ginásio Nilson Nelson, às 20h.

O desgaste físico não fez a diferença no confronto, conforme esperavam os mandantes. Enquanto o Dragão descansou a semana inteira depois de eliminar a Liga Sorocabana, nas oitavas de final, por 3 x 0, o time de Brasília ainda se recuperava de uma desgastante Liga das Américas, disputada no último final de semana, na Argentina. Mesmo assim, os dias a mais de descanso foram suficientes para os paulistas recuperarem o ala/pivô Pilar, e o ala Fischer, peças importantes no esquema tático do treinador Guerrinha.

Um momento importante e acolhedor para os bauruenses foi a saudação ao agora naturalizado brasileiro Larry Taylor. O armador norte-americano recebeu a cidadania no última dia 24 e entrou em quadra com uma camisa da seleção brasileira de futebol. Claro que não faltou o tradicional "batizado" por parte dos colegas de equipe.

Disputado ponto a ponto, o primeiro quarto terminou com vantagem dos brasilienses: 21 x 17. Guilherme Giovannoni e Nezinho dominaram as ações, enquanto Fischer começava uma atuação destacável, que se perpertuou no segundo período. Ainda assim, os comandados de José Carlos Vidal seguraram a vantagem, fechando o primeiro tempo em 40 x 35.

Na volta do intervalo, o embate continuou acirrado e as reclamações com a arbitragem também aumentaram, principalmente por parte dos bauruenses. Os pontos de vantagem que o UniCeub/BRB conseguiu ao longo da partida eram abatidos a cada minuto. Entretanto, foram suficientes para a manutenção da vitória candanga.

Uberlândia respira

Também ontem, Flamengo e Uberlândia se enfrentaram no Rio de Janeiro. Uma vitória bastava para os rubro-negros fecharem a série em 3 X 0. Porém, os mineiros levaram a melhor: 77 x 60.

O destaque da partida foi o armador norte-americano, Robby Collum, com 25 pontos e seis rebotes. Na próxima terça-feira, os mineiros podem empatar a série, quando voltam a atuar em casa. Em caso de derrota, os cariocas carimbam a vaga para as semifinais.

Candangão 2012

Sobradinho decide em casa a Taça Mané Garrincha

Por Rodrigo Nunes/CDE

Sobradinho e Ceilândia jogam mais que a final da "Taça Mané Garrincha": a partida vale a vaga na final do "Candangão 2012", uma vaga na copa do Brasil e mantém viva a chance de conquistar a classificação para a série D. Para o time derrotado, não vai sobrar nem migalha. A temporada se encerra ao fim dos 90 minutos e todo o planejamento do ano irá por água abaixo.

A vantagem inicial é do Sobradinho, que joga a decisão em casa e já começa o jogo campeão. O empate garante o título ao Leão. Mas o time que vive o melhor momento é o Ceilândia. O "Gato Preto" tem a melhor campanha, no geral, do Candangão 2012: venceu o Legião com tranquilidade na semifinal, ao contrário do adversário que apenas empatou com o Capital, e ainda conta com as ótimas fases de Dimba (nove gols no campeonato) e Allan Delon (o maestro da equipe).

A expectativa é de casa cheia no estádio Augustinho Lima, na cidade de Sobradinho, na semifinal contra o Capital, 8.300 pessoas compareceram ao estádio para apoiar o time.

A Rádio Esportes Brasília transmite o duelo entre Sobradinho e Ceilândia a partir das 15h30, direto do estádio Augustinho Lima. Acompanhe acessando o site www.esportesbrasilia.com.br. Participe durante a transmissão pelo twitter, no @espbrasilia, ou enviando seu recado pelo site. A Rádio Ativa FM 98,1 também anuncia a transmissão na área de abrangência da emissora.

Sobradinho

A equipe treinada por Reinaldo Gueldini chega à final da Taça Mané Garrincha precisando apenas de um empate para ser campeão. O time sofreu nas semifinais contra o Capital, mas com um gol salvador de Johnes, que empatou a partida em 1 X 1, o "Leão" conseguiu a vaga.

O time vai ter como aliado a sua torcida, que promete encher o estádio Augustinho Lima. O Sobradinho vem a campo com força máxima e espera contar com os gols do vice-artilheiro do campeonato, o atacante Edicarlos, que já marcou nove vezes. O time ainda tem como destaque o paredão Osmair, o meio campo Filipe e o atacante Johnes que assumiu a vaga de titular no ataque e vem mostrando o seu faro de gol.

Ceilândia

Para o "Gato Preto" só a vitória interessa na busca do título da "Taça Mané Garrincha". A torcida tem motivos para acreditar na conquista, o Ceilândia é um dos visitantes mais indigestos da competição, inclusive na última partida fora de casa passeou contra o Gama e venceu por 2 X 0.

O camisa 10 Allan Delon vem sendo o maestro da equipe e mesmo com a idade avançada é um dos destaques do campeonato. Outro veterano que vem dando conta do recado é o atacante Dimba. O camisa 7 já marcou nove gols e pretende aumentar esses números na próxima partida.

O técnico Adelson de Almeida vai contar com sua equipe titular. O goleiro Darci, que nas duas últimas partidas assumiu a posição no lugar de Pedro Ferreira, vem mostrando porque é o novo número 1. O goleiro também é um dos destaques do Gato para o jogo.

Juíz: Ademário Neves, auxiliado por José Reinaldo e José Sabino. Reservas: Almir Camargos e Valdeci Ferreira.
Horário: 16 horas.
Sobradinho: Osmair - Clein - Miltão - Éverson e Kaká - Augusto - Coquinho - Filipe e Diogo - Johnes e Edicarlos. Técnico: Reinaldo Gueldini.
Ceilândia: Darci - Panda - Badhuga - Thiago Eciene e Alcione - Liel - Didão - Allan Dellon e Breno - Dimba e Cassius. Técnico:  Adelson de Almeida.

Serra tomando vacina

Reparem na cara de sofrimento do Serra. Ou pela "dor" causada pela agulha, ou pela aplicação feita pelo Alkmin. A verdade é que tudo não passou de encenação.