segunda-feira, 26 de março de 2012

Ex-Legião Urbana vira morador de rua

Renato Rocha, baixista da banda Legião Urbana entre 1984 e 1989, está vivendo como morador de rua no Rio de Janeiro há cinco anos, mostrou uma reportagem do "Domingo Espetacular" exibida nesse domingo (25), na Record.

O músico, que participou dos três primeiros discos da banda, foi encontrado pela equipe de reportagem sentado em frente a uma agência bancária. Ele conta que possuía uma residência fixa na cidade, mas foi perdendo dinheiro, uma vez que a renda provinda de direitos autorais não era o suficiente. Ele, em seguida, foi morar em um hotel e, finalmente, foi parar nas ruas.

O pai do músico, o advogado e sargento aposentado Sebastião Rocha, que mora em Brasília, afirma que não vê o filho há mais de 10 anos. Ele conta que Renato mudou-se da capital brasileira para o Rio de Janeiro nos anos 90, após ser expulso da Legião.

Ele acredita que, após se separar da mulher, o filho entrou em depressão e virou um dependente de drogas. "Ele ficou desgostoso da vida, mesmo dentro da própria família", disse Sebastião. “A gente sempre procurou aconselhar. Ele não é brigado com nenhum dos irmãos e nem comigo também”, acrescentou.

O pai do músico acredita que as drogas foram responsáveis por levar Renato às ruas. Ele planeja, agora, encontrar o filho no Rio, para comprar um imóvel para ele. Fonte: Yahoo)

Foto: Reprodução.
Golpe VISA - Importantíssimo

Golpe fácil de cair. Vejam que les não pedem senha. É muito bem feito!

Você recebe uma chamada e a pessoa diz: "Estamos ligando do Departamento de Segurança da VISA (por exemplo). Meu nome é 'Fulano' e meu número de identificação funcional é 'tal. O senhor comprou tal coisa (qualquer coisa bem estranha, como um 'dispositivo Anti-Telemarketing) no valor de R$ 497,99, de uma empresa em Porto Alegre?

É óbvio que você responde que não, ao que se segue: "Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar. Se isto for confirmado, estaremos emitindo um crédito ao seu favor.

Antes de processar o crédito , gostaríamos de confirmar alguns dados: o seu endereço é tal?' (Isto pode ser encontrado facilmente das listas telefônicas via Internet). Ápos responder "sim", o golpista continua:

"Qualquer pergunta que o senhor tenha, deverá chamar o número 0-800 que se encontra na parte traseira de seu cartão e falar com nosso Departamento de Segurança. Por favor, anote o seguinte número de protocolo". O bandido lhe dá então um número de 6 dígitos e pede:

"O senhor poderia lê-lo para confirmar?" Aqui vem a parte mais importante da fraude. Ele diz então:

"Desculpe, mas temos que nos certificar de que o senhor está de posse de seu cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número". Feito isto, ele continua:

"Correto. Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os 3 últimos números (ou 4 dependendo do cartão)". Estes são os seus Números de Segurança (Pin Number), que você usa para fazer compras via Internet, para provar que está com o cartão! Depois que você informa os referidos números, ele diz:

"Correto! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que o senhor estava com ele em seu poder. Isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente. O Sr. teria alguma outra pergunta?" Depois que você diz que não, o ladrão agradece e desliga.

Provavelmente, em menos de 10 minutos, uma compra via Internet será lançada no seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a chegada do extrato. É quase inútil fazer denuncias à polícia. Até nos USA é difícil o rastreamento destas ligações.

Caso receba este tipo de ligação, você pode falar para o bandido desligar que você mesmo fará a ligação para o 0800 da sua operadora. Mas, mesmo que você desligue, fica claro que a melhor maneira é estar alerta e comunicar a todo o mundo sobre a existência de mais este golpe.