terça-feira, 12 de maio de 2009

Cidades brasileiras

Piracicaba, a "Atenas Paulista"

Foi da missão do capitão Antônio Corrêa Barbosa, designada pelo capitão-geral de São Paulo, dom Luis Antônio de Souza Botelho Mourão, que em 1767, surgiu o povoado.

Corrêa Barbosa escolheu um lugar onde já haviam se fixado posseiros e índios paiaguás, à margem direita do salto. O local escolhido pelo capitão-povoador era ponto de apoio às embarcações que desciam o rio Tietê. O povoado de Piracicaba foi fundado tendo como padroeira Nossa Senhora dos Prazeres. Em 1774, a povoação que recebeu o nome de Piracicaba - que na língua indígena significa lugar onde o peixe pára -, transformou-se em freguesia.

A cidade cresceu e, dez anos após ter se transformado em freguesia, transferiu-se para a margem esquerda do rio, abaixo do salto, favorecendo a expansão do núcleo. Piracicaba evoluiu e, em novembro de 1821, para vila, recebendo o nome de Vila Nova da Constituição.


Piracicaba continua crescendo e na terceira década do século 19, toma um pouco mais de impulso. No local, predominavam as pequenas propriedades, com plantio de café, além das culturas de subsistência como arroz, feijão e milho.

As pastagens para gado também tinham espaço garantido nas propriedades da Piracicaba de então, pois se tornou importante centro abastecedor. Piracicaba passou a ser cidade somente 20 anos mais tarde, em 1856, ainda como Vila Nova da Constituição. O nome definitivo - Piracicaba - só foi adotado oficialmente em 1877.

O pedido para transformar Vila Nova foi do vereador da época, Prudente de Morais, que mais de uma década depois tornou-se o primeiro presidente civil do Brasil. Tendo o rio como fonte de vida e de história de sua gente, Piracicaba não parou de crescer e se transformar.


Uma transformação que mascarou as mais importantes características de sua gente e natureza privilegiada: o salto do rio, o véu da noiva - uma espécie de cachoeira, delicada, que caiu em queda no meio das pedras -, o mirante, de onde se pode observar a beleza da topografia do Piracicaba, suas águas - nas épocas de cheia - ou pedras - na estiagem.

Ponte pênsil sobre o rio Piracicaba.
Bonita vista de Piracicaba.
Engenho Central.
Engenho Central.Festa do Divino.
Vista aérea de Piracicaba.
Interior da Igreja São Benedito.
Parque do Mirante.
Passeio de barco no rio Piracicaba.
Foto aérea de Piracicaba.
Vista do centro da cidade.
Vôos turisticos de balões.
Vista da Vila Heloisa.

Salto no rio Piracicaba.
Rio Piracicaba.
Rio Piracicaba frente o centro da cidade.
Prédio central da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (ESALQ).
Casario da Rua do Porto, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Piracicaba.
Capela do Bairro de Monte Alegre, patrimônio tombado pelo município.
Catedral de Piracicaba.
Museu da Água

Nossas receitas

Tucunaré na Brasa

Tempo: 1 h
Rendimento: 06 porções
Dificuldade: Fácil

Ingredientes

1tucunaré com peso maior que 2,0 kg
Sal grosso
Sal fino
Pimenta do reino
Suco de limão

Modo de Preparo

- Limpe a barrigada e guelras.
- Lave bem.
- Deixe a cabeça e as escamas.
- Faça talhos em ambos os flancos com uma faca afiada.
- Tempere a carne do peixe do lado de dentro com o sal fino, a pimenta e o suco de limão.
- Os talhos devem receber na ordem, o suco de limão, a pimenta e o sal grosso.
- Deixe o peixe absorver o tempero por pelo menos 30 a 45 minutos.
- Leve então a churrasqueira numa grelha que permita você facilmente virar o peixe.
- Em fogo brando ele deverá estar pronto, dependendo do tamanho do peixe, em aproximadamente 45 minutos.
- Vire o peixe constantemente.
- Sirva com uma maionese de legumes e regue o peixe com suco de limão.

A piada do dia

Julgamento da velhinha

Juiz: "Qual a sua idade?"

Velhinha: "Tenho 86 anos."

Juiz: "A senhora pode nos dizer com suas próprias palavras o que lhe aconteceu no dia 1º de abril do ano passado???"

Velhinha: "Claro, doutor. Eu estava sentada no balanço de minha varanda, num fim-de-tarde suave de verão, quando um jovem sorrateiramente sentou-se ao meu lado."

Juiz: "Você o conhecia?"

Velhinha: "Não, mas ele foi muito amigável..."

Juiz: "O que aconteceu depois?"

Velhinha: "Depois de um bate-papo delicioso, ele começou a acariciar minha coxa."

Juiz: "A senhora o deteve?"

Velhinha: "Não."

Juiz: "Por que não?"

Velhinha: "Foi agradável. Ninguém nunca mais havia feito isto comigo desde que meu Ariovaldo faleceu, há 30 anos."

Juiz: "O que aconteceu depois?"

Velhinha: "Acredito que pelo fato de não tê-lo detido, ele começou a acariciar meus seios."

Juiz: "A senhora o deteve então?"

Velhinha: "Mas claro que não, doutor...."

Juiz: "Por que não?"

Velhinha: "Porque, Meritíssimo, ele me fez sentir viva e excitada. Não me sentia assim há anos!"

Juiz: "O que aconteceu depois?"

Velhinha: "Ora Sr. Juiz, o que poderia uma mulher de verdade, ardendo em chamas, já de noitinha, diante de um jovem ávido por amor? Estávamos à sós, e abrindo as pernas suavemente, disse-lhe: Me possua, rapaz!"

Juiz: "E ele a possuiu?"

Velhinha: "Não. Ele gritou: 1º de abriiiiiiiiiiiiiiiiillllllll! Foi aí que eu dei um tiro no filho da puta!!"

Observação: A velhinha foi ABSOLVIDA POR DECISÃO UNÂNIME DOS JURADOS!!!

Musa do Náutico

ESSA FOFURA MERECE REPETECO!!!

Vamos economizar, pessoal!!!

Campanha sugere que você faça “Xixi no Banho”

A proposta visa mobilizar as pessoas para a preservação do meio ambiente e mostrar que uma descarga evitada por dia, resulta na economia de 4.380 litros de água potável por ano.

A F/Nazca Saatchi & Saatchi acaba de criar a campanha para divulgação da quinta edição do Viva a Mata - mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, das 09h às 18h, na Marquise e Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

A campanha intitulada “Xixi no Banho” tem em sua proposta levar para o público em geral, de maneira mais descontraída, como um simples ato pode contribuir com a preservação do meio ambiente, ou seja, economizando água.

De acordo com o diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, para esta edição do Viva a Mata, a Fundação quer chamar a atenção da sociedade de uma maneira mais simples e divertida, mostrando como pode ser fácil colaborar com a floresta mais ameaçada do País, a Mata Atlântica.

“Em período de crise financeira, em que se ouve muito ‘não’ para tudo, este ano quisemos levar o ‘sim’ para o cotidiano das pessoas, incentivando que todos façam xixi no banho. O meio ambiente agradece a quantidade de água poupada em cada descarga, que chega a 12 litros. Uma descarga por dia corresponde a 4.380 litros de água por ano”, ressalta Mantovani.

Somente em São Paulo poderia ser economizado mais de 1.500 litros de água por segundo. Uma informação importante para aqueles que têm dúvida se é uma prática higiênica: o xixi é composto 95% de água e 5% de outras substâncias como uréia e sal.

Com criação de Eduardo Lima e João Linneu, direção de criação de Fábio Fernandes e Eduardo Lima, para a criação da parte online Henrique Lima e Julio Zukerman, direção de criação de Fábio Fernandes e Fábio Simões, a campanha conta com peças de anúncios, filme, site (www.xixinobanho.org.br), spot e ações de mídia exterior.

Roubo de celulares

É interessante, até porque pouca gente tem o hábito de ler os manuais

Agora, com esta história do 'Chip', o interesse dos ladrões por aparelhos celulares aumentou. É só ele comprar um novo chip por um preço médio de R$ 30,00 em uma operadora e o instalar no aparelho roubado. Com isso, está generalizado o roubo de aparelhos celulares.

Segue então uma informação útil que os comerciantes de celulares não divulgam. Uma espécie de vingança para quando roubarem celulares.

Para obter o número de série do seu telefone celular (GSM), digite *#06# Aparecerá no visor um código de algarismos. Este código é único!!! Escreva e conserve-o com cuidado!!!

Se roubarem seu celular, telefone para sua operadora e informem este código.. O seu telefone poderá então ser completamente bloqueado, mesmo que o ladrão mude o 'Chip'. Provavelmente não recuperará o aparelho, mas quem quer que o tenha roubado não poderá mais utilizá-lo.

Se todos tomarem esta precaução, imagine, o roubo de celulares se tornará inútil.

Destaque esportivo

Em clima de matar ou morrer, Sport e Palmeiras disputam vaga nas quartas

Verdão tem a vantagem do empate, mas o Leão confia na força da Ilha

Richard Souza e Julyana Travaglia Recife

A noite desta terça-feira vai revelar o segundo time brasileiro classificado para as quartas de final da Taça Libertadores da América (os primeiros foram São Paulo e Nacional (Uruguai), devido a desistência dos times mexicanos). Por outro lado, também vai indicar o fim da linha para um brasuca na competição continental.

Sport e Palmeiras farão o quarto duelo na temporada. Todos pela Libertadores. Mas dá para dizer que a partida desta terça tem peso dobrado. É jogo eliminatório, bem ao estilo matar ou morrer. Os paulistas vão entrar em campo em vantagem.

A vitória no jogo de ida, por 1 X 0, na semana passada, assegura o direito ao empate. Aos pernambucanos uma missão mais complexa. Será preciso fazer dois gols de diferença para não cair nas oitavas de final. Se vencer pelo mesmo placar do Palestra Itália, em São Paulo, decisão nos pênaltis.

Quem passar vai enfrentar o Nacional (URU), que deveria enfrentar o San Luis, mas está automaticamente classificado às quartas de final. O SporTV transmite, ao vivo, o duelo de brasileiros das oitavas de final da Taça Libertadores.

Se passar pelo Palmeiras, o Sport vai fazer história duas vezes. Será a primeira vitória do Rubro-Negro sobre um time brasileiro na competição. Em 1988, ano da primeira participação, perdeu os dois jogos para o Guarani, de Campinas. Nesta edição, foram três jogos contra o Verdão: duas derrotas e um empate. Além disso, a classificação para as quartas seria mais um feito inédito do grupo comandado por Nelsinho Batista, assim como foi a conquista de um lugar na segunda fase.

"Nós sempre procuramos quebrar os desafios. Iniciamos a competição como os campeões da Copa do Brasil. Entramos no “Grupo da Morte” (ao lado de Palmeiras, Colo Colo e LDU) como azarões e ninguém acreditava que o time poderia se classificar. Só que terminamos a primeira fase em primeiro. Esse time tem todas as condições de se classificar mais uma vez. É um jogo difícil, o Palmeiras tem uma vantagem, mas não é impossível. Temos que acreditar", disse o técnico Nelsinho Batista.

E prosseguiu: "Temos de pressionar o adversário e ter volume de jogo. No ano passado, a Ilha foi um de nossos grandes trunfos para a conquista da Copa do Brasil."

No campo, Nelsinho só não terá o volante Hamilton para escalar o time. Ele foi expulso no jogo do Palestra Itália. Andrade e Sandro Goiano disputam a posição, mas o treinador adota o mistério como tática para supreender o rival. O primeiro está em vantagem.

No ataque, Wilson e Vandinho devem ser mantidos. O volante Daniel Paulista, que tinha uma lesão muscular na coxa direita, está recuperado e vai para jogo. O camisa 25 cita a campanha vitoriosa na Copa do Brasil do ano passado para dizer que confia na classificação. "Temos de pressionar o adversário e ter volume de jogo. No ano passado, a Ilha foi um de nossos grandes trunfos para a conquista da Copa do Brasil e por isso creio que o nosso estádio será mais uma vez fundamental para nós", disse, por meio da assessoria de imprensa.

O goleiro Magrão concorda e vai buscar a confiança nas vitórias sobre Internacional, o próprio Palmeiras e o Corinthians, quando sempre esteve em desvantagem, mas conseguiu virar o jogo diante da torcida e ficou com o título. "Se a gente voltar a ter aquele espírito, vamos conquistar a vaga. Temos 90 minutos para fazer dois gols. É difícil, a equipe do Palmeiras marca bastante, tanto que tivemos dificuldades no jogo contra eles aqui (derrota por 2 X 0). Temos que colocar nosso ritmo de jogo, ficar ligados e não dar espaços para os contra-ataques", opinou.

Após refúgio, mistério pelo lado alviverde

Depois de se esconder em Natal para realizar o seu último treino antes da partida contra o Sport, o Palmeiras manteve o clima de mistério que tem acompanhado a equipe nos seus últimos jogos pela Taça Libertadores.

O treino aberto para a imprensa na capital potiguar não revelou muitas coisas do time que enfrenta os pernambucanos em confronto decisivo do torneio continental, no Recife. Sem problemas para escalar a formação ideal, o técnico Vanderlei Luxemburgo comemora o retorno do zagueiro Marcão, que esteve suspenso no primeiro duelo por ter sido expulso na partida contra o Colo Colo, no Chile.

Apesar da volta do defensor, o treinador palmeirense não descarta a possibilidade de usar o mesmo time que iniciou a partida da semana passada, no Palestra Itália. No entanto, mesmo tendo enfrentado o Sport em outros três jogos, todos pela Libertadores, Luxemburgo deixa no ar a chance de armar um esquema diferente dos já vistos por Nelsinho Baptista.

"Vai que dá para fazer alguma coisa diferente (na escalação)... Vamos ver o que acontece lá", disse o treinador. De qualquer forma, o novo encontro do Palmeiras com o Sport se mostra diferente dos anteriores, como quando o time paulista figurava mais pressionado por uma vitória na fase de grupos da Libertadores do que os pernambucanos.

Vencedor do duelo no Palestra Itália, o Verdão pode empatar que fica com a vaga. Somente uma derrota por dois gols de diferença tira o time alviverde da competição – vitória por 1 a 0 do Sport leva a disputa para os pênaltis. "A gente prefere não ter esse tipo de emoção. Se não levarmos gols, estaremos classificados. Mas, caso aconteça uma decisão por pênaltis, estaremos preparados", afirmou Diego Souza.

SPORT: Magrão; Igor, César e Durval; Moacir, Andrade (Sandro Goiano), Daniel Paulista, Paulo Baier e Dutra; Vandinho e Wilson. Técnico: Nelsinho Baptista
PALMEIRAS: Marcos; Mauricio Ramos, Danilo e Marcão (Mozart ou Marquinhos); Wendel, Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza e Armero; Willians e Keirrison. Técnico: Wanderley Luxemburgo
Estádio: Ilha do Retiro, Refice. Data: 12/05/2009. Horário: 20h15m.
Árbitro: Carlos Chandia (CHI), auxiliado por Cristian Julio (CHI) e Osvaldo Talamilla (CHI).
Transmissão: O SporTV transmite, ao vivo, o duelo de brasileiros das oitavas de final da Taça Libertadores.
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 20h15m (de Brasília).

Magrão alerta para os contra-ataques do rival