segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Brasileirão da Série C

O Brasiliense é o DF

Clube do Esporte DF

Na estreia do técnico Márcio Fernandes, o Brasiliense entrou em campo de uma forma quase irreconhecível para quem acompanha o time nos últimos tempos. A equipe não se intimidou com o fato de jogar fora de casa contra o Santo André e dominou completamente o início da partida.

O atacante Frontini caiu como uma luva no ataque do "Jacaré", atuando como um pivô que chamava a marcação. Isso facilitou muito a vida dos armadores do time candango que contou com grande atuação de Ferrugem, Baiano e Rafael Ipuã.

Em 26 minutos, o Brasiliense fechou o placar com três belos gols e um futebol envolvente que surpreendeu, agradou e trouxe esperança a todos os torcedores do time. Agora ele se distancia da zona de rebaixamento e se aproxima da zona de classificação para a próxima fase da Série C.

O Jogo

O Jacaré entrou em campo e não deu nem chance do Santo André respirar. Logo aos quatro minutos, em sua primeira chance, o Brasiliense não desperdiçou sua chance de sair na frente. Em jogada de bela troca de passes, Rafael Ipuã apareceu para abrir o placar da partida.

Após o gol, o time não diminuiu o ritmo e envolvia a fraca defesa do Ramalhão, com grandes jogadas de Ferrugem, Baiano e Rafael Ipuã, que comandavam o meio de campo da partida.

Na frente, o argentino Frontini buscava se movimentar justamente em uma dessas jogadas. O gringo foi derrubado perto da grande área. Na cobrança, o veterano Baiano, jogador que quase foi dispensado do time há poucas semanas, bateu com perfeição, não dando chances a Marcelo Bonan. Aos 18 minutos, o jacaré colocava a segunda bola na rede.

O Jacaré continuava tocando bola e arriscando alguns chutes, mas os tiros saíam todos para fora. Porém, quando acertou o terceiro chute na meta, aconteceu o mesmo que nas duas primeiras.

Jorge Henrique arrastou toda a zaga em jogada individual e, dentro da área, soltou uma bomba sem chance para o goleiro que só teve o trabalho de buscar a bola mais uma vez no fundo das redes. Era o terceiro do Brasiliense.

Em seguida, Rafael Ipuã recebeu um presente de Frontini, invadiu pela meia direita, mas chutou fraco, perdendo a chance do quarto do gol do Brasiliense.

Com três a zero no placar, os torcedores que compareceram ao redor do estádio, pois estava proibido o acesso deles dentro da arena, preferiram não encarar o sol forte e começaram a ir embora.

Depois disso, o jogo acabou esfriando, ajudando o time paulista que até tentou chegar com perigo, mas não conseguiu assustar Welder.

A segunda etapa começou com Claudemir Fernandes colocando sua equipe para frente, mas não viu surtir efeito a sua tática. O Brasiliense continuou surpreendendo os paulistas e seus próprios torcedores, a equipe não se acomodou com o placar e continuou buscando o ataque.

E quase chegou ao quarto gol, com Frontini. O atacante recebeu bom passe, virou para cima da marcação e chutou por cima do gol. No outro ataque, Thiago Crispim levou a marcação e com a bola no peito entrou na área, mas na hora de finalizar faltou coragem e preferiu servir Ruy Cabeção, que furou a bola e não conseguiu finalizar.

Com grandes chances desperdiçadas e a vantagem no placar, o Jacaré voltou a relaxar em campo e passou a dar mais espaço ao Ramalhão. A primeira chance clara de gol dos paulistas só aconteceu aos 22 minutos, quando o zagueirão Leandro Camilo falhou feio e deixou a bola nos pés de Borebi. O atacante entrou na área e, na hora do chute, foi travado pela zaga que botou a bola para escanteio.

Porém, foi só isso que os paulistas criaram. Quando o Jacaré encaixava os contra-ataques, chegava perto de balançar as redes. Frontini recebeu cruzamento de Baiano na cara do gol e chutou com força, obrigando Marcelo Bonan a fazer um verdadeiro milagre, afastando o quarto gol do Brasiliense.

A segunda vitória seguida do jacaré levou a equipe do Distrito Federal a 14 pontos, deixando a três da zona de classificação para a próxima fase. A próxima partida do time acontece no próximo sábado (15), contra o Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

O estreante técnico Màrcio Fernandes, falando à Rádio Brasiliense, analisou a primeira vitória sob seu comando: “Os jogadores estão de parabéns, cumpriram o que lhes foi pedido. Mas só demos um passo nesta caminhada. Sabemos onde queremos chegar. Agora é nos prepararmos para enfrentar o Duque de Caxias, também fora de casa. Hoje os atletas mostraram muita raça nesta vitória”, disse o estreante Márcio Fernandes.

O Brasiliense é agora o único time do Distrito Federal que permanece em competições nacionais, neste ano de 2012. Participando da série C do Brasileiro, a equipe vem de campanha de recuperação neste segundo turno.


Depois de amargar a lanterna do grupo B na primeira fase, e de vencer duas partidas seguidas (2 X 0 frente ao Madureira e 3 X 0 diante do Santo André), o time candango tem a melhor campanha do returno no grupo B.

A equipe, a partir de agora, é a esperança do futebol da Capital do Brasil. Tem 33% de chances de subir para a série B do ano que vem. Está cotado em 4,8% para ser rebaixado para a série D de 2013, conforme o site "Chancedegol.com.br".

Brasiliense em franca recuperação. (Foto: Cláudio Bispo/Site do Brasiliense)

Brasileirão da Série D

O adeus do Ceilândia

Clube do Esporte DF

O jogo era de tudo ou nada tanto para o Ceilândia quanto para o Friburguense. Com o empate no primeiro jogo, disputado no Abadião, por zero a zero, o empate pelo mesmo placar levaria a partida para os pênaltis, empate com qualquer outro resultado era do Ceilândia. E foi o time carioca que levou a melhor, graças à vitória por 2 a 1, de virada.

Com a obrigação de conseguir uma vitória para se classificar, os cariocas partiram para cima e tentaram buscar o resultado positivo levando bastante perigo ao gol de Edmar que trabalhou muito para segurar o placar. O time do "Gato Preto" partiu para uma tática um pouco diferente, buscou segurar o time do Friburguense apelando para a catimba. O Ceilândia não resistiu à pressão e, mesmo saindo na frente, perdeu e se despediu da Série D.

O Jogo

O Friburguense queria a vitória e partiu para cima do Ceilândia. Mas faltava acertar o último passe e, quando conseguia encaixar a assistência, o chute saía sem direção.

O goleiro Edmar teve que trabalhar em uma falta cobrada por Jorge Luiz, que obrigou o camisa um do "Gato Preto" a fazer grande defesa, jogando a bola para escanteio. Logo depois foi o Ceilândia que encaixou o contra-ataque, Dimba cruzou na cabeça de Allan Dellon que cabeceou em cima da marcação, ganhando o escanteio.

O time de Nova Friburgo contava com o apoio da torcida, mas o gol não queria sair de forma alguma. Flavinho foi até a linha de fundo e cruzou para o atacante Rômulo que, dentro da pequena área, chutou para o goleiro Edmar fazer um verdadeiro milagre, evitando o primeiro gol dos cariocas.

E quando parece que os velhos ditados não se encaixam mais no futebol, volta aquela máxima: quem não faz leva. Aos 45’, o Ceilândia aproveitou a sua única chance clara na primeira etapa e abriu o placar. Em cobrança de falta, Kabrine colocou a bola na área e achou Tavares livre, o camisa 11 subiu e cabeceou, sem problemas, para o fundo das redes.

Na volta para o segundo tempo, o Friburguense tinha que virar a partida para conseguir a classificação para a próxima fase. O Ceilândia voltou com a tática de tentar segurar o placar e administrar a partida para garantir a vaga. Porém, a tática do "Gato" durou apenas dois minutos. Depois de jogada pela esquerda, Ziquinha recebeu cruzamento e desviou para dentro da rede, sem dar chance para Edmar.

Três minutos depois foi a vez de Marcelo arriscar de fora da área e acertar o travessão de Edmar, levantando a torcida presente no estádio. A pressão não diminuiu, até porque o time carioca precisava de mais um gol, e não demorou para sair a virada.

Aos 11 minutos, o Friburguense apostou novamente em uma jogada pela esquerda e deu certo. A bola sobrou para o atacante Rômulo que aproveitou o cruzamento e fez o segundo do "Tricolor da Serra".

Com a virada em menos de 15 minutos, o jogo acabou ficando mais violento por parte dos jogadores do "Gato Preto" e isso acabou favorecendo o Friburguense que passou a administrar a partida. Mas as melhores chances continuaram sendo dos cariocas. Jorge Luiz arriscou de fora da área e obrigou Edmar a fazer outra grande defesa.

O "Gato" passou a buscar o empate para conseguir a vaga e voltou a levar perigo aos 26 minutos com Allan Delon. O meia aproveitou sobra de Dimba e chutou, o jogador Diego Guerra salvou em cima da linha. Dois minutos mais tarde, Marcos saiu mal do gol e quase complicou o time do Friburguense, sorte do goleiro que Dimba não conseguiu cabecear como queria e jogou para fora.

Mas a pressão do Ceilândia se resumiu a bolas jogadas para dentro da área e, com o posicionamento perfeito da marcação, as tentativas não surtiram efeito nenhum. Ainda deu tempo para o jogador Panda ser expulso. O Ceilândia deu adeus às chances de jogar a Série C no ano que vem e se despediu da Série D.

"Nós pecamos na lateral de campo, onde era pra não pecar e acabamos cedendo a vitória, mas para mim o empate seria de um bom tamanho. Eles ganharam e estão de parabens", tentou explicar o atacante Dimba.
O Ceilândia saiu na frente, mas não resistiu e acabou perdendo. (Foto: Sérgio Ribeiro Fut/Rio)

Musa do Santos "adota" time de futebol americano

Myriã Pedron, representante do "Peixe" no concurso "Gata do Paulistão" e "Musas do Brasileirão em 2010", está dando uma força para o "Santos Tsunami", time de futebol americano do clube. Ela fez um novo ensaio sensual para se tornar a musa da equipe.