quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O "Leão da Serra" vai rugir na Primeirona

Por Rener Lopes, do site "Clube do Esporte-DF")

Sete anos. Este foi o período que o Sobradinho aguardou para retornar à primeira divisão do futebol brasiliense. E o retorno foi garantido da forma mais conturbada possível: a partida do último domingo, entre Bolamense e o "Leão da Serra", no estádio Rorizão, em Samambaia, simplesmente não aconteceu.

O observador indicado ao estádio Rorizão, Geraldo Carmo, comunicou à Federação Brasiliense de Futebol - através da súmula - que o time do Bolamense não entrou em campo por dois motivos: o primeiro deles é que o time dirigido pelo pastor Antônio Teixeira só continha quatro jogadores em seu elenco. O mínimo exigido pelo regulamento são sete.

Como se não bastasse, a equipe mandante também não pagou as taxas da arbitragem e do delegado da partida. De acordo com o artigo 18 do regulamento oficial da competição, e após a homologação nesta terça-feira, o Sobradinho foi declarado vencedor por 3 X 0 e levou os três pontos da partida.

Com o resultado, o "Leão da Serra" está de volta à primeira divisão após sete anos fora da elite do futebol brasiliense. Sua última participação foi em 2005, quando o time foi rebaixado na décima posição da competição. O campeonato daquele ano foi vencido pelo Brasiliense, derrotando o Gama na final por 3 X 0.

Campeonato pega fogo

Desta maneira, três equipes brigam pelo título da segunda divisão do Candangão de 2011 na última rodada da competição: Luziânia e Brazlândia, que entram em campo no estádio Serra do Lago, e o Sobradinho, que recebe o Cruzeiro no estádio Augustinho Lima. As duas partidas estão marcadas para o próximo domingo (13), às 15h30.

Contudo, somente Legião e Capital/Cristalina disputarão a última vaga para subir rumo à primeirona do ano que vem. O time "legionário" encara o Guará no estádio do CAVE e precisa vencer de qualquer maneira por, pelo menos, oito gols de diferença.

O Legião também precisará torcer por um milagre, já que o Capital/Cristalina recebe o Paranoá no estádio Salvador Amado e precisará ser derrotado pela cobra sucuri. As duas partidas acontecerão no mesmo horário.

Confira a classificação do Campeonato Brasiliense Série B.

01 - Brazlândia - 28
02 - Luziânia - 27
03 - Sobradinho - 26
04 - Capital/Cristalina - 25
05 - Legião - 22
06 - Dom Pedro/Bandeirante - 22
07 - Cruzeiro - 20 pontos e seis vitórias
08 - Santa Maria - 20 pontos e cinco vitórias
09 - Guará - 19
10 - Unai/Itapoã - 18
11 - Bolamense - 16
12 - Samambaia - 14
13 - Paranoá - 4 - saldo negativo 24
14 - Bandeirante - 4 - saldo negativo 30
15 - Planaltina - 3

Comandado por Cassius, artilheiro da Série B candanga, Sobradinho está de volta à primeira divisão local após sete anos. (Foto: Francisco Stuckert, do site "Clube do Esporte-DF)