quarta-feira, 9 de junho de 2010

Destaque esportivo

Fernando Carvalho fala sobre Felipão no Inter

O Marco Antônio Pereira, narrador e apresentador da Rádio Gaúcha, anunciou lá da África do Sul que Luiz Felipe Scolari será o novo técnico do Inter. Felipão seria anunciado no dia 15 de junho, data da estreia brasileira na Copa, contra a Coreia do Norte, mas só assumiria após o Mundial.

Como se sabe, o marido da dona Olga – que é colorada –, será comentarista de uma emissora de TV sul-africana. Está sob contrato: nem poderia vir antes. O "papagaio" – é como chamamos o Marco Antônio carinhosamente, por conta do nariz de linhas elegantes e decididas – é um jornalista muito bem informado. Mal ele terminou da falar na Gaúcha, corri para o telefone de olhos arregalados e a bomba prestes a explodir na mão.

Segundos depois, atende o vice de futebol Fernando Carvalho, a quem chamo de "presidente" por uma questão de elegância. Fica estranho dizer "Vice, o senhor poderia..." Então, é presidente:

– Presidente, é a última vez que incomodo o senhor hoje, mas é grave... – Fala, Diogo....
– O Marco Antônio Pereira acaba de dizer na Gaúcha que o Felipão será anunciado técnico do Inter. Deu até a data: 15 de junho. Só faltou dizer a roupa para o dia da posse. É isso mesmo?
– (Risos) – Sim, mas e aí, presidente?

– Sigo dizendo o mesmo. Não falo nem que sim, nem que não. Não falo em nomes. – E o que eu faço, então? – Não embarca nessa.... – Não? Então fico no porto, quieto, sem entrar no navio? – Não embarca nessa.... – Está bem. Obrigado. – Abraço.

Eis aí o diálogo relâmpago, tal qual aconteceu. Só tem o seguinte, e não estou querendo colocar lenha nesta fogueira. O Marcão foi a primeira pessoa no Rio Grande do Sul a falar no nome de Jorge Fossati, quando todos apostavam em Wanderley Luxemburgo. E dirigentes, bem, dirigentes nem sempre podem dizer a verdade.

A verdade, às vezes, inviabiliza o negócio. Não é um procedimento muito elevado, mas compreendo perfeitamente. O mundo dos negócios do futebol é assim. Kléber Pereira era negado com veemência na véspera do seu desembarque em Porto Alegre. Enfim: vou acreditar em Carvalho. Mas vou acreditar desconfiando.

Nunca se sabe. Ainda mais se a notícia é do Marco Antônio Papagaio Pereira, de quem Carvalho é fã de pedir para ouvir as narrações dos gols do Inter depois dos jogos.

Felipão pode estar sendo contratado pelo Internacional.