Postado por: Lucas Bolzán do Clube do Esporte DF
Na noite de ontem (02), o Brasiliense iniciou a caminhada na esperança de subir para a Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, o que se viu no "Castelão", em São Luiz do Maranhão, é que a tarefa não vai ser nada fácil.
O Brasiliense até abriu o placar com um belo gol de falta de Baiano no primeiro tempo, mas o apagão do time "candango" no segundo tempo facilitou Mimica, Pimentinha, Edgar e Thiago Cavalcanti, por duas vezes, que sacramentar a goleada do Sampaio na estreia do campeonato nacional por 5 X 1.
As duas equipes, com a empolgação de iniciar o campeonato e conquistar a vitória, entraram em campo com a disposição total para fazer os gols, mas quem iniciou pressionando foi à equipe mandante.
Durante os 10 minutos iniciais da partida, o Sampaio pressionou o Brasiliense com toques de bola no campo de ataque, alçando várias bolas na área e assustando o goleiro Welder. O "jacaré" até tentou atacar, mas, errou muitos passes, sendo bloqueado no meio campo pela forte marcação da equipe maranhense.
Mesmo com a pressão do Sampaio, a equipe do Brasiliense foi bastante objetiva e, no primeiro lance de ataque, conseguiu abrir o marcador. Aos 13, Baiano cobrou falta no ângulo de Rodrigo Ramos e colocou
a redonda na rede.
Após o gol, a equipe do Brasiliense, tentou neutralizar a pressão do Sampaio, explorando bastante a posse de bola, mas não conseguiu acertar as finalizações. Já a equipe maranhense, tocando a bola e aproveitando a ambição do Brasiliense para fazer o segundo, gol, aproveitou os espaços oferecidos e finalizou em direção certa ao gol, explorando bastante as defesas do goleiro Welder, que conseguiu manter a vantagem do seu time no primeiro tempo.
Na volta para o segundo tempo, jogando de forma recuada, o Brasiliense não conseguiuarmar as jogadas de oficio, e seguiu errando passes e facilitando a vida do Sampaio.
Tudo isso fez com que o time maranhense conseguisse o empate logo no início da etapa final. Aos seis minutos, após belo chute de Pimentinha, Welder espalmou para o meio da área nos pés de Mimica, que não teve dó e mandou para o fundo da rede. Três minutos depois, a virada do Sampaio aconteceu. Após chute rasteiro em direção à área, Pimentinha tentou desviar de letra, mas a bola sobrou para Thiago Cavalcanti, que mandou para o fundo do gol, sem chances para Welder.
Empolgado com a virada, o Sampaio Correa queria mais, e conseguiu. Aos 22 minutos, Pimentinha fez bela jogada individual dentro da área, se livrou da marcação do Brasiliense e mandou um forte chute para o gol, ampliando o placar no "Castelão".
Percebendo que a diferença no placar estava aumentando, o técnico Márcio Fernandesmexeu no time buscando uma mudança na estrutura ofensiva. Colocou Hudson e Laécio nos lugares de Peninha e Giso, respectivamente. Apesar das trocas, a postura em campo do time não melhorou.
Essa situação amarela causou o quarto e o quinto gols do Sampaio. Aos 36 minutos, Edgar – que tinha acabado de entrar – tabelou com Cleitinho, que ganhou da marcação na corrida e mandou para o fundo da rede na saída do goleiro Welder. Quatro minutos depois, após um forte chute de fora da área, o arqueiro brasiliense não conseguiu encaixar a bola e soltou nos pés de Thiago Cavalcanti, que empurrou para o gol e deu números finais à partida.
Com o resultado, o Sampaio Corrêa assumiu a liderança do Grupo A da série C. Já o Brasiliense, com um saldo de gols bastante negativo, voltou para Brasília como lanterna do grupo.
As duas equipes voltam a campo no próximo sábado (08). O Brasiliense enfrentará a equipe do Baraúnas (RN), no Serejão, às 17h. Já o Sampaio Correa vai até Campina Grande enfrentar o Treze (PB).
Sampaio Corrêa: Rodrigo Ramos - Denilson - Mimica - Paulo Sérgio e Deca - Robson Simplício - Arlindo Maracanã - Eloir (André Beleza) e Cleitinho - Célio Codó (Thiago Cavalcanti) e Pimentinha (Edgar). Técnico: Flávio Araújo.
Brasiliense: Welder - Bocão - Fábio Braz - Luan e Jefferson - Júlio Bastos - Baiano - Everton e Peninha (Hudson) - Giso (Laécio) e Washington (Romarinho). Técnico: Márcio Fernandes.
Público: Não divulgado
Renda: Não divulgada
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI), auxiliado por Francisco Machado e Thyago Leitão (PI).
Reserva: Paulo Sampaio Moreira (MA).
Cartões amarelos: Luan e Fábio Braz (BSE)
Jogadores do Sampaio Corrêa comemoram goleada em cima do Brasiliense, na abertura da Série C. (Foto: Guilherme Macedo/Agência Clube do Esporte DF)