terça-feira, 30 de setembro de 2008

Temos todo o direito

Afinal de contas, se no Bar do Ceará são poucos os que torcem pelo Internacional - a maioria simpatiza com times do Rio de Janeiro - a verdade é que todos torceram pelo colorado, domingo passado. Então, diante disso, a foto acima é totalmente válida e providencial.

Comida de buteco

Como o dia de hoje nós dedicamos a cerveja (normalmente é sexta-feira), nada mais justo do que oferecermos esta receita especial

Bacalhau com cerveja

Ingredientes (a quantidade você decide)

bacalhau
azeite
pimentão
alho
cebola
batatas
sal
cerveja
mulher

Modo de preparo

- Ponha a mulher na cozinha com os ingredientes e feche a porta.
- Tome cerveja durante duas horas e depois peça para ser servido.

Utilidade pública

Conhecer o que se bebe é a primeira coisa que se deve aprender.

O que é Cerveja?

Uma bebida levemente alcoólica, amarelo-ouro de sabor amargo, gasosa e servida extremamente gelada. Poderia ser uma descrição coerente, mas sabemos que a nossa velha amiga, com mais de 6.000 anos de idade, tem muitas outras qualidades e diversificações.

Existem ótimas cervejas com teor alcoólico entre 2 e 3% e cervejas com um teor alcoólico superior ao vinho (maior que 12%). Visualmente encontramos cervejas cristalinas, opacas e turvas, variando pelas cores dourada, vermelha, âmbar, marrom e preta. Podemos até citar algumas esquisitinhas verdes por aí. Quanto ao sabor, a diversidade é enorme: encontramos cervejas adocicadas com paladar de baunilha e cereja, cítricas como a laranja e até umas bem amargas como o café.

Servida extremamente gelada? Acreditem, a grande maioria consome assim porque foram condicionados a beber cerveja das grandes cervejarias, que popularizam seu produto para atingir um número maior de consumidores. Deixando-as, infelizmente, sem aroma e sem sabor. Ainda bem que hoje em dia podemos encontrar cervejas com aroma e sabor, nos melhores bares, como o nosso BAR DO CEARÁ, em restaurantes e até mesmo nos grandes mercados.

Bom, tecnicamente a descrição de cerveja seria: “uma bebida de leve teor alcoólico, sendo o álcool obtido pela fermentação do amido sacarificado”.

Necessidade básica

Como gelar cerveja

Caso você precise gelar cerveja rapidamente, a melhor maneira seria utilizar um extintor de incêndio de dióxido de carbono. Para 6 latinhas ele faz o serviço em três minutos. Mas como nem todo mundo quer gastar um extintor nisso, basta usar gelo e sal, que funciona em cinco minutos, bem menos que os quinze se fosse só gelo. E muito mais rápido que um freezer (acredite!).

A explicação técnica é simples: o sal forma uma mistura com o gelo e esta tem um ponto de fusão inferior ao do gelo puro, podendo formar uma mistura eutética (de 2 ou mais sólidos,) na qual o ponto de fusão é o mais baixo possível, e todos seus constituintes cristalizam simultaneamente a partir do líquido e dependendo da quantidade de sal adicionado.

Isto faz com que a energia térmica da bebida seja ”removida” com maior velocidade em relação ao gelo puro, fazendo com que gele mais rápido. Então, é só jogar gelo e sal, colocar as latas ou garrafas e em cinco minutinhos a cerveja amiga estará beleza. Mas tem uma coisa que deve ser levada em conta, o cuidado. Ao manipular com esses produtos não se deve mexer com fogo.

A quantidade de material a utilizar depende muito do recipiente e da quantidade de cerveja a ser gelada. Pode-se fazer isso em um simples balde, em uma bacia grande, numa caixa da água, ou ate mesmo numa piscina. Não existe uma quantidade especifica de materiais. Mas basicamente deve ser feito o seguinte.

Medida para um balde comum

-Coloque toda cerveja a ser gelada no recipiente.
-Adicione um saco de gelo pequeno (aqueles industrializados)
-Adicione 250g de sal de cozinha(1/4 do saquinho de 1kg)
-Adicione 1 litro de álcool em liquido.
-De uma leve misturada e aguarde os 3 minutos.

-Ao retirar as latas ou garrafas, limpe-as com água para retirar o álcool. E faça bom proveito do produto.

Novidades importantes

Parem as máquinas! Agora meu amigo, você que aos fins de semana adora colocar umas cervejas na geledeira, logo cedinho, para que elas fiquem bem geladinhas para a hora do futebol, seus problemas acabaram!

Agora você não precisa se preocupar em geladeira, nem que a sua cerveja fique quente. Chegou a Corona Beer, a cerveja que ao dar uma simples batida, gela sozinha, por reações químicas da própria cerveja.

Robô garçom gela e serve até seis latas de cerveja

A fabricante de cerveja japonesa Asahi colocou a disposição dos apreciadores de seus produtos um pequeno refrigerador que é um robô garçom. Ele tem capacidade para gelar, abrir e servir seis latas de cerveja (ou refrigerante).

Basta apertar um botão e o robozinho abre sua "barriga", tira a lata, abre e enche um copo - que também fica armazenado dentro dele, gelando. O robô garçom tem seis compartimentos para latas de bebida e mais dois para canecas ou copos.