Como gelar cerveja
Caso você precise gelar cerveja rapidamente, a melhor maneira seria utilizar um extintor de incêndio de dióxido de carbono. Para 6 latinhas ele faz o serviço em três minutos. Mas como nem todo mundo quer gastar um extintor nisso, basta usar gelo e sal, que funciona em cinco minutos, bem menos que os quinze se fosse só gelo. E muito mais rápido que um freezer (acredite!).
A explicação técnica é simples: o sal forma uma mistura com o gelo e esta tem um ponto de fusão inferior ao do gelo puro, podendo formar uma mistura eutética (de 2 ou mais sólidos,) na qual o ponto de fusão é o mais baixo possível, e todos seus constituintes cristalizam simultaneamente a partir do líquido e dependendo da quantidade de sal adicionado.
Isto faz com que a energia térmica da bebida seja ”removida” com maior velocidade em relação ao gelo puro, fazendo com que gele mais rápido. Então, é só jogar gelo e sal, colocar as latas ou garrafas e em cinco minutinhos a cerveja amiga estará beleza. Mas tem uma coisa que deve ser levada em conta, o cuidado. Ao manipular com esses produtos não se deve mexer com fogo.
A quantidade de material a utilizar depende muito do recipiente e da quantidade de cerveja a ser gelada. Pode-se fazer isso em um simples balde, em uma bacia grande, numa caixa da água, ou ate mesmo numa piscina. Não existe uma quantidade especifica de materiais. Mas basicamente deve ser feito o seguinte.
Medida para um balde comum
-Coloque toda cerveja a ser gelada no recipiente.
-Adicione um saco de gelo pequeno (aqueles industrializados)
-Adicione 250g de sal de cozinha(1/4 do saquinho de 1kg)
-Adicione 1 litro de álcool em liquido.
-De uma leve misturada e aguarde os 3 minutos.
-Ao retirar as latas ou garrafas, limpe-as com água para retirar o álcool. E faça bom proveito do produto.
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário