segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Crime Ambiental

Ronaldinho Gaúcho deve reparar danos ambientais em propriedade de`Porto Alegre

Ministério Público entrou na Justiça contra o jogador, acusado de uso privado de área pública

A Promotoria de Defesa do Meio Ambiente entrou com uma ação civil pública contra o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, o irmão dele, Roberto de Assis Moreira, o Assis e contra a empreiteira Reno Construções e Incorporações Ltda.

O craque vai precisar reparar danos ao meio ambiente causados a partir de 2009 na propriedade do jogador, localizada na Estrada da Ponta Grossa, antiga sede do Teresópolis Tênis Clube, na Capital.

A justiça concedeu uma liminar para a remoção de um trapiche, de uma plataforma de pesca e de um atracadouro que fica na margem do Guaíba, em Área de Preservação Permanente.

A decisão obriga também a demolição da canalização do Arroio Guabiroba e a retirada da pavimentação das margens e das pontes edificadas sobre o seu curso. O Ministério Público alega que a obra foi feita em área que pertence à Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger .

Caso não cumpram as determinações em um prazo de 30 dias a partir da intimação, Ronaldinho, o irmão e a construtora devem pagar multa de R$ 10 mil por dia.

Eles ainda ficam obrigados a não realizar novas intervenções nas áreas de preservação e nas faixas marginais do Arroio Guabiroba, que atravessa a propriedade do craque, sem a devida licença ambiental prévia, sob pena de multa de R$ 50 mil por transgressão.

Conforme a ação civil pública, todas construções foram feitas sem licença do órgão ambiental municipal. Além disso, os demandados ignoraram notificações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para interromper as obras e, inclusive, impediram técnicos de entrarem no imóvel para realizar vistoria por duas vezes.

A ação civil do Ministério Público pede ainda que seja elaborado projeto técnico para a recomposição da área onde espécies nativas foram derrubadas, além da restauração do terreno da superfície do Arroio Guabiroba.


Destaque Esportivo

Fox não passará jogos de Fla e Inter na 1ª fase da Libertadores

Em coletiva de lançamento do canal, a Fox Sports Brasil, única emissora fechada com direitos para exibir a Libertadores-2012 no país, anunciou que não transmitirá um jogo do Flamengo e outro do Internacional na primeira fase do torneio. O evento ocorreu nesta segunda, em São Paulo.

Na quarta-feira, enquanto o Inter receberá o Once Caldas-COL, às 22 horas, em Porto Alegre, o Fla visitará o Real Potosí-BOL, no mesmo horário, em Potosí.

Uma semana depois, nas partidas de volta, os mandos serão invertidos. A partir daí, se avançarem, os dois times se juntarão aos outros brasileiros na fase de grupos: Corinthians, Santos, Vasco e Fluminense.

A Fox só vai televisionar o primeiro duelo do Internacional e o segundo do Flamengo. Ambos no Brasil.

A estreia oficial do canal só vai acontecer no dia 5 de fevereiro. Enquanto isso, a emissora --sediada no Rio-- usará seus canais parceiros, Speed e FX. Na TV aberta, a Globo só pode exibir duas partidas do campeonato por semana.

Quando os jogos forem simultâneos, como ocorre na última rodada da etapa se classificação, serão transmitidos em "delay" (atraso). A Fox alegou que o planejamento envolvendo Fla e Inter já estava definido há 45 dias.

Ela também afirmou que será a responsável por mostrar o Aberto do Brasil de tênis (11 a 19 de fevereiro), que neste ano será em São Paulo, e não mais na Costa do Sauipe, na Bahia, de maneira exclusiva.

A Fox ainda disse que não divulga valores de seus contratos, continua em busca de novos jornalistas e apresentadores para a sua equipe e admitiu conversas com a Band para adquirir o canal de esportes Bandsports.

A empresa negou problemas com as operadoras de TV, como Sky e Net. Porém, até o momento, ainda não se garantiu em nenhuma delas. A promessa é de que até o dia 30, data da festa de lançamento, existam novidades.

Notícia de última hora

"Urgente": Montillo é apresentado no Corinthians

Após muita especulação, a novela envolvendo a contratação de Montillo pelo Corinthians chegou ao fim. Montillo assinou contrato com o "Timão" e até já foi apresentado pelo presidente do clube, Andrés Sánchez. Confira uma foto da apresentação.