segunda-feira, 23 de março de 2009
Memorial Luiz Gonzaga
O MLG é um centro de memória e pesquisa, que oferece aos seus visitantes casuais, pesquisadores e turistas, não apenas informações provenientes de seu acervo físico e projeto expográfico, mas objetiva também ser um centro receptor e difusor do conhecimento produzido sobre a obra do Rei do Baião, estabelecendo ligações e convênios com instituições afins, utilizando os recursos da tecnologia da informação com perfil dinâmico e propositivo.
O acervo atual do MLG foi constituído com a aquisição da coleção de Mávio Holanda, pela Prefeitura da Cidade do Recife, formada por discos raros de 78 rpm, Long Plays, CDs, fotos, impressos, álbuns de recortes, vídeos e arquivos de áudio em formato MP3. Constitui uma coleção singular do MLG, o conjunto de documentos cedidos para replicação pelo Parque Aza Branca, construído pelo Mestre do Araripe em seu torrão natal, na cidade de Exu - fotos, partituras e álbum de recortes.
Atendimento ao público: 2ª a 6ª, das 09:00 às 17:00 horas - Pátio de São Pedro, Casa 35 - Bairro de São José - Recife – Pernambuco -
Fones: (81) 3232.2965 e 3232.2955 - mlgonzaga@recife.pe.gov.br
Nossas receitas
Ingredientes
3 ovos batidos
farinha de rosca
farinha de trigo
3 dentes de alho amassados
sal e pimenta do reino à gosto
Modo de Preparo
- Tempere os bifes, bata os ovos em um prato fundo.
- Em outro prato coloque a farinha de rosca.
- Em outro prato o trigo.
- Em seguida, passe-os em farinha de trigo, em ovos batidos e, por último, em farinha de rosca.
- Frite os bifes mergulhando em óleo numa frigideira até que fiquem dourados.
- Ao retirar da frigideira coloque os bifes em papel absorvente para que a gordura em excesso seja absorvida.
Para fazer frituras como batatas, pastéis, coxinhas,mais sequinhas basta tirar um palito de fósforo da caixa e jogar direto na frigideira com o óleo ainda frio.
A piada do dia
Um policial interrogava 3 loiras, que treinavam num curso para a Polícia Federal. Para testar se elas reconheceriam um suspeito, mostrou à primeira loira uma foto por 5 segundos: "Este é o seu suspeito, como é que você o reconheceria?"
A primeira loira responde: - Fácil, eu o reconheceria porque ele só tem um olho."
O policial diz: "Bem...é que...a foto o mostra de perfil."
Atrapalhado pela resposta ridícula que recebeu, mostra a foto à segunda loira por 5 segundos e pergunta: "Este é o seu suspeito, como é que o reconheceria?
A segunda loira dá um sorrisinho maroto, sacode os cabelos pro lado e diz: "Ah! Isso é fácil!!! Ele só tem uma orelha!!!"
O policial, furioso, responde: "O que se passa com vocês duas? Claro que a foto só mostra um olho e uma orelha, porque ele está de perfil! Essa é a melhor resposta que vocês me
podem dar?"
Já sem paciência, ele mostra a foto à terceira loira e pergunta, grosseiramente: "Este é o seu suspeito, como é que você o reconheceria?". E, rapidamente, acrescenta: "Pense bem, antes de me dar uma resposta imbecil."
A loira olha atentamente a foto, por um momento, e diz: "Hummmmm.... O suspeito usa lentes de contato."
O policial fica surpreendido e sem fala, porque nem mesmo ele sabia se o suspeito usava lentes de contato ou não. "Bem, é uma resposta no mínimo interessante... Aguardem um momento, que eu vou verificar o perfil do suspeito e já volto."
Deixa a sala e vai ao escritório verificar a ficha do suspeito no computador, e volta com um sorriso satisfeito no rosto: "Fantástico, não dá para acreditar! É VERDADE! O suspeito usa, de fato, lentes de contato. Belo trabalho! Como conseguiu chegar a essa conclusão?"
"Fácil!", responde a loira: "Ele não pode usar óculos, porque só tem um olho e uma orelha!"
Destaque esportivo
Confira as principais alterações no visual e na parte técnica dos carros
Rafael Lopes Rio de Janeiro
Após as ultrapassagens rarearem na Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) resolveu mudar tudo na categoria. A pré-temporada de 2009 mostrou que os carros terão uma cara completamente diferente, com asas dianteiras mais largas, enquanto as traseiras são mais altas e estreitas, além das laterais limpas dos famosos penduricalhos, os apêndices aerodinâmicos.
Esta é a maior mudança nas regras da categoria desde o fim de 1997. Além disso, o aerofólio dianteiro será móvel e controlado por um motor elétrico. Com isso, os pilotos poderão alterar o ângulo de ataque de acordo com o ponto da pista em que estiverem.
Tudo isso deve fazer com que as ultrapassagens sejam facilitadas, já que os carros poderão contornar as curvas colados, o que não acontecia por causa da turbulência gerada pelas antigas asas. Os chifres, miniasas, orelhas de Dumbo e afins estão proibidos para 2009. A bigorna (ou rabo de tubarão), um alongamento da tampa do motor, não tem impedimentos no novo regulamento.
Tudo isso é obra de uma demorada pesquisa feita pelo Grupo de Trabalho para Ultrapassagens (OWC, sigla em inglês de Overtaking Working Group), montado pela FIA. A meta do time montado por Paddy Lowe (McLaren), Pat Symonds (Renault) e Rory Byrne (Ferrari) era reduzir a carga aerodinâmica pela metade e aumentar a aderência mecânica, através dos pneus.
Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers)
Detalhe no carro da BMW mostra o risco de altas voltagens causadas pela adoção do Kers
Mas os carros não terão novidades apenas na parte aerodinâmica. O Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers - Kinetic Energy Recovery System, na sigla em inglês) será introduzido na temporada 2009.
Ele é composto por duas baterias, que armazenarão energia gerada nas freadas, que será reutilizada com a injeção de mais alguns cavalos no motor (uma espécie de push-to-pass). No entanto, nem todas as equipes irão utilizá-lo durante a temporada.
Além dos riscos de confiabilidade, os custos de desenvolvimento da novidade são muito altos. A Brawn GP, equipe de Rubens Barrichello, que conta com um orçamento apertado, já disse que só o utilizará em caso de uma verba extra entrar nos cofres da equipe, mas não é prioridade.
Pneus slicks
A última mudança no regulamento diz respeito aos pneus. Fora da Fórmula 1 desde o fim da temporada 1997, os slicks (lisos) voltarão à categoria na próxima temporada. A intenção é recuperar a perda aerodinâmica com a maior aderência gerada pelos novos compostos, o que já foi comprovado durante os vários testes da pré-temporada.
O sistema de uso de pneus continua o mesmo. As equipes continuam com a necessidade de usar dois tipos diferentes durante as corridas (prime e option - macio e duro), mas o sistema de diferenciação vai mudar. Até este ano, um dos sulcos era pintado de branco. Com o sumiço deles, as laterais dos macios passarão a ter faixas verdes.
O SporTV2 transmite o primeiro treino livre para o GP da Austrália na quinta-feira, às 22h30m (horário de Brasília) e o SporTV o segundo, às 2h30m de sexta. A Rede Globo passa o treino classificatório no sábado, às 3h, e a corrida, no domingo, também às 3h, com narração de Cléber Machado, comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti, e reportagens de Carlos Gil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real, a luta pela pole e as 58 voltas da prova.
Esta é a F60, modelo da Ferrari para 2009.