Fórmula 1 sofre primeira mudança radical de regulamento desde a temporada 1997
Confira as principais alterações no visual e na parte técnica dos carros
Rafael Lopes Rio de Janeiro
Após as ultrapassagens rarearem na Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) resolveu mudar tudo na categoria. A pré-temporada de 2009 mostrou que os carros terão uma cara completamente diferente, com asas dianteiras mais largas, enquanto as traseiras são mais altas e estreitas, além das laterais limpas dos famosos penduricalhos, os apêndices aerodinâmicos.
Esta é a maior mudança nas regras da categoria desde o fim de 1997. Além disso, o aerofólio dianteiro será móvel e controlado por um motor elétrico. Com isso, os pilotos poderão alterar o ângulo de ataque de acordo com o ponto da pista em que estiverem.
Tudo isso deve fazer com que as ultrapassagens sejam facilitadas, já que os carros poderão contornar as curvas colados, o que não acontecia por causa da turbulência gerada pelas antigas asas. Os chifres, miniasas, orelhas de Dumbo e afins estão proibidos para 2009. A bigorna (ou rabo de tubarão), um alongamento da tampa do motor, não tem impedimentos no novo regulamento.
Tudo isso é obra de uma demorada pesquisa feita pelo Grupo de Trabalho para Ultrapassagens (OWC, sigla em inglês de Overtaking Working Group), montado pela FIA. A meta do time montado por Paddy Lowe (McLaren), Pat Symonds (Renault) e Rory Byrne (Ferrari) era reduzir a carga aerodinâmica pela metade e aumentar a aderência mecânica, através dos pneus.
Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers)
Detalhe no carro da BMW mostra o risco de altas voltagens causadas pela adoção do Kers
Mas os carros não terão novidades apenas na parte aerodinâmica. O Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers - Kinetic Energy Recovery System, na sigla em inglês) será introduzido na temporada 2009.
Ele é composto por duas baterias, que armazenarão energia gerada nas freadas, que será reutilizada com a injeção de mais alguns cavalos no motor (uma espécie de push-to-pass). No entanto, nem todas as equipes irão utilizá-lo durante a temporada.
Além dos riscos de confiabilidade, os custos de desenvolvimento da novidade são muito altos. A Brawn GP, equipe de Rubens Barrichello, que conta com um orçamento apertado, já disse que só o utilizará em caso de uma verba extra entrar nos cofres da equipe, mas não é prioridade.
Pneus slicks
A última mudança no regulamento diz respeito aos pneus. Fora da Fórmula 1 desde o fim da temporada 1997, os slicks (lisos) voltarão à categoria na próxima temporada. A intenção é recuperar a perda aerodinâmica com a maior aderência gerada pelos novos compostos, o que já foi comprovado durante os vários testes da pré-temporada.
O sistema de uso de pneus continua o mesmo. As equipes continuam com a necessidade de usar dois tipos diferentes durante as corridas (prime e option - macio e duro), mas o sistema de diferenciação vai mudar. Até este ano, um dos sulcos era pintado de branco. Com o sumiço deles, as laterais dos macios passarão a ter faixas verdes.
O SporTV2 transmite o primeiro treino livre para o GP da Austrália na quinta-feira, às 22h30m (horário de Brasília) e o SporTV o segundo, às 2h30m de sexta. A Rede Globo passa o treino classificatório no sábado, às 3h, e a corrida, no domingo, também às 3h, com narração de Cléber Machado, comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti, e reportagens de Carlos Gil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real, a luta pela pole e as 58 voltas da prova.
Esta é a F60, modelo da Ferrari para 2009.
segunda-feira, 23 de março de 2009
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