sábado, 15 de junho de 2013

Copa das Confederações

Brasil estréia contra o Japão esta tarde

Fonte: Eduardo Mendes, Rodrigo Vessoni e Thiago Salata - Enviados especiais do jornal "Lance"a Brasília (DF)

Luiz Felipe Scolari apostou em safra com revelações e usa torneio para amudurecimento dos jovens e afirmação. Primeiro rival é o Japão

Foram exatamente 2,7 anos de rejuvenescimento em relação ao Brasil que disputou a Copa do Mundo de 2010. Com uma média de idade de 26 anos, a jovialidade do grupo é uma das apostas do técnico Luiz Felipe Scolari para vencer a primeira competição na volta ao comando da equipe e arrefecer a pressão até o Mundial do Brasil no ano que vem. A estreia acontece neste sábado contra o Japão, no Mané Garrincha, às 16h.

Neymar, com 21 anos, é o símbolo da nova safra que conta com outras revelações como Oscar ( 21 anos), Lucas ( 20 anos) e Bernard (20 anos).

O critério adotado por Felipão quando escolheu os 23 jogadores para a disputa do torneio priorizou o processo de renovação e deixou relegados a escanteio jogadores como Ronaldinho e Kaká. Risco assumido, em parte, para dar maturidade às revelações, visando a Copa de 2014.

Confiança que tem a resposta dos jovens dentro e fora de campo. Oscar, destaque nos dois últimos amistosos contra Inglaterra e França, é o porta-voz dos companheiros e garante que todos estão prontos para encarar o desafio, independentemente da idade.

"A maioria disputa campeonatos muito importantes e está sempre conquistando títulos ou atuando em jogos decisivos. Isso aconteceu comigo. Não tem nada a ver ser jovem", avisou o camisa 11.

Oscar, ao lado de Neymar, Lucas e Fernando formaram base do time campeão sul-americano sub-20 há dois anos. Prova mais do que concreta que os jovens podem fazer a diferença para o Brasil.

"Apesar de jovens, são jogadores que já têm experiência e ganharam títulos. Isso não será problema para eles. E nosso time não chega a ser tão jovem", defendeu o volante Hernanes.

O time que fará a primeira exibição na Copa das Confederações é o mesmo que empatou com a Inglaterra e venceu a França no domingo passado. Durante as duas semanas de preparação, Felipão procurou manter a base e a única mudança foi a troca de Filipe Luis por Marcelo na lateral esquerda.

Sem mais tempo para treinar até o término da primeira fase, o treinador chega motivado para a estreia.
"Estou satisfeito com o trabalho. Vi os jogadores com muita vontade. E o ambiente criado entre eles é "ito bom. A melhora acentuada vem acontecendo e a confiança é total para esse primeiro jogo", comentou.

Primeiro time a garantir vaga para o Mundial no Brasil, o Japão está há apenas dois dias no Brasil e ainda se recupera fisicamente da maratona de jogos nas eliminatórias asiáticas.

O italiano Alberto Zaccheroni não quis antecipar a escalação do time que estreará na competição. Apesar de admitir o favoritismo do Brasil, ele destaca a evolução que o futebol asiático teve nos últimos anos.

"A seleção japonesa melhorou muito. Mas ainda não temos a ideia em que nível estamos em relação aos principais times. E a Copa das Confederações nos dará essa resposta", comentou o treinador.

Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data-Hora: 15/6/2013 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (Fifa-Portugal), auxikliado por Bertino Miranda (Fifa-Portugal) e Jose Trigo (Fifa-Portugal)
BRASIL: Julio Cesar, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva, Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar; Hulk, Neymar e Fred. TÉC: Luiz Felipe Scolari.
JAPÃO: Kawashima, Uchida, Yoshida, Konno, Nagatomo; Endo, Hasebe, Okazaki, Honda; Kagawa e Maeda. TÉC: Alberto Zaccheroni.

Oscar e Neymar são os jovens destaques do Brasil.(Foto: Cristiano Andujar/LANCE!Press)