sexta-feira, 31 de maio de 2013

Nossas receitas

Puchero Gaúcho

A duvida é grande! Será que lado da fronteira é que esse delicioso prato se originou? Nunca saberemos, mas os gaúchos garantem ser deles a origem deste delicioso cozido. Seja como for, prepare-o na primeira esfriadinha que o tempo der.

Ingredientes

1 Kg de costela de boi
6 pedaços de osso com tutano

metade de uma rabada
500 g
maminha 

2 cebolas 

2 tomates

3 dentes de alho
1 colher de sopa de manjerona fresca picada

1 amarrado de salsinha
1 folha de louro

1 pimenta verde
1 colher de extrato de tomate

4 colheres de sopa de óleo (eles usam banha)

1 salsão de sopa
1 kg de farinha de mandioca

Legumes e verduras ao gosto do freguês

Modo de preparo

Frite as carnes e os ossos, já cortados, no óleo quente.

Bata o alho, manjerona e a pimenta picada com sal e tempere as carnes.

Acrescente a cebola e o tomate picados, o extrato de tomate, o salsão, salsinha e o louro.

Deixe fritar bem até quase queimar.

Acrescente água para que cubra a carne uns 25 cm, acerte o sal e deixe cozinhar.

Agora vamos juntar os legumes.

Primeiro o repolho, depois as batatas e as cebolas, couve flor e mandioquinha.

A medida que forem amaciando (sem desmanchar!) retire e coloque a próxima leva.

Passe um litro do caldo para outra panela e prepare um pirão com a farinha de mandioca acrescentada e misturada bem lentamente.

Acerte o sal no final.

Volte os legumes para a panela na hora de servir para dar uma aquecida final.

Sirva as carnes, e os legumes acompanhados pelo delicioso pirão.




Brasileirão Série C

Brasiliense estréia domingo no Brasileiro da Série C

Postado por: Sérgio Porto - Clube do Esporte DF

O Brasiliense viaja para São Luiz, no Maranhão, na manhã de sábado para enfrentar no domingo o Sampaio Correia, na abertura do Campeonato Brasileiro da Série C.

O time candango se reforçou para a competição contratando cinco novos jogadores: os laterais Bruno Paraíba e Jorge Henrique, o meio campista Hudson e os atacantes Formiga e Laecio, este o artilheiro do último "Candangão", quando jogou pelo Sobradinho, que já estarão a disposição do técnico Márcio Fernandes.

Se o técnico conta com novos contratados, por outro lado não vai poder escalar o atacante Rodrigo Tiuí e o meio campista Luiz Augusto, que estão entregues ao Departamento Médico do clube e não viajam para São Luiz.

O Brasiliense chega ao seu terceiro ano consecutivo na Série C. O time foi rebaixado em 26 de novembro de 2010, mesmo vencendo fora de casa ao América, de Natal por 2 X 1. Ao estrear na competição em 2011 venceu ao Madureira, do Rio de Janeuiro por 1 X 0, em partida disputada em Taguatinga. O ano passado, também começou enfrentando o mesmo Madureira, dessa feita no Rio de Janeiro e predendo por 1 X 0.

Desta vez a estreia será fora de casa, diante do Sampaio Correia, no estádio "Castelão", em São Luís. A novidade é que o Brasiliense deixa o grupo de equipes que compõem o Centro Oeste, Sudeste e Sul do país, para integrar o grupo de clubes do Norte e Nordeste.

Já o adversário também se reforçou, depois da saída do técnico Éverton Goiano e a chegada de Flávio Araujo. Foram contratados dois reforços, o lateral direito Tote, que veio do River, do Piauí e o lateral esquerdo Berg, ex-Clube do Remo, de Belém do Pará. Estão em fase de negociações com o clube maranhenese o lateral Levi, do Potiguar, do Rio Grande do Norte e o zagueiro Mauro, com passagem pelo Clube do Remo.

Para poder contar com os reforços, o Sampaio Correia vai dispensar opito jogadores do atual plantel. Porém, a lista de dispensas ainda não foi revelada.

Brasiliense começa domingo, a caminhada para voltar a Série B do "Brasileirão".