domingo, 12 de maio de 2013

Candangão 2013

Brasiliense sai na frente na decisão do "Candangão 2013"

Aumentando sua vantagem na disputa pelo título do campeonato candango, o Brasiliense venceu por 1 X 0 a equipe do Brasília, neste sábado (11), no estádio "Serejão", e agora pode perder o segundo jogo da final por um gol de diferença que ainda assim será campeão.

O Brasília terá a difícil missão no próximo sábado (18), no "Estádio Nacional Mané Garrincha", de vencer por dois gols de diferença para erguer o caneco.

A partida começou equilibrada, com as duas equipes querendo abrir o marcador. Logo no primeiro minuto, o Brasiliense assustou em cobrança de falta do lateral-esquerdo, que o goleiro Marcão espalmou. O Brasília demorou a responder e, só aos seis minutos, chegou ao gol do "Jacaré", Luquinhas fez linda jogada pela esquerda, deixou dois marcadores para trás e cruzou para dentro da área com muito veneno, mas não havia ninguém para empurrar a bola para as redes.

Durante todo o primeiro tempo, o "Jacaré" apostou nas bolas paradas como arma para chegar ao gol e, de fato, em vários momentos, esteve perto de fazer o primeiro gol. Já o "Colorado" tinha suas melhores chances de gol nos pés de Luquinhas e de Daniel, que tentavam, mas esbarravam na defesa composta por Fábio Braz e Luan.

O lance de maior perigo no primeiro tempo foi protagonizado por Paulinho, que tinha acabado de entrar no lugar de Giba – que saiu machucado -. Aos 46, em seu primeiro toque na bola, mandou uma bomba de fora da área que explodiu na trave do goleiro Welder.

O segundo tempo foi mais emocionante, com mais objetividade das duas equipes. Mais uma vez, no primeiro minuto, o "Jacaré" chegou assustando. Em jogada de Giso, Luiz Augusto bateu para o gol mas a bola foi para fora. O Brasília, assim como no primeiro tempo, apostava suas fichas nas boas jogadas do jovem Luquinhas.

Aos 18 minutos, Giso invadiu a grande área e rolou para Baiano. Ele chutou, mas o goleiro Marcão saiu abafando e fez grande defesa. No minuto seguinte, o "Colorado" respondeu com Paulinho, que bateu de canhota no canto, mas o goleiro Welder defendeu com tranquilidade.

Nessa altura da partida, as duas equipes estavam tentando o gol e o jogo ganhou muita emoção. Aos 20, Washington saiu na cara do gol e chutou para fora, perdendo chance clara de abrir o placar. O gol do "Jacaré" parecia estar mais perto.

E aos 22 minutos, de tanto tentar, a rede balançou. Depois de boa jogada pela esquerda do meia Elivelto – que havia acabado de entrar -, Baiano recebeu cruzamento na área e cabeceou livre para marcar um belo gol para o Brasiliense e correr para os braços da torcida.

O Brasília não se acuou com o gol e, quatro minutos depois, Luquinhas recebeu lindo passe de Paulinho, gingou dentro da área mas acabou chutando de canhota para fora. Aos 30, mais uma vez o "Colorado" teve chance de abrir o placar nos pés de Luquinhas, que recebeu grande passe de Waldeir dentro da área e chutou fraco, para fácil defesa do goleiroWelder.

A partir daí, o jogo esfriou e o Brasiliense apenas administrou o tempo, para sair de Taguatinga com o resultado de 1 X 0 e levar a vantagem para a grande decisão.

O segundo jogo acontece no dia 18, às 16h, no "Estádio Nacional Mané Garrincha", com transmissão da Rádio Esportes Brasília.

Brasília: Marcão - Bruno Paraíba - Miltão - Danilo e Breno - Pedro Ayub - Marciel - Daniel (Vitinha) e Valdeir (Matosinho) - Luquinhas e Giba (Paulinho). Técnico: Gauchinho.
Brasiliense: Welder - Bocão - Fábio Braz - Luan e Jefferson - Júlio Bastos - Everton - Baiano e Peninha (Luís Augusto) - Giso (Elivelto) e Washington (Romarinho). Técnico: Márcio fernandes.
Público: 1.956 pagantes
Renda: R$ 12.460,00
Árbitro: Sávio Sampaio, auxiliado por Ciro Chaban e Daniel Henrique. Reservas: Ademário Neves e Westhane Cassiano
Cartões amarelos: Miltão, Marciel e Valdeir (Brasília) e Bocão, Fábio Braz, Júlio Bastos, Everton, Elivelto e Romarinho (Brasiliense)

Baiano recebeu grande passe de Elivelto e marcou o gol da vitória do Brasiliense, na partida de ida da final do "Candangão 2013". (Foto: Alex Farias/Agência Clube do Esporte DF)