terça-feira, 4 de setembro de 2012

Loucura...

Índia Potira, da "Escola do Gugu"


"Candangão" pode não sair em 2013

Clube do Esporte DF

Atrasos, indefinições e uma bagunça que parecia não ter fim marcaram o Candangão 2012, que terminou com o título do Ceilândia. Faltando cerca de cinco meses para o início do próximo campeonato, já começam a aparecer os problemas.

O Ministério Público do Distrito Federal colocou em pauta, nesta segunda-feira (03), uma ação civil pública de liminar contra a Federação Brasiliense de Futebol (FBF) e o Governo do Distrito Federal. A ação proposta é que não sejam realizados jogos do Campeonato Brasiliense a partir do próximo ano, até que os estádios administrados pelo governo passem por reformas, adequando-se ao Estatuto do Torcedor.

A ação movida pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão, no último dia 27 de agosto, diz que "os estádios de futebol onde são realizados os jogos do campeonato brasiliense de futebol não oferecem condições de segurança para os torcedores e não atendem às exigências contidas no Estatuto de Defesa do Torcedor para receber os eventos, de sorte que devem ser imediatamente interditados até que sejam promovidas as reformas necessárias."

Os dez estádios incluídos na ação são:

- Cave (Guará)
- Bezerrão (Gama)
- Rorizão (Samambaia)
- Abadião (Ceilândia)
- Serejão (Taguatinga)
- Adonir Guimarães (Planaltina)
- JK (Paranoá)
- Augustinho Lima (Sobradinho)
- Metropolitana (Nucleo Bandeirante)
- Chapadinha (Brazlândia).

De acordo com o artigo 17 do Estatuto do Torcedor, são necessários planos de ação com referência à segurança, transporte e também às contigências que possam ocorrer durante e depois da realização dos eventos. O Ministério Público informou que não há nenhuma notícia sobre quando este plano será implementado nos estádios.

Segundo o calendário da Confederação Brasileira de Futebol, o "Candangão" - assim como os outros campeonatos estaduais - deverá ter início no dia 20 de janeiro. Ceilândia - atual campeão -, Luziânia, Sobradinho, Brasiliense, Gama, Botafogo-DF, Brazlândia, Capital, Ceilandense e Legião são os clubes que disputarão a competição, juntamente com outras duas equipes que disputam o acesso na segunda divisão, que ainda está em andamento.

A reportagem do Clube do Esporte DF entrou em contato com o atual interventor da Federação Brasiliense de Futebol, Miguel Alfredo Junior, mas não obteve sucesso até o fechamento desta matéria.

Fotos: Divulgação e Adalberto Marques / Arte: Agência Clube do Esporte DF

Brasileirão da Série C

Frontini garante vitória ao Brasiliense

Clube do Esporte DF

O Brasiliense recebeu o Madureira na tarde deste sábado (01) no estádio Serejão, em Taguatinga. Seria mais um jogo com ingredientes típicos dos últimos sábados à tarde, onde o "Jacaré" fez suas aparições: muito sol e pouco público.

No entanto, com os dois gols marcados por Frontini, o torcedor deixou o terreno amarelo com o sorriso no rosto e com a confirmação de que o time está fora da zona de rebaixamento. Para confirmar a posição, a Chapecoense tem que vencer o Santo André, neste domingo (02).

Nos oito primeiros minutos de jogo, o Brasiliense dominou as chances, finalizando mais e obrigando o goleiro Márcio a se esticar em duas chances. Aos 11, Ferrugem domina no meio campo e lança Rafael Ipuã na grande área. Ele finaliza, mas o arqueiro carioca faz grande defesa.

Dez minutos depois, Caio toca para Jairo, que lança Paulo Victor. Ele invade a grande área e solta a pancada. A bola vai pela linha de fundo e o goleiro Welder ficou só olhando.

Aos 39 a rede balançou. Após a cobrança de escanteio de Ferrugem, Rafael Ipuã desvia de cabeça e a bola vai na medida para Frontini encostar a cabeça na redonda e mandar na rede, abrindo o placar.

Quatro minutos depois, Ferrugem avança pela direita e cruza no segundo andar. A bola vai direto na cabeça de Frontini. Ele não perdoou e escorou pro gol, ampliando o marcador.,

No intervalo de jogo, o treinador Ney da Matta - que está suspenso pelo STJD -, que foi representado pelo preparador físico Pedrinho da Matta, saca o meia Andrade e coloca o atacante Romarinho. Contudo, o atleta esqueceu de avisar o quarto árbitro que iria entrar por substituição. Desta maneira, Romarinho leva cartão amarelo.

Aos oito da segunda etapa, o árbitro marca falta para o Brasiliense. Rafael Ipuã rola para Ruy Cabeção, que não perde tempo e solta a pancada. O goleiro Márcio se esticou todo e colocou pela linha de fundo.

Dois minutos depois, Romarinho sofre dividida e revida o lance, dando um carrinho pra cima do jogador do Madureira. O árbitro cearense não titubeia e manda o cartão amarelo. Como já tinha o primeiro, o atacante foi para o chuveiro mais cedo.

Com 14 minutos, depois de cobrança de escanteio do jacaré, o zagueiro Zé Carlos desvia a bola com a mão e o árbitro marca penalidade máxima. Na cobrança, Frontini teve a oportunidade de matar o jogo, marcando seu terceiro gol. No entanto, praticamente devolveu a bola para o goleiro Márcio.

Os jogadores do Madureira não iam mais ao ataque. Um dos motivos pode ter sido o forte sol que caiu sobre o estádio Serejão, com a temperatura chegando aos 31º. Ainda assim, tentaram esboçar uma reação. Aos 28, Caio César avançou pela direita e deu um chute forte. O goleiro Welder apenas olhou, acompanhando a bola ir pela linha de fundo.

Seis minutos depois, Bruno Luiz cai na grande área após dividida com Ruy Cabeção. O jogador é punido com cartão amarelo. O jogo esquenta e, na reta final, o Madureira vai em busca do gol de desconto. O árbitro deu quatro minutos de acréscimo. Aos 47, após cobrança de escanteio de Jefferson, a bola vai na grande área e Jairo é derrubado na grande área. No entanto, o árbitro cearense não marcou penalti. E o placar ficou mesmo no 2 a 0.

"Temos que ter vontade e é bom que a idade não cansa. O time está de parabéns, vamos crescendo a cada jogo. O técnico mudou o esquema, criou bastante e agora vamos colocar o trem no trilho", ressaltou, estonteante, Ruy Cabeção.

"Foi importante sair com a vitória. Artilheiro vive de gols e agora vamos trabalhar apara corrigir os erros", afirmou o autor de dois gols da partida, o atacante Frontini.

Na próxima rodada, o Brasiliense vai até o estádio Bruno José Daniel para encarar o Santo André. O duelo acontece no próximo sábado (08), às 15h30. Já o Madureira recebe o Duque de Caxias, meia hora antes.

O Brasiliense fez as pazescom a vitória. (Foto: Francisco Stuckert)

Brasileirão da Série D

Ceilândia não saiu do 0 X 0 com o Friburguense

Clube do Esporte DF

Na partida de ida pela segunda fase da série D, disputada domingo, 2, em Ceilândia, o time da casa não saiu do 0 X 0 com o Friburguense, de Friburgo ((RJ). Agora, e o time do Distrito Federal quiser continuar vivo na competição, não terá uma missão nada fácil no jogo da volta, pois precisará de um empate com gols ou da vitória por qulquer escore, para seguir na competição. O adversário está invicto.

Mesmo com as mudanças do time titular de Adelson Almeida, o Ceilândia, com menos medalhões em campo não conseguiu mostrar o bom futebol jogado no início da primeira fase. O destaque da tarde foi apenas o sol, que castigou atletas, torcedores e imprensa.

Após duas derrotas consecutivas, o Ceilândia acabou perdendo a liderança na última rodada da primeira fase, e entrou no mata-mata com a desvantagem de decidir fora de casa. O início deu uma leve impressão de que o jogo teria fortes emoções.

Mas dentro de campo a realidade foi outra: dois times que apenas se estudaram, não dando trabalho aos goleiros, fazendo uma partida quase amistosa. Nos 90 minutos, apenas três grandes chances de gols, todas do "Gato". Na primeira etapa, apenas Allan Delon conseguiu assustar. Após tabela, o camisa 10 do avinegro chutou forte, obrigando o goleiro a se esforçar e fazer grande defesa.

No segundo tempo a historia continuou a mesma. A sonolência predominou, e o time do Friburguense, que estava contente com o resultado apenas fez o papel de se segurar e levar a decisão para casa. Tavares e Kabrine tentaram dar alegria ao torcedor ceilandense, mas ficaram no quase. O primeiro tentou de cabeça, mas a bola passou perto da trave esquerda. Já Kabrine emendou um chute de fora da área e o goleiro Marcos salvou a equipe carioca.

O jogo que decide quem passa para a próxima fase será no próximo domingo, 09, às 15horas, no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo (RiJ)