terça-feira, 4 de setembro de 2012

"Candangão" pode não sair em 2013

Clube do Esporte DF

Atrasos, indefinições e uma bagunça que parecia não ter fim marcaram o Candangão 2012, que terminou com o título do Ceilândia. Faltando cerca de cinco meses para o início do próximo campeonato, já começam a aparecer os problemas.

O Ministério Público do Distrito Federal colocou em pauta, nesta segunda-feira (03), uma ação civil pública de liminar contra a Federação Brasiliense de Futebol (FBF) e o Governo do Distrito Federal. A ação proposta é que não sejam realizados jogos do Campeonato Brasiliense a partir do próximo ano, até que os estádios administrados pelo governo passem por reformas, adequando-se ao Estatuto do Torcedor.

A ação movida pela Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão, no último dia 27 de agosto, diz que "os estádios de futebol onde são realizados os jogos do campeonato brasiliense de futebol não oferecem condições de segurança para os torcedores e não atendem às exigências contidas no Estatuto de Defesa do Torcedor para receber os eventos, de sorte que devem ser imediatamente interditados até que sejam promovidas as reformas necessárias."

Os dez estádios incluídos na ação são:

- Cave (Guará)
- Bezerrão (Gama)
- Rorizão (Samambaia)
- Abadião (Ceilândia)
- Serejão (Taguatinga)
- Adonir Guimarães (Planaltina)
- JK (Paranoá)
- Augustinho Lima (Sobradinho)
- Metropolitana (Nucleo Bandeirante)
- Chapadinha (Brazlândia).

De acordo com o artigo 17 do Estatuto do Torcedor, são necessários planos de ação com referência à segurança, transporte e também às contigências que possam ocorrer durante e depois da realização dos eventos. O Ministério Público informou que não há nenhuma notícia sobre quando este plano será implementado nos estádios.

Segundo o calendário da Confederação Brasileira de Futebol, o "Candangão" - assim como os outros campeonatos estaduais - deverá ter início no dia 20 de janeiro. Ceilândia - atual campeão -, Luziânia, Sobradinho, Brasiliense, Gama, Botafogo-DF, Brazlândia, Capital, Ceilandense e Legião são os clubes que disputarão a competição, juntamente com outras duas equipes que disputam o acesso na segunda divisão, que ainda está em andamento.

A reportagem do Clube do Esporte DF entrou em contato com o atual interventor da Federação Brasiliense de Futebol, Miguel Alfredo Junior, mas não obteve sucesso até o fechamento desta matéria.

Fotos: Divulgação e Adalberto Marques / Arte: Agência Clube do Esporte DF

Nenhum comentário: