sábado, 28 de julho de 2012

Brasileirão da Série D

Sobradinho é saco de pancadaria

Por Rodrigo Nunes/CDE

Cassius marca três vezes e dá a vitória e praticamente classifica o Ceilândia para a segunda fase da Série D

O clássico local do Campeonato Brasileiro da Série C, entre Sobradinho e Ceilândia, só foi decidido nos últimos minutos. Quem levou a melhor foi o Gato Preto, que virou o jogo com dois gols depois do 40 minutos do segundo tempo. O atacante Cassius foi o herói da noite com três gols, o veterano dedicou todos os seus tentos a sua esposa que está grávida.

O Jogo

A partida começou com os donos da casa tocando mais a bola e buscando o gol. Anailson não se escondeu e partiu para cima da defesa adversária. O Sobradinho, ainda contando com boas participações de Felipe e Douglas Pitbull, mandava na partida e não demorou para chegar ao primeiro gol da partida.

Após confusão dentro da área o árbitro da partida, aos seis minutos, Wales Martins, marcou pênalti. A marcação causou revolta dos jogadores do Gato Preto, que partiram para cima do juiz. Na discussão, dois jogadores do Ceilândia acabaram punidos com o cartão amarelo: foram eles Panda e Badhuga.

Na cobrança Felipe deslocou o goleiro e abriu o placar para o Leão da Serra. A torcida que compareceu ao Augustinho Lima se empolgou com o inicio fulminante do time e não parava de cantar.

Após o gol, a pressão diminuiu, mas o Leão continuava melhor e quase chegou ao segundo gol, em jogadas de Felipe e Douglas Pitbull. O primeiro, fez grande jogada pela lateral esquerda e chutou para ao lado do goleiro Darci. Na sequência, o atacante Douglas desperdiçou sua chance após cabecear a bola pela linha de fundo.

O que causou a revolta dos dois times foi a atuação contestada do árbitro Wales Martins, que destriuiu cartões amarelos para as duas equipes. Foram ao todo 12 jogadores amarelados.

Quando parecia que o primeiro tempo iria terminar com a vitória parcial do Sobradinho, Wales Martins resolveu chamar a atenção mais uma vez. Aos 40, após cruzamento de Kabrine, Cassius caiu dentro da área e o pênalti foi marcado, causando a ira dos atletas do Leão da Serra. Na cobrança, Cassius cobrou com força empatando o confronto.

O segundo tempo começou morno e as chances só passaram a acontecer depois dos 15 minutos. A primeira oportunidade foi do Ceilândia. Liel aproveitou cruzamento e cabeceou para grande defesa de Lauro. Em cobrança do escanteio, Badhuga subiu sozinho e cabeceou na trave.

Douglas Pitbull acabou perdendo uma grande oportunidade ao cabecear, sozinho, para fora, três minutos depois. A chance desperdiçada causou a indignação o técnico Reinaldo Gueldini, que sacou o atacante para a entrada de Rodrigo Menezes.

Em seu primeiro toque na bola, Rodrigo recebeu cruzamento e foi derrubado dentro da área por Perivaldo. Desta vez, sem polêmica, Rodrigo Menezes foi para a cobrança e só teve o trabalho de deslocar Darci para colocar novamente os donos da casa em vantagem, aos 24 minutos.

A primeira vitória do Sobradinho na competição parecia evidente, pois o time se postava muito bem na defesa e conseguia sair com perigo nos contra-ataques. Mas o técnico Adelson de Almeida apostou todas as suas fichas nas entradas de Nelisson e Zé Carlos.

E as alterações surtiram efeito somente aos 43 minutos, quando Nelisson não desistiu de uma bola na linha de fundo e cruzou para Cassius subir mais que a marcação do zagueiro Gigante para cabecear no canto direito de Lauro, empatando a partida.

O que já parecia um bom negocio para o Gato Preto, se tornou um resultado perfeito. Wales Martins anotou cinco minutos de acréscimo e, aos 48, quando Liel afastou uma bola de perigo do ataque do Sobradinho, ela se tornou um lançamento perfeito para Cassius. O artilheiro de todas as divisões do futebol local entrou sozinho frente a frente com Lauro e só tocou na saída do goleiro para virar o placar e garantir a vitória do Ceilandia.

Com a vitória, o Ceilândia chega aos 11 pontos e se mantém na liderança do grupo. Já o Sobradinho se manteve com os mesmo dois pontos, na lanterna do grupo e está praticamente eliminado da competição.

O próximo confronto do Ceilândia é em casa, contra o Crac/GO, no próximo sábado (04.08), às 16 horas. Já o Sobradinho enfrenta o Cene/MS, em Dourados. O duelo acontece no dia 05.08, às 17 horas.

Cassius fez os três gols da vitória do Ceilândia. (Foto: Guilherme Macedo/Agência Clube do Esporte DF)