segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Candangão 2013

Sobradinho perde mais uma

Por Carlos Júnior Garcia

Gramado bem cuidado, estádio estruturado, boa presença de público e dois grandes times. Esse era o clima no estádio Bezerrão na tarde deste domingo (27) envolvendo Gama e Sobradinho, que tentam resgatar a tradição do futebol candango. Entre esses destaques, três estrelas brilharam na vitória de virada do alviverde por 3 X 2: o goleiro André Luiz, o atacante Léo e o treinador Victor Hugo. Além destes, Allan Delon também agradou o torcedor, que aplaudiu o jogador ao sair de campo.

O jogo

Dentro de campo, o alviverde - em paz com o torcedor - parecia estar bem a vontade. Mas logo aos sete minutos, um gol que fugia dos planos. Na falha da defesa do Gama, o atacante Laécio ficou frente a frente com o camisa 1 gamense e chutou forte. André Luiz ainda tocou nela, mas foi incapaz de evitar que o Sobradinho abrisse o placar.

Um minuto depois, o alviverde quase empatou na finalização de Laionel. Não abatido com o resultado, os donos de casa conseguiram igualar o marcador aos 20 com o próprio Laionel, que recebeu cruzamento de Allan Delon e contou com a falha do goleiro Diego para, de cabeça, marcar o gol. Laionel ainda teve a chance de virar a partida aos 45, mas na hora de finalizar, de frente para o gol, acabou isolando a bola.

Junto com o segundo tempo, chegou a chuva e o comando de jogo do Sobradinho. Logo aos sete minutos, a equipe de Branco - tanto no uniforme, quanto no treinador - ficou à frente do placar novamente. No chute de Laécio, a bola tocou na mão do zagueiro Da Silva e a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, o próprio jogador marcou o gol com categoria no canto esquerdo de André Luiz, que se deslocou para o lado contrário.

Depois do gol, o que se viu foi um domínio do Sobradinho, que dava sinais de que o terceiro gol não iria demorar a sair. Até saiu, aos 17 minutos, mas a arbitragem anulou marcando falta de ataque.

Cabeça do treinador, pés de atacante e mãos de goleiro

Observando que a situação não estava boa para o Gama, o treinador Victor Hugo decidiu mudar a formação da equipe, substituindo o lateral Kabrine pelo atacante Léo, que acabara de se promover para a equipe profissional.

Logo no primeiro lance, o jogador que representou a equipe na Copa SP de futebol Júnior conseguiu o que todo atacante precisa fazer: o gol. Foi aos 20 minutos, quando recebeu passe na entrada da área e, em seu primeiro toque, girou sobre o experiente Fabão e chutou no canto direito, empatando de novo a partida.

Equilibrado e com chances para os dois lados, o jogo tornou-se emocionante. A emoção aumentou quando Laionel cruzou pela direita e, de novo Léo, marcou para o periquito ao escorar de perna esquerda e levar a torcida ao delírio.

O jovem atacante que foi lançado por Victor Hugo teve que dividir a atenção principal com o goleiro André Luiz, que fez defesas importantes durante a partida, principalmente aos 47 minutos. Com novo toque de mão da zaga gamense dentro da área, o árbitro marcou pênalti, e na cobrança, Laécio chutou no canto esquerdo, mas o arqueiro do Gama salvou o time, saindo como um dos heróis alviverdes.

"Todos são importantes para o Gama. Somos uma verdadeira família. Sempre tive vontade de jogar no profissional do Gama, via os jogos das arquibancadas e hoje realizei o sonho. Espero entrar nos outros jogos e seguir marcando", analisou o atacante Léo que mudou a história da partida.

Na próxima rodada, o Gama enfrenta o Legião no Augustinho Lima as 16h de domingo. Já o Sobradinho recebe o Brasília no mesmo estádio. O jogo acontece as 16h do próximo sábado.

Gama: André Luiz - Amaral - Júnior Soares - Da Silva e Kabrine (Léo) - Juninho - Bruno Sabino - Luis Carlos e Allan Delon (Renato) - Gilmar (Fágner) e Laionel. Técnico: Victor Hugo.

Sobradinho: Diego - Ronaldo - Alysson - Fabão e Zé Carlos - Everton - Tulio Guerreiro - Fagner (Edicarlos) e Hildo - Vandinho (Mário Lúcio) e Laecio. Técnico: Branco.

Público: 2.703 pagantes; Renda: R$ 25.925,00; Árbitro: Ademário Neves, auxiliado por José Reinaldo e Luiz Freire, Reservas: José Neto; Cartões amarelos:  Renato Bondi, Luis Carlos e Junior Soares (Gama) e
Fabão e Tulio Guerreiro (Sobradinho)

Léo entrou e virou o jogo para o Gama. (Foto: Francisco Stuckert)

Outros jogos

A rodada de número 2 da Taça JK foi completada com os seguintes jogos:

Sábado 26/01

No Cave, no Guará - Capital 0 X 0 Unaí
No Serejão, em Taguatinga - Brasília 1 X 1 Legião
No Bezerrão, no Gama - Ceilândia 1 X 0 Luziânia

Domingo 27/01

No Serejão, em Taguatinga - Atlético Ceilandense 3 X 0 Botafogo-DF
No Chapadinha, em Brazlândia - Brazlândia 0 X 2 Brasiliense

A próxima roadada, de número 3 da Taça JK marca os seguintes jogos:

Sábado 02/02 - 16h

No Bezerrão, no Gama - Botafogo-DF X Brazlândia
No Urbano Adjuto, em Unaí (MG) - Unaí X Ceilândia
No Augustinho Lima, em Sobradinho - Sobradinho X Brasília

Domingo 03/02 - 16h

No Serejão, em Taguatinga - Brasiliense X Capital
No Augustinho Lima, em Sobradinho - Legião X Gama
No Serra do Lago, em Luziânia - Luziânia X Atlético Ceilandense