domingo, 5 de maio de 2013

Candangão 2013

Brasiliense vai decidir título com o Brasilia

Postado por: Clébio Junior do Clube do Esporte DF

Brasiliense e Ceilândia voltaram a se enfrentar neste sábado (04), desta vez no estádio "Serejão", em Taguatinga. O Brasiliense venceu por 2 X 0 e assegurou a posse da "Taça Mané Garrinha", e o direito de decidir o título ce campeão do Distrito Federal, frente o Brasilia, vencedor do primeiro turno, na inauguração do novo Estádio Nacional Mané Garrincha, que será palco de jofgos da Copa das Confederações, este ano. e da Copa do Mundo 2014.

O primeiro lance de perigo do jogo veio logo nos primeiros minutos. Em cruzamento na área, o goleiro Welder se atrapalhou na hora de colocar para fora e quase jogou a bola para dentro de sua própria meta. Após o susto inicial, o Brasiliense se acertou em campo e, quando chegou, tirou o primeiro “Uh!” da torcida: Jefferson tentou cruzar e acabou acertando o travessão. A bola pingou na linha, mas sem entrar.

Após muito tempo, os torcedores puderam presenciar um jogo bem movimentado e com muitos lances de perigo. Resultado de uma mudança de atitude dos dois adversários, que tentavam concluir mesmo sem limpar a jogada, o que podia sinalizar também desespero em abrir o marcador.

Do lado do Brasiliense, Washington alcançou a bola após escanteio e a mandou para fora, pertinho da trave direita de Edinho. No contraataque seguinte, o Ceilândia chegou em uma cobrança de falta, em que Júlio Bastos cabeceou pela linha de fundo.

Mas a alegria durou pouco e o jogo passou a ficar mais pegado e mais sonolento. O Ceilândia, ciente de que precisava reverter a vantagem que o Brasiliense possuía, começou a cercar mais a área. Suas pretensões foram abortadas pela boa postagem da defesa amarela.

E meio que despretensiosamente o Brasiliense chegou lá. Aos 34 minutos, Peninha avançou pela esquerda e cruzou certeiro para Washington estufar as redes em forte cabeçada. Delírio da torcida amarela!

Antes do intervalo, ainda deu tempo de Rodrigo Tiuí receber um passe açucarado pela esquerda, invadir a área e chutar, para grande defesa de Edinho.

Veio a etapa final e o jogo perdeu sensivelmente em emoção. A saída do zagueiro André Nunes para a entrada do meia Rosembrickm, efetuada por Adelson de Almeida, sinalizou que o time ia para o tudo ou nada em busca da classificação. O esforço para transpôr a melhor defesa do campeonato (e que tomou apenas um gol no returno) foi em vão. A coesão dos defensores protegendo a área de Welder dificultou o trabalho de Dimba e Elvis.

Márcio Fernandes aparentava satisfação com seu time, já que ficou a maior parte do tempo sentado no banco de reservas e demorou para fazer a primeira substituição da etapa (a entrada de Romarinho no lugar de Rodrigo Tiuí). E oBrasiliense logo seria premiado pela boa apresentação.

Aos 28 do segundo tempo, Baiano veio da intermediária em direção à área e de lá mandou um chute forte. Edinho não alcançou a bola e a redonda morreu no ângulo esquerdo. Um golaço. Com isso, a fatura ficou praticamente liquidada.

O Ceilândia até insistiu na mesma toada, cercando a área do "Jacaré" para diminuir o prejuízo, mas o máximo que conseguiu foi um chute de Cassius, espalmado por Welder.

Após o apito final de Wales Martins, a festa tomou conta do gramado do "Serejão". A conquista da "Taça Mané Garrincha" premiou a melhor campanha do returno, o que garantiu ao Brasiliense a honra de ser o mandante do jogo inaugural do Estádio Nacional Mané Garrincha.

Agora que o Brasília já sabe com quem vai decidir o "Candangão 2013", os dois times voltam a campo no dia 11 (sábado), às 16h, no mesmo "Estádio Serejão". Agora, não há mais espaços para falhas e só o melhor dos dois confrontos poderá dar a volta olímpica no novo estádio da Copa 2014.

Brasiliense: Welder - Bocão - Fábio Braz - Luan e Jéfferson - Júlio Bastos - Baiano - Lucas (Luís Augusto) e Peninha (Iranildo) - Rodrigo Tiuí (Romarinho) e Washington. Técnico: Mauro Fernandes.
Ceilândia: Edinho - Dudu - André Nunes - Badhuga e Marcelo Costa - Cleber - Didão (Willian Saroa) -
Clécio (Rosembrick) e Alysson Pupu - Elvis (Cassius) e Dimba. Técnico: Adelson de Almeida.
Público: 3.100 pagantes
Renda: R$ 11.127,00
Árbitro: Wales Martins, auxiliado por José Reinaldo e Westhane Cassiano. Reservas: Rafael Diniz e Luciano Benevides.
Cartões amarelos: Baiano (Brasiliense)

Baiano comemora o gol do título do Brasiliense pela "Taça Mané Garrincha". O adversário da final do "Candangão 2013", será o Brasília (Foto: Alexandre Pinheiro/Agência Clube do Esporte DF)