quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Fotos do dia

Bené e Bento, bonitos nomes para dupla sertaneja.

André, o guardião da churrascada.

Comida de butecol

Bacalhoada do Luizão

Ingredientes

1 kg de bacalhau nacional (sem sal)
4 batatas médias cozidas e cortadas em rodelas
3 tomates picados em cubinhos
1 cebola picada em cubinhos
1 xícara de leite
1 pacotinho de azeitonas sem caroço
Sal a gosto
Cheiro verde a gosto
Azeite a gosto

Modo de Preparo

- Descongele o bacalhau, pique e esprema com as mãos para retirar o excesso de água e coloque os pedaços em uma tigela
- Salgue a gosto e coloque o leite
- Após a colocação do leite, aperte todos os pedaços de uma só vez, fazendo com que o leite os umedeça e salgue os pedaços por igual
- Repita umas 3 vezes
- Disponha em um refratário os pedaços de bacalhau e o restante do leite que ficou na tigela
- Coloque as rodelas de batata fazendo uma camada por cima do bacalhau e salgue levemente
- A seguir o tomate e a cebola picados por cima e salgue levemente de novo
- Distribua o cheiro verde a gosto por igual
- Adicione as azeitonas e o azeite a gosto
- Leve ao forno em fogo alto por 30 minutos
- Retire e sirva com arroz branco

A "gatinha" do dia

Expressões idiomáticas

A vaca foi pro brejo
Faz referência a tempos difíceis, de seca, quando o gado parte em direção a brejos ou terrenos pantanosos em busca de água e se uma vaca vai para o brejo, ela pode morrer ou dar muito trabalho atolada. Dessa forma, essa expressão significa uma coisa ruim, a situação ficou ruim.

Estar com a corda no pescoço
Utilizada para designar alguém que está sob pressão, com problemas financeiros ou algo muito ruim está acontecendo com essa pessoa. Essa expressão é utilizada como referência a um enforcamento onde o algoz já teria colocado a corda no pescoço da pessoa que está apra ser enforcada. É como se a pessoa ja estivesse em uma situação muito ruim, mas a pior coisa ainda não aconteceu, ou seja, ainda pode piorar.

Dose para cavalo

Significado: Quantidade excessiva; demasiado.
Origem: Dose para cavalo , dose para elefante ou dose para leão são algumas das variantes que circulam com o mesmo significado e atendem às preferências individuais dos falantes.

Supõe-se que o cavalo, por ser forte; o elefante, por ser grande, e o leão, por ser valente, necessitam de doses exageradas de remédio para que este possa produzir o efeito desejado.

Com a ampliação do sentido, dose para cavalo e suas variantes é o exagero na ampliação de qualquer coisa desagradável, ou mesmo aquelas que só se tornam desagradáveis com o exagero.

Memória de elefante

Significado: Ter boa memória; recordar-se de tudo.
Origem: O elefante fixa tudo aquilo que aprende, por isso é uma das principais atracções do circo

Lágrimas de crocodilo

Significado: Choro fingido.
Origem: O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima.

Mal e porcamente

Significado: Muito mal; de modo muito imperfeito.
Origem: «Inicialmente, a expressão era "mal e parcamente". Quem fazia alguma coisa assim, agia mal e eficientemente, com parcos (poucos) recursos.

Como parcamente não era palavra de amplo conhecimento, o uso popular tratou de substituí-la por outra, parecida, bastante conhecida e adequada ao que se pretendia dizer. E ficou " mal e porcamente", sob protesto suíno.

Que maldade!!!

Excursão da torcida do Sport para jogo da Libertadores

Só pode ser coisa de gente do Náutico e do Santa Cruz

Cultura inútil

Como se forma a água de coco?

Ela surge durante a formação da semente do coqueiro. Ali dentro dela, o embrião - estrutura que dará origem a uma nova planta - nasce da união de uma célula sexual (gameta) feminina com outra masculina. Quando isso acontece, uma célula do óvulo com dois núcleos é fecundada e dessa segunda união é que se forma a água de coco, com a função de servir como reserva de alimento para o embrião.

"Trata-se de uma característica que apareceu com as angiospermas, como são chamadas as plantas com flores. Elas só produzem tecidos de nutrição se houver um embrião, evitando desperdício", afirma a bióloga Nanuza Luiza de Menezes, da USP.

Enquanto o coco começa a desenvolver suas várias camadas, como uma grande embalagem para a semente, a substância que servirá de alimento para o embrião se divide milhares de vezes. "Mas apenas o núcleo da célula se divide e não ela inteira.

Por isso, nessa fase, o tecido nutritivo ainda é líquido e não sólido, como em outros vegetais", diz o engenheiro agrônomo Luiz Antonio Junqueira Teixeira, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Quando essas divisões terminam, os núcleos se depositam nas paredes internas do coco. A partir daí, com o crescimento das paredes celulares e do "recheio" das células, a água aos poucos se transforma em um alimento sólido, criando aquela parte branca e carnosa de onde se extrai o coco ralado.

Cheio de segredos

O líquido no interior do fruto serve de reserva de alimento para o embrião do coqueiro
PROTEÇÃO TOTAL - A casca, composta principalmente por fibras, é bastante espessa e serve para proteger a semente
EMBRIÃO OCULTO - A parte da semente do coqueiro que dá origem a uma nova planta é uma estrutura de menos de 1 centímetro, que fica junto à parte branca do fruto. Ao encontrar a terra, ela germina, criando um novo coqueiro
MUTAÇÃO INTERNA - Aos poucos, a água vai se transformando na parte carnosa do coco, que começa a aparecer cerca de cinco meses depois do surgimento da semente. Um ano depois, todo o líquido já solidificou
REFRESCO NUTRITIVO - A água de coco é rica em açúcar e sais minerais, nutrientes importantes para alimentar o embrião no período de germinação
À PROVA D'ÁGUA - A parte mais externa da casca possui uma cera que a deixa impermeável à água salgada, permitindo à semente do coco sobreviver até mesmo a travessias oceânicas
FRUTO MADURO - O coco escuro que encontramos à venda nas feiras livres é o fruto maduro, sem a parte fibrosa da casca

A arte de servir bem e bonito

Desse jeito a ASINHA DE FRANGO (A) fica mais apetitosa

Anotem para alguma emergência

O carvão já está na churrasqueira e a galera chega com latas e mais latas de cerveja. Vergonhosamente quente. Como gelá-la? O professor Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP ensina como fazer.

Gêlo no isopor

Para cada saco de gêlo, coloque dois litros de água, meio quilo de sal e meia garrafa de álcool.
A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gêlo (ele demora mais para derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor.
Os físicos chamam o líquido de "mistura frigorífica".

GÊLO, ÁLCOOL SAL E ÁGUA!

A mistura frigorífica é barata e a cerveja fica em ponto de bala em 3 minutos, não é nenhum sacrifício esperar. Lembre-se de lavar a latinha ao tirá-la da mistura.

Destaque esportivo

Malucelli vira Sport Club Corinthians Paranaense nesta quinta-feira

Assinatura da parceria será realizada na sede da empresa curitibana. Início efetivo das atividades do novo clube ainda não tem data para acontecer

Gazeta do Povo Curitiba

A partir desta quinta-feira, o J. Malucelli – equipe de futebol profissional de Curitiba – passa a ser chamar Sport Club Corinthians Paranaense. Este dia foi o escolhido para o início da parceria entre o Corinthians e a equipe curitibana, que viu no grande número de torcedores que o clube paulista tem no Paraná uma boa chance de expor seus jogadores em uma vitrine muito mais valiosa.

A parceria, classificada pelo vice-presidente de marketing do Timão, Luis Paulo Rosemberg, como uma “grande taça mercadológica” despertou a ira dos torcedores paranaenses mais tradicionais.

O presidente de honra do Jotinha, Joel Malucelli, acredita que a parceria visa evitar que o time sofra ainda mais no preocupante cenário financeiro mundial. "Cremos que o projeto pode dar certo e na nossa consciência acreditamos que faremos um bem para o futebol e para os atletas. Os jogadores são unânimes em apoiar o projeto, já que a vitrine que se abre para eles é muito maior", explicou.

O convênio entre os dois clubes prevê o uso de estratégias de marketing para difundir o clube paulista fora do seu estado de origem, inclui a participação do Timão na venda de jogadores, troca de atletas, formação de jogadores, uso da marca e fornecimento de material esportivo.

Além disso, o clube paranaense vai usar um escudo praticamente igual ao do clube inspirador, mudando apenas a data de fundação e nome.

Parceria serve de vitrine

Em resumo, o time curitibano vai se aproveitar da marca do clube paulista para pôr jogadores na vitrine e lucrar com a possível venda desses atletas.

Como não houve tempo hábil para realizar a troca dos escudos, uniformes e nome da equipe para o Campeonato Paranaense, a diretoria do J. Malucelli espera ver o Corinthians Paranaense em ação na Copa do Brasil. O time estreia na competição dia 18 de fevereiro, contra o Guarani-SP, no Eco-Estádio Janguitto Malucelli, em Curitiba.

"Fizemos as alterações estatutárias e estamos cumprindo os prazos legais. Hoje (quinta) assinamos o contrato e damos entrada na CBF para o pedido de mudança. Não haverá impedimentos para isso", afirmou Malucelli.