quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cidades do Brasil


Histórico de São José do Seridó

São José do Seridó é um município do Estado do Rio Grande do Norte, localizado na região do Seridó. De acordo com o censo realizado pelo IBGE no ano de 2009, sua população é de 4.066 habitantes. A área territorial é de 194km² e foi instalado em 1962.

O povoamento teve início em torno de um poço d′água localizado à margem direita do Rio São José, chamado "poço da Bonita". Os pioneiros a chegarem a este local foram Justino Dantas, Antônio Alves da Costa, Miguel Berto do Melado, Pretinho do Trapiá, Francisco Pedro Dantas e suas respectivas famílias.

Com o desenvolvimento da pecuária e da cotonicultura, o povoado foi instalado em 4 de novembro de 1917, então batizado de "São José da Bonita". Em 1938, o então povoado foi elevado a condição de distrito pertencente ao município de Jardim do Seridó.

E 24 anos depois, por força da Lei n° 2.793, de 11 de maio de 1962, desmembrou-se de Jardim do Seridó e tornou-se município com o nome de "São José do Seridó". A instalação do novo município aconteceu no dia 7 de abril de 1963.

O município apresenta clima semiárido, com chuvas atrasando para o outono entre os meses de fevereiro e abril, com precipitação média anual de 896 milímetros. As temperaturas médias anuais variam de 18°C a 32°C, apresentando 2.400 horas de insolação por ano e umidade relativa média anual de 62%.

Igreja de São José. (Foto: Walter Leite)

Avenida Central. (Foto: Wikipédia)

Vista parcial da cidade. (Foto: Panorâmio)

Vista parcial do açude e da cidade. (Foto: Walter Leite)

Praça São José, centro. (Foto: Walter Leite)

Praça. (Foto: Wilson Alcaras)

Mercado Público. (Foto: Wilson Alcaras)

Rua de São José do Seridó. (Foto: Dedé de Zé Luca)

Praça atrás do mercado. (Foto: Divulgação)

Comitiva de São José do Seridó participou  da Cavalgada de Nossa Senhora Daguia do Acari-RN. (Foto: Vaquejada & Companhia)


Vista da zona rural. (Foto: Portal de São José)

Foto tirada desde a casa de Jaedson/Sueide. (Foto: Divulgação)