sábado, 25 de abril de 2015

Candangão 2015

Gama sai na frente na final do "Candangão"

Gama e Brasília fizeram, na tarde chuvosa deste sábado (25), no "Estádio Nacional Mané Garrincha", o primeiro jogo da final do Campeonato Brasiliense 2015. Por ter a melhor campanha da primeira fase, o colorado entrou com a vantagem de dois resultados equivalentes.

As equipes entraram nervosas em campo, num jogo aberto, de boas defesas de ambos os goleiros e de passes errados, muito em função do gramado molhado do Mané Garrincha.

O Gama começou pressionando mais nos 20 minutos iniciais. Depois disso, o Brasília equilibrou o primeiro tempo se armando melhor nos contra-ataques. Tanto equilíbrio resultou no placar inalterado ao fim da primeira etapa.

No segundo tempo, os times fizeram os 18 minutos iniciais ficarem sonolentos, com poucas chances de finalização e armações de defesa. Até que, aos 19 minutos, num bate-rebate na pequena área do Brasília, Rafael Grampola contou com a falha da defensiva colorada para empurrar a bola para o fundo das redes, fazendo o primeiro gol do alviverde e levando a torcida ao delírio.

No minuto seguinte, o Brasília respondeu com um bombardeio na área adversaria, com direito a bola na trave e boa defesa de André Ferlini, sendo esta a última ação ofensiva colorada de perigo no jogo.

O periquito aproveitou as chances que teve, tomou o controle do confronto – sendo mais eficiente nas finalizações – e, como consequência, marcou o segundo gol aos 26 minutos. 

Hériclis recebeu passe de Daniel, invadiu a grande área e bateu cruzado. O goleiro Artur defendeu, mas o alviverde continuou com a posse de bola. Grampola pegou o rebote e lançou Hériclis na direita, que dominou e bateu cruzado, sem chances de defesa, marcando o gol do Gama.

Aos 39, a defesa do Brasília falhou e Miracema aproveitou para, na entrada da grande área, tocar em profundidade para Daniel, que concluiu certeiro para o gol, dando números finais à partida e confirmando a vitória do Gama por 3 X 0.

Com o placar favorável, o Gama entra com ótima vantagem no próximo sábado (02.05), quando pode perder por até dois gols de diferença para, ainda assim, levar o caneco.

Árbitro: Christiano Nascimento
Público: 8.396 pagantes
Renda: R$ 111.762,00
Cartões amarelos: Pedrão, Thiago Miracema, André Ferlini (Gama) e Morais, Índio e Makeka (Brasília)
Gama: André Ferlini - Dudu Gago - Pedrão - Gusttavo - Rafinha - Baiano - Judvan - Hériclis (Lenilson) - Formiga (Daniel) - Thiago Miracema e Rafael Grampola (Tiago Gaúcho). Técnico: Gilson Granzotto.
Brasília: Artur - Fernando (Gizo) - André - Índio - Makeka - Pedro Ayub - Willian - Clécio - Héverton - Morais (Anjinho) e Michel Platini (Giba). Técnico: Luis Carlos Souza.

Hériclis marcou o segundo gol do Gama e levou a torcida ao delírio no "Mané Garrincha". (Foto: Silas Monteiro/SE Gama)

Novo Basquete Brasil


UniCeub/BRB vence fora e empata série de melhor de cinco em 1 x 1 com Limeira

Da redação do Super Esportes DF /Correio Braziliense
Minervino Junior/CB/D.A Press

Próximos jogos do duelo serão em Brasília. Em caso de quinta partida, paulistas levam decisão para casa

Giovannoni foi o cestinha da partida, com 29 pontos
O UniCeub/BRB derrotou o Limeira com autoridade por 93 x 85, ontem, no interior de São Paulo, e traz para Brasília um empate por 1 x 1 na série melhor de cinco diante do Limeira nas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB).

Com uma exibição irretocável, a equipe candanga atropelou o adversário e terá a chance de ficar entre os quatro se vencer nos próximos dias 27 e 29, no Ginásio da Asceb. Se houver necessidade de um quinto jogo, a partida será em Limeira.

LaMonte e Giovannoni foram os nomes da partida. Ambos protagonizaram lances decisivos e mantiveram o UniCeub/BRB na liderança do placar nos dois primeiros quartos. Ofensiva, a equipe dacidade abriu 28 x 18 na primeira parcial. A segunda também foi extremamente fácil, com 25 x 16. A saída para o intervalo foi com um confortável 58 x 34.

Depois de um puxão de orelha no intervalo, o time do Limeira retornou à quadra pilhado. O terceiro quarto terminou com vitória dos paulistas por 23 x 16. No último, o UniCeub/BRB voltou a perder por 28 x 24, mas o bom início de jogo aniquilou qualquer possibilidade de reação do adversário e calou a torcida no Ginásio Vô Lucato.

Nos próximos dois jogos a bola está com a torcida local. Um triunfo na segunda-feira e outro na quarta classificarão o tricampeão do NBB para a semi.

Giovannoni foi o cestinha do jogo com 29 pontos. (Foto: Jornal "Correio Braziliense")
Começa hoje a decisão do "Candangão 2015"

Por: Sérgio Porto, do Clube do Esporte DF

Neste sábado, a partir das 16h30min, no estádio Nacional Mané Garrincha, acontecerá a primeira partida das finais do “Candangão 2015”, reunindo o Gama, campeão por 10 vezes, e o Brasília, equipe que levantou oito títulos do Distrito Federal.

Pela melhor campanha na primeira fase, o Brasília joga por dois resultados iguais a seu favor. Em 1979 e 1980, Gama e Brasília decidiram títulos. Em 79, o Gama foi campeão. Em 80, o Brasília deu o troco e levantou a taça. Em 1995, o Gama foi campeão e o Brasília vice. Em 1997, novo encontro entre o alviverde e o colorado do DF. O Gama foi novamente campeão candango.

O time do técnico Gilson Granzotto tem o desfalque do goleiro Pereira, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. André Ferlini entra em seu lugar.

A expectativa do técnico gamense é poder contar com Tiago Gaúcho e o atacante Thiago Miracema, que não enfrentaram o Brasiliense no Bezerrão, no último sábado (18). Formiga também pode até mesmo pintar entre os relacionados para o jogo.

O experiente Baiano falou do privilégio de estar mais uma vez numa final de “Candangão”, agora defendendo o Gama: “Em 2013 fui campeão pelo Brasiliense no “Mané Garrincha”. Agora, quem sabe, possamos levantar o título pelo Gama, equipe que tem uma torcida maravilhosa e que me emocionou”, disse o meia.

Os comandados do técnico Luiz Carlos Souza contam com a presença do atacante Michel Platini, que já atuou diante do Luziânia utilizando uma proteção no rosto, em função de uma cirurgia facial. O volante Pedro Ayub é o capitão colorado mais uma vez.

“O pessoal está nos felicitando pela terceira participação seguida em decisões de “Candangão”. Só que eles pedem para que deixemos de ser vices. Temos de ser campeões”, brincou Pedro Ayub.

Na lateral direita, a tendência é que Fernando continue como titular. No meio de campo, Pedro Ayub, Clécio e William, com Héverton na criação de jogadas. O lateral esquerdo Santos jogará como o quinto meio campista.

“O Gama é um adversário de qualidade e difícil. Quero contar com o melhor que temos para que possamos buscar um bom resultado neste primeiro jogo”, disse o treinador do Brasília, Luiz Carlos Souza.

O Clube do Esporte DF transmite o jogo entre Gama x Brasília a partir das 15h30 através do placar ao vivo.

Arbitragem: Christiano Nascimento, auxiliado por Marrubson Melo e Ciro Chaban. Quarto árbitro: Wales Martins. Quinto árbitro: José Sabino
Gama: André Ferlini - Dudu Gago – Pedrão - Gustavo e Rafinha - Tiago Gaúcho (Galhardo) – Baiano – Lucas - Hériclis e Daniel - Thiago Miracema (Rafael Grampola). Técnico: Gilson Granzotto.
Brasília: Arthur – Fernando – André - Índio e Makeka - Pedro Ayub – Clécio – William - Héverton e Santos e Michel Platini. Técnico: Luiz Carlos Souza.


Christiano Nascimento será o responsável pelo primeiro jogo da final do Candangão. (Foto: Cláudio Reis/Site Oficial Brasiliense)