domingo, 19 de maio de 2013

Candangão 2013

Brasiliense é campeão no novo Mané Garrincha

Postado por: Rodrigo Nunes do Clube do Esporte DF

A estreia do novíssimo "Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha" abrilhantou a decisão do conturbado "Campeonato Candango 2013". Brasília e Brasiliense tiveram a honra de disputar a partida e de fazer parte da inauguração da Arena. As duas equipes não decepcionaram o público que acompanhou o jogo das arquibancadas e fizeram um espetáculo movimentado com chances de gols, muita vontade e comemoração pela conquista.

O primeiro time a comemorar no estádio da abertura da "Copa das Confederações" foi o Brasiliense, que deu um chocolate para cima do Brasília e venceu por 3 X 0. O destaque da final foi Romarinho, filho do tetracampeão mundial Romário, que deu o passe para o segundo gol e marcou o terceiro da partida, o do título, aos 47 minutos do segundo tempo.

Com a conquista, o "Jacaré do Papo Amarelo" chegou ao oitavo título candango da história do clube e agora se iguala ao Brasília como o segundo maior campeão local, atrás apenas do Gama, com 10 títulos.

O Brasília precisava tirar a vantagem do Brasiliense e começou a partida partindo para cima do adversário. Porém, a vantagem na posse de bola não se traduziu em chances de gol, tanto que o primeiro chute na meta do goleiro Welder foi aos 17 minutos e foi fraco, sem muito perigo.

Aos 20, a pressão aumentou e o atacante Luquinhas teve a chance de abrir o placar em um chute forte de fora, obrigando Welder a fazer grande defesa. Mas a partir desse lance, o Brasiliense acordou e passou a tomar conta do jogo.

Em seguida, o lateral Bocão quase abriu o placar em jogada individual, mas acabou sendo travado pela zaga que jogou a bola para escanteio. Aos 35, Washington cavou falta na entrada da área. Na cobrança, Baiano chutou na barreira, mas na sequência, Iranildo sofreu outra falta, cobrando sem sucesso.

E quando as duas equipes cadenciavam o confronto e o primeiro tempo se encaminhava para um fim melancólico e sem graça, a arbitragem resolveu marcar presença na festa. Aos 40, Everton driblou o goleiro Marcão e Bocão chutou para o gol, abrindo o marcador.

Só que o bandeirinha José Reinaldo anulou o lance. A marcação do auxiliar causou a ira do técnico Marcio Fernandes, que invadiu o campo para tirar satisfações e precisou ser contido pelos jogadores e seguranças. Fernandes foi expulso e saiu de campo, debaixo de muitas vaias.

Dois minutos depois foi a vez do Brasília ter um gol anulado. O atacante Giba aproveitou cobrança de falta e subiu em posição irregular para testar para o fundo das redes.

A segunda etapa começou junto com a festa do Brasiliense. Logo aos cinco minutos, o lateral Bocão, de tanto insistir, teve a honra de ser o primeiro jogador a marcar no novo "Mané Garrincha". Após linda troca de passes com Everton, o lateral invadiu a área e bateu cruzado, sem chances para Marcão.

Dez minutos depois a pressão continuou e Iranildo fez grande jogada, para chutar em cima da marcação. Um minuto depois, foi a vez de Peninha acertar a trave em chute cruzado. O Brasília não se achava mais em campo e acabou se entregando ao adversário, sem conseguir levar perigo ao gol do Welder.

A partida ganhou ainda mais emoção e domínio do "Jacaré" quando Romarinho entrou no lugar de Giso. O filho do tetracampeão mundial foi o responsável por toda a jogada do segundo gol da partida. Aos 25, após linda jogada individual, com direito a se livrar de três marcadores, Romarinho serviu o artilheiro Washington, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes.

Com o título garantido, o Brasiliense passou a viver do contra-ataque. Aos 47, veio a consagração de Romarinho, que aproveitou vacilo da zaga para marcar o gol do primeiro título conquistado, dentro do novo Mané Garrincha e oitavo da curta história do Brasiliense, que agora é o segundo maior campeão local, ao lado do Brasília.

Ao final da partida Romarinho celebrou a conquista e a atuação de gala. “Estou muito feliz por ter feito esse gol tão importante. Eu tenho certeza que um dia vou conseguir ser titular dessa equipe, mas enquanto isso não acontece vou continuar trabalhando para ajudar meus companheiros a conseguir mais feitos como esse”, comemorou.