quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Chuva intensa derruba ponte na Fercal e isola cerca de 15 famílias

Defesa Civil e administração rondam a Fercal para mapear os pontos mais críticoS

Sheila Oliveira - Correio Braziliense

A chuva intensa que atinge o Distrito Federal provocou a queda de uma ponte que passa pelo córrego Bananal, que liga as duas regiões da Fercal, próximo a Sobradinho, nesta quarta-feira (16/1). Aproximadamente 15 famílias estão isoladas do restante da cidade, informou a Defesa Civil.

Segundo a Defesa Civil, a ponte é feita de terra e muitas pessoas não conseguem passar para o outro lado da cidade. A Defesa civil e a administração regional isolaram o local. Os moradores estão dentro de suas casas para se protegerem da chuva. Um deles tenta bombear a água que alagou a casa dele. A Defesa Civil e administração rondam a Fercal para mapear os pontos mais críticos.
Secretaria emite primeiras autorizações para condomínios se manterem fechados

Fonte Jornal dos Condomínios

No último dia (09/01), os primeiros 26 condomínios do Distrito Federal receberam o Termo de Autorização para manutenção de muros e portarias, com base na Lei 4.893, sancionada pelo governador do Distrito Federal em 27 de julho de 2012, que autoriza os condomínios fechados.

O documento tão esperado por síndicos e moradores foi entregue pela secretária de Regularização de Condomínios (Sercond), Regina Amaral, no auditório da Agefis.

Para a secretária, é importante registrar que o documento não permite qualquer nova construção. “A autorização é com base na legislação e apenas para a manutenção da situação existente para aqueles parcelamentos implantados e com processo de regularização em andamento”.

De acordo com a representante da Sercond, a atitude de conceder uma autorização precária para a permanência das guaritas e muros é, antes de tudo, uma forma de impedir o aumento da área ocupada e o controle da ocupação. “O perímetro fica delimitado e o parcelamento não pode modificar ou alterar seus limites, como muitas vezes acontece, incluindo no perímetro uma nova quadra, nova rua ou mesmo um subparcelamento. A medida é para manter a situação existente e, também, para ordenar e barrar novas ações irregulares”, enfatizou Regina.

Outros 21 parcelamentos já solicitaram a autorização, que deverá ser entregue pela Sercond no início de fevereiro. Veja abaixo, os primeiros condomínios que receberam a autorização para manterem suas áreas fechadas.

SOBRADINHO

. Alto da Boa Vista
. Bianca
. Jardim Europa
. Jardim Europa II
. Morada dos Nobres
. Residencial Planalto
. Vivendas Campestres
. Vivendas Colorado I
. Vivendas Colorado II
. Vivendas da Serra
. Vivendas Paraíso
. Vivendas Serrana

RECANTO DAS EMAS

. Residencial Asa Branca
. Residencial São Francisco

GAMA

. Parque do Gama

ALTIPLANO LESTE

. Privê Morada Sul
. Estância Quintas da Alvorada
. Privê Morada Sul - Etapa C

JARDIM BOTÂNICO

. Ouro Vermelho
. Condomínio Quintas da Alvorada
. Quintas da Alvorada
. Solar de Brasília
. Solar da Serra
. Ville de Montagne

LAGO SUL

. Villages Alvorada
. Condomínio do Lago Sul

Sobradinho vence mais um amistoso

Por Márcio Rocha/CDE

O frio afugentou o público e as emoções do estádio Augustinho Lima, na tarde do último sábado (12). Sobradinho e Luziânia fizeram um amistoso pouco disputado, mas que serviu de preparação para o Candangão 2013.

O jogo imitou o clima frio e nublado do sábado à tarde na cidade de Sobradinho e começou sem nenhuma grande emoção. Aos 25 minutos, o meia Vandinho saiu contundido e Hildo entrou em seu lugar. Somente aos 41 minutos houve uma jogada de perigo, quando Rodrigo Alves recebeu passe na grande na área e acertou a trave. Depois disso, o jogo foi para o intervalo.

Os dois times voltaram para o segundo tempo sem alterações, mas com um pouco mais de vontade de esquentar a tarde fria deste sábado. O jogo continuava frio, com os times pouco se arriscando. Com maior volume de jogo, o Sobradinho tentava assustar mais, mas sem muito perigo para o goleiro Dida, do Luziânia, principalmente com chutes de fora da área e bolas paradas.

Aos 25 minutos, o meia Hildo recebeu passe e da entrada da área chutou forte, no canto, sem chances para Dida. O placar era inaugurado para a alegria dos poucos torcedores que compareceram no estádio, mesmo com entrada franca.

Um minuto depois, o veterano Túlio, uma das grandes contratações para a temporada, recebeu cruzamento e, de cabeça, aumentou o marcador. Depois, o jogo encaminhou para o fim como começou, sem grandes emoções.

Após o jogo, o meia disse que o time está caminhando para ter condições para estrear bem no Candangão 2013: "Essa semana vamos desacelerar um pouco, treinar mais a parte tática. O que vale é a estreia, para mostrar que o Sobradinho tem time para brigar pelo título." E achou a vitória importante, pela qualidade do Luziânia: "Eles já tem esquema tático definido, tem entrosamento, vieram com uma proposta inteligente, mas depois que fizemos o gol, mudou tudo, já que eles tiveram que sair pro jogo e tivemos mais espaço", finalizou.

Mesmo com a derrota, o técnico do Luziânia, João Carlos Cavalo, saiu satisfeito com o time: "Foi um bom teste. Tivemos um pouco dificuldade, principalmente com a nossa posse de bola, já que as grandes oportunidades do time do Sobradinho foram na nossa saída de bola. Faltou um pouco mais de qualidade".

O Sobradinho estreia contra o Capital no próximo sábado (19), no estádio Augustinho Lima. Já o Luziânia faz o primeiro jogo do Candangão 2013 contra o Brazlândia, no domingo (20), no estádio Serra do Lago. Os dois jogos acontecem às 16h.

O Sobradinho venceu com: Diego Zurlo - Ronaldo (Rafael) - Ramon - Alysson e Zé Carlos - Everton - Túlio - Fágner (Edicarlos) - Vandinho (Hildo) e Laércio (Ítalo) - Mário Lúcio (Stephannio) - Dida e Renan. Técnico: Branco.
O Luziânia mandou a campo: Perivaldo - Galego - Rodrigo Cardoso - Zé Ricarte (Thiago Silva) e Rafael -  Sciane - Rodrigo Alves (Moisés) e Vinícius (Wesley) - Thiago Ferreira e Pedro (Paulinho). Técnico: João Carlos Cavalo. Árbitro: Jucilê Freire (DF), auxiliado por Luiz Freire e Mizael Quintino (DF).