quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Casos de Polícia

Mulher é enterrada viva em Águas Lindas de Goiás

Fonte: clicabrasilia.com.br

Em Águas Lindas de Goiás, uma mulher teria sido enterrada viva pelo companheiro. Segundo informações, A.M.S. teria sido espancada pelo homem, que está foragido. Pensando que a mulher estivesse morta, ele é acusado de tentar ocultar o corpo enterrando-o no fundo do quintal. Ela, porém, cavou a terra e conseguiu sair da cova improvisada em busca de ajuda.

As informações dão conta que A.M.S. foi espancada até mesmo com o uso de um porrete. De acordo com um vizinho, o agressor chama-se P.C.. Ele também disse que a vítima não mora na chácara onde foi agredida, mas tinha se refugiado no local.

O homem conta que ninguém viu nem ouviu nada, e que ela foi encontrada na rua depois de se arrastar do lugar onde estava. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que vai ouvir parentes e pessoas próximas.

Crônicas da Conceição

Enviada especial ao deserto

Uma linda e providencial crônica, para ser lida nesses dias de seca e calor infernal

Do Blog da Conceição - Correio Braziliense

Aviso aos leitores: a crônica de hoje está atarantada, abafada e resfolegante. A cronista, que vivia dizendo que estava completamente adaptada à seca, foi derrotada nessa quarta-feira de Saara. A fuligem densa que embaçou a atmosfera invadiu meus neurônios e não consigo completar uma ideia digna de publicação. Procuro o ar, ao menos para fazer de conta que existo, e o que encontro é uma aridez de fim de mundo.

Tento me consolar com o dia de amanhã, porém a meteorologia continua indiferente aos clamores brasilienses. Se ontem foi um dia "parcialmente nublado, com períodos de nublado e névoa seca" e com umidade relativa do ar criando entre 45 e 20%", pelo menos o Sol aparecia, no desenho do Inmet, rodeado de nuvens montanhosas. Hoje, amanhã e depois, o Sol estará envolto em espessa e cinzenta camada de névoa seca — lá se vai o que me resta de neurônios.

E no Saara, como estará o tempo? Em El Aaiún, capital do Saara Ocidental, a umidade relativa do ar, nessa quarta-feira, era de 32%, a temperatura também estava em 32º C. A diferença, terrível para os saarianos, era a absoluta ausência de ventos: 0km/h. Bom, tento pensar, se no deserto mais famoso do planeta vivem 2,5 milhões de habitantes espalhados em 13 países, os 2,6 milhões de brasilienses haveremos de atravessar mais esse setembro.

E no deserto de Karakum, um dos mais secos do mundo, e que ocupa 80% do Turcomenistão, um daqueles países que foram engolidos pela União Soviética? A capital, Ashgabat, tem picos de temperatura infernais: 48ºC. Mas ontem, os ashgabatianos ou seja lá qual for o gentílico de lá, saltitavam com 22º C de temperatura, ventos de 6 km/h e 35% de umidade. Trinta e cinco por cento! Vou me embora pra Asgabat, lá sou amiga do tempo.

Tudo pesa: as pernas, os braços, a cabeça, as pálpebras, o cérebro, até o coração está fatigado. Estarão assim os windikoekianos, habitantes da semi-desértica capital da Namíbia, Windhoek? Nessa quarta, a temperatura por lá variou de 30ºC, durante o dia, a 8ºC, à noite, com ventos de 14 km/h. A umidade chegou aos 11%, mas não se teve notícias de que a defesa civil windikoetiana tenha decretado estado de emergência. Como os calangos, os camelos e os cactos, os povos do deserto têm a secura gravada no código genético.

Mas e nós, que não temos a corcova do camelo, a pele caroquenta dos calangos nem espinhos no lugar de flores? Claudicamos a cada nova seca. Eu mesma já entrei num estado muito comum no deserto, a alucinação. De onde estou, vejo uma nesga de céu que parece tomado por nuvens promissoras. Chego a sentir o cheirinho da terra molhada, ouço o tique-taque da chuva na vidraça. Alguém ao longe diz que está chovendo em Taguatinga. Esse reconfortante delírio me permite terminar essa esbaforida crônica.





Empresário do transporte público tenta dominar inúmeras licitações do setor

Das nove empresas inscritas para a concorrência que promete modernizar o sistema coletivo, três são ligadas a Wagner Canhedo Filho. Há evidências de que, além da Viplan, outras duas firmas representam os negócios do empresário

Lilian Tahan - Do Correio Braziliense

Dono de 850 ônibus, ou um terço da frota do sistema de transporte coletivo do Distrito Federal, o empresário Wagner Canhedo Filho vai fazer de tudo para permanecer no negócio que, em 20 anos de concessão pública, somará R$ 16 bilhões.

Além de se inscrever na licitação lançada na última sexta-feira com a Viação Planalto Ltda., a Viplan, Canhedo arrumou duas empresas testas de ferro para aumentar suas chances de continuar nesse mercado bilionário.

Há evidências de que a Santos & Pradela Negócios e Transportes Ltda. e a Planalto Rio Preto Transporte Coletivo Ltda. representam os interesses do barão do transporte no DF.

Nove empresas apresentaram documentação para participar da concorrência pública aberta pela Secretaria de Transportes. Dessas, duas são de outros estados (São Paulo e Minas Gerais) e as outras sete do DF, sendo três ligadas a Canhedo.

Em processo de recuperação judicial, a Viplan não tem as certidões negativas exigidas como parte do processo de licitação. Até a véspera da entrega dos envelopes, a empresa corria sério risco de ser desclassificada logo na primeira etapa.

Isso, por enquanto, não ocorrerá porque, na quinta-feira, um dia antes de a concorrência pública ser lançada, o grupo conseguiu uma liminar na Justiça autorizando a participação da Viplan mesmo sem as tais certidões negativas.

Viplan faz de tudo para continuar explorando o transporte coletivo no DF.
Chuva pode chegar em Brasília ainda na próxima sexta-feira, diz Inmet

Correio Braziliense

O brasiliense vai continuar sofrendo com a seca e o calor nos próximos dias, mas o tempo está prestes a mudar, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o meteorologista de plantão Mamedes Luis Melo, existe possibilidade de chuva no Distrito Federal ainda na próxima sexta-feira (21/9), o que deve amenizar a temperatura e elevar a umidade do ar.

A previsão para esta quarta (19) é de tempo parcialmente nublado com períodos de nublado e névoa seca. A temperatura nessa madrugada chegou a 18°C e durante a tarde os termômetros podem marcar 32°C. A umidade relativa do ar pode variar entre 50% e 20% nos horários mais quentes.

Forno gaudério

Até hoje podem ser vistos como peças de decoração, nas zonas rurais de qualquer município gaúcho, especialmente da região da Campanha. Antigamente eram muito usados na confecção de pães, cucas e outras iguarias.

Eu lembro de um forno desses, que tinha na estância de um tio da minha mãe, que ficava no Passo da Ferraria, interior do município de Dom Pedrito, minha terra natal.

Na época era muito usado. Hoje eu não sei se existe ainda, pois nunca mais visitei aquele local onde passei bonitos dias da minha infância. Fica o registro e a saudade.