terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Destaque esportivo

Luxemburgo não vem mais: uma boa notícia

Diogo Olivier, colunista online
diogo.olivier@zerohora.com.br

Que grande notícia para o Inter. Wanderley Luxemburgo não vem mais. É o que garante Gilmar Veloz, um dos empresários mais respeitados do país. Então, o Beira-Rio está livre de confusão e arrogâncias em 2010. Para tentar o bi da Libertadores, nada melhor do que paz e harmonia. Não tenho nada contra Luxemburgo.

Vou além: aí está um homem que entende de futebol como poucos no mundo. Não fosse assim jamais teria conquistado tantos títulos ou seria lembrado para a Seleção Brasileira e Real Madrid. Mas este Luxemburgo supercampeão não existe mais. É passado.

O Luxemburgo do presente é um técnico que foi mal no Palmeiras, mesmo com todo o dinheiro da Traffic à disposição. Bastou ele sair do Parque Antártica que as vitórias voltaram. Depois, foi para o Santos. Faltou pouco para não lutar contra o rebaixamento.

Enquanto isso, o que Luxemburgo fazia? Concedia entrevistas. Sobre tudo: calendário, renovação de jogadores, Seleção, Comissão Nacional de Arbitragem, o andamento do campeonato, quem vai para a Libertadores, quem cai, física quântica, semiótica e fissão nuclear.

O ex-futuro técnico do Inter versava sobre todo e qualquer assunto como se autoridade fosse. Falava sobre si mesmo, sobre os outros, sobre como faria se estivesse no lugar dos outros. Antes de Mário Sérgio, o Inter o sondou em sigilo, mas ele trombeteou o convite para os quatro cantos. Deselegância, para dizer o mínimo.

Se viesse mesmo para o Beira-Rio, Luxemburgo traria na bagagem excesso de peso de conflitos. Como haverá muitas viagens em 2010, a cota iria aumentar. Fábio Mahseredjian, um profissional de Seleção Brasileira, recusou-se a trabalhar com ele e Antônio Melo, seu homem forte da preparação física.

Poderia citar uns quatro treinadores, todos conhecidos, que não se sentariam à mesa com o ex-futuro técnico do Inter. Luxemburgo não é exatamente um profissional que semeie carinho e compreensão por onde passa. Depois de um ano como o de 2009, tão conturbado no vestiário e fora dele, tudo o que o Inter não precisa é de um comando que atraia mal-estar e confusão.

E o Luxemburgo de hoje, sem as vitórias que lhe serviam de álibi, é isso. Não sei quem será o técnico do Inter. Mas já sei que será uma opção melhor do que Luxemburgo.