Acaba monopólio da Rede Globo na transmissão de jogos do BrasileirãoPor Redação, com Agência Rio de Notícias
A briga no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pelo monopólio da transmissão de jogos do Campeonato Brasileiro foi suspensa no fim da noite da última quarta-feira, após acordo com a Rede Globo e o Clube dos Treze, que representa os clubes de futebol.
A Rede Globo abriu mão do direito de preferência na próxima negociação de compras de jogos do campeonato e o Clube dos Treze se comprometeu a não incluir a cláusula de preferência em contratos a partir de 2011, quando são negociados os jogos para o período de 2012 a 2014.
Em caso da manutenção das práticas, tanto a rede de televisão quanto a entidade que gere o Brasileirão vão ter que pagar multas, segundo termo de compromisso o qual terão de assinar.A ideia é dar condições iguais de concorrência a todas as emissoras interessadas na transmissão.
O acordo assinado com o Cade também prevê a venda separada da transmissão por mídias: TV aberta, TV por assinatura, pay-per-view, internet e telefonia móvel. A separação vai permitir que empresas de outros setores participem da concorrência, não apenas as emissoras de TV, quando são negociados os jogos para o período de 2012 a 2014.
Em caso da manutenção das práticas, tanto a rede de televisão quanto a entidade que gere o atraente Brasileirão – que teve como último campeão o Flamengo e agora tem pelo menos dez times na briga pela taça – terão de pegar multas, segundo termo de compromisso o qual terão de assinar.